A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Soraya Franzoni
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86765
Resumo: Este artigo discute o trabalho da criança na agricultura norte-americana a partir da problematização da cultura do trabalho como algo que educa e dignifica as crianças da classe trabalhadora migrante. É parte de pesquisa de pós-doutorado desenvolvida entre março de 2020 e fevereiro de 2021 no Graduate Center da City University of New York. A pesquisa foi realizada por meio da análise de relatórios da Human Rights Watch e de pesquisa de campo nos estados da Carolina do Norte e da Virginia durante a colheita de tabaco (julho/agosto, 2020). A análise foi realizada a partir do materialismo histórico-dialético (MARX, 2013; WILLIAMS, 1958; 1980) e do Posicionamento Ativista Transformador, desenvolvido por Stetsenko (2016; 2017; 2019) como um desdobramento da Teoria Histórico-Cultural e da filosofia da práxis. Denunciamos que a cultura do trabalho precoce não é uma característica inata, tampouco educativa ou dignificante, como liberais e conservadores afirmam. Decorre do contexto/classe social em que o ser humano está inserido e, portanto, das necessidades e formas de produção da existência. Nesse sentido, a cultura e a educação não são fixas/inertes/ inatas, mas surgem tanto dos contextos e das necessidades quanto de nossas agências e intencionalidades, que podem ser transformadoras e direcionadas contra toda exploração e opressão social que atinge crianças e adultos migrantes nessa sociedade.
id UFPR-4_6b6b09bada17c3dafe6feb7fbc47c971
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/86765
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e culturaEducação, Tópicos Específicos de Educaçãomigração, trabalho infantil, fumicultura, cultura, educaçãoCiências Humanas, EducaçãoEste artigo discute o trabalho da criança na agricultura norte-americana a partir da problematização da cultura do trabalho como algo que educa e dignifica as crianças da classe trabalhadora migrante. É parte de pesquisa de pós-doutorado desenvolvida entre março de 2020 e fevereiro de 2021 no Graduate Center da City University of New York. A pesquisa foi realizada por meio da análise de relatórios da Human Rights Watch e de pesquisa de campo nos estados da Carolina do Norte e da Virginia durante a colheita de tabaco (julho/agosto, 2020). A análise foi realizada a partir do materialismo histórico-dialético (MARX, 2013; WILLIAMS, 1958; 1980) e do Posicionamento Ativista Transformador, desenvolvido por Stetsenko (2016; 2017; 2019) como um desdobramento da Teoria Histórico-Cultural e da filosofia da práxis. Denunciamos que a cultura do trabalho precoce não é uma característica inata, tampouco educativa ou dignificante, como liberais e conservadores afirmam. Decorre do contexto/classe social em que o ser humano está inserido e, portanto, das necessidades e formas de produção da existência. Nesse sentido, a cultura e a educação não são fixas/inertes/ inatas, mas surgem tanto dos contextos e das necessidades quanto de nossas agências e intencionalidades, que podem ser transformadoras e direcionadas contra toda exploração e opressão social que atinge crianças e adultos migrantes nessa sociedade.UFPRCAPES - PRINT/UFSCFAPESCConde, Soraya Franzoni2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86765Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86765Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86765Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e867651984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86765/50865Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:15:35Zoai:revistas.ufpr.br:article/86765Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:15:35Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
title A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
spellingShingle A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
Conde, Soraya Franzoni
Educação, Tópicos Específicos de Educação
migração, trabalho infantil, fumicultura, cultura, educação
Ciências Humanas, Educação
title_short A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
title_full A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
title_fullStr A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
title_full_unstemmed A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
title_sort A criança migrante que trabalha nos EUA: correlações entre classe, educação e cultura
author Conde, Soraya Franzoni
author_facet Conde, Soraya Franzoni
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES - PRINT/UFSC
FAPESC
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Soraya Franzoni
dc.subject.por.fl_str_mv Educação, Tópicos Específicos de Educação
migração, trabalho infantil, fumicultura, cultura, educação
Ciências Humanas, Educação
topic Educação, Tópicos Específicos de Educação
migração, trabalho infantil, fumicultura, cultura, educação
Ciências Humanas, Educação
description Este artigo discute o trabalho da criança na agricultura norte-americana a partir da problematização da cultura do trabalho como algo que educa e dignifica as crianças da classe trabalhadora migrante. É parte de pesquisa de pós-doutorado desenvolvida entre março de 2020 e fevereiro de 2021 no Graduate Center da City University of New York. A pesquisa foi realizada por meio da análise de relatórios da Human Rights Watch e de pesquisa de campo nos estados da Carolina do Norte e da Virginia durante a colheita de tabaco (julho/agosto, 2020). A análise foi realizada a partir do materialismo histórico-dialético (MARX, 2013; WILLIAMS, 1958; 1980) e do Posicionamento Ativista Transformador, desenvolvido por Stetsenko (2016; 2017; 2019) como um desdobramento da Teoria Histórico-Cultural e da filosofia da práxis. Denunciamos que a cultura do trabalho precoce não é uma característica inata, tampouco educativa ou dignificante, como liberais e conservadores afirmam. Decorre do contexto/classe social em que o ser humano está inserido e, portanto, das necessidades e formas de produção da existência. Nesse sentido, a cultura e a educação não são fixas/inertes/ inatas, mas surgem tanto dos contextos e das necessidades quanto de nossas agências e intencionalidades, que podem ser transformadoras e direcionadas contra toda exploração e opressão social que atinge crianças e adultos migrantes nessa sociedade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86765
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86765
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86765/50865
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86765
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86765
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86765
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711900939845632