Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542 |
Resumo: | Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações. |
id |
UFPR-4_5773a228a92611028078b92b5baaddb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/5542 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claimsDesenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singularesEducação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade; Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; ValidEste trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações.This paper discusses research evidence from Project Chata (Concepts of History and Teaching Approaches) bearing on students understandings of the nature and status of different kinds of historical claims. It provides a detailed analysis of pupil responses to two specific questions, designed to explore one aspect of childrens concept of historical evidence. The paper provides example responses to these questions as a means of highlighting the key ideas that children appear to be working with in the context of this task. A total of 320 children from Year 3, Year 6, Year 7, and Year 9, across three primary and six secondary schools, make up the research sample. The paper relates the range of ideas apparent in the sample to the different age groups and these findings suggest that the majority of students from all age groups treat historical claims as if they were matters to be directly tested by an appeal to authority, or by identifying a link between the subject matter of the claim and material the past has left behind. However, these findings also demonstrate that some children were able to make important distinctions between the claims made by different singular factual statements, and to raise questions about the status of those claims. For these children there was a clear recognition that a test suitable for one kind of claim would not necessarily be suitable for another kind of claim.UFPR2006-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-1701984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542/4056https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542/31491Ashby, Rosalyninfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:12:31Zoai:revistas.ufpr.br:article/5542Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:12:31Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as idéias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares |
title |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims |
spellingShingle |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims Ashby, Rosalyn Educação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade; Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; Valid |
title_short |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims |
title_full |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims |
title_fullStr |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims |
title_full_unstemmed |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims |
title_sort |
Developing a concept of historical evidence: students´ ideas about testing singular factual claims |
author |
Ashby, Rosalyn |
author_facet |
Ashby, Rosalyn |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ashby, Rosalyn |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade; Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; Valid |
topic |
Educação histórica; Afirmações históricas; Fontes históricas; Evidências; Validade; Historical education; Historical claims; Historical sources; Evidence; Valid |
description |
Este trabalho discute evidências de pesquisas do Projeto Chata (Conceitos de História e Abordagens de Ensino), tendo como referência a compreensão dos alunos sobre a natureza e o status de diferentes tipos de afirmações históricas. Ele apresenta uma análise detalhada das respostas dos alunos sobre duas questões específicas, designadas para explorar aspectos do conceito de evidência histórica das crianças. Este trabalho apresenta exemplos de respostas a essas questões, com a finalidade de iluminar as idéias chave que as crianças parecem estar trabalhando no contexto desta tarefa. Um total de 320 crianças do 3º, 6º, 7º e 9º anos de três escolas primárias e seis secundárias constituem a amostra da pesquisa. Este trabalho relata a variação das idéias suscitadas na amostra dos diferentes grupos de idades, e os resultados sugerem que a maioria dos alunos dos grupos de todas as idades trata as afirmações históricas como se fossem problemas que devessem ser testados apelando-se à autoridade, ou pela identificação de uma ligação entre o principal sujeito do problema e o material que o passado deixou para trás. No entanto, os resultados também demonstram que algumas crianças foram capazes de fazer importantes distinções entre as afirmações feitas por declarações factuais singulares diferentes, além de trazer questões sobre o status de tais afirmações. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-03-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542/4056 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/5542/31491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170 Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170 Educar em Revista; v. 22, n. especial (2006); p. 151-170 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894853910528 |