Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ashby, Rosalyn
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542
Resumo: Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.
id UFPR-4_5773a228a92611028078b92b5baaddb2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/5542
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claimsDesenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singularesEducação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade; Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; ValidEste trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.This paper discusses research evidence from Project Chata (Concepts of History and Teaching Approaches) bearing on students’ understandings of the nature and status of different kinds of historical claims. It provides a detailed analysis of pupil responses to two specific questions, designed to explore one aspect of children’s concept of historical evidence. The paper provides example responses to these questions as a means of highlighting the key ideas that children appear to be working with in the context of this task. A total of 320 children from Year 3, Year 6, Year 7, and Year 9, across three primary and six secondary schools, make up the research sample. The paper relates the range of ideas apparent in the sample to the different age groups and these findings suggest that the majority of students from all age groups treat historical claims as if they were matters to be directly tested by an appeal to authority, or by identifying a link between the subject matter of the claim and material the past has left behind. However, these findings also demonstrate that some children were able to make important distinctions between the claims made by different singular factual statements, and to raise questions about the status of those claims. For these children there was a clear recognition that a test suitable for one kind of claim would not necessarily be suitable for another kind of claim.UFPR2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-1701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542/4056https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542/31491Ashby, Rosalyninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:12:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/5542Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:12:31Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares
title Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
spellingShingle Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
Ashby, Rosalyn
Educação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade; Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; Valid
title_short Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
title_full Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
title_fullStr Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
title_full_unstemmed Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
title_sort Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
author Ashby, Rosalyn
author_facet Ashby, Rosalyn
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ashby, Rosalyn
dc.subject.por.fl_str_mv Educação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade; Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; Valid
topic Educação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade; Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; Valid
description Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-03-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542/4056
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542/31491
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170
Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170
Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894853910528