OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Dirce Aparecida Foletto de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Claudia Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642
Resumo: com o objetivo investigar em que medida os artefatos culturais se consolidam como mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens em seu processo formativo a partir de práticas intencionais, este estudo focaliza uma experiência didática vivida por um grupo de estudantes universitários. A pesquisa segue delineamento qualitativo, na modalidade exploratório-descritiva.  Os resultados revelam que os artefatos se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar novas e diferentes experiências de elaboração e reelaboração do pensamento e tornaram-se capazes de provocar atividades mentais diferenciadas que resultaram em uma simultaneidade de ações. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacam-se o trabalho colaborativo na construção conjunta de significados, a autonomia, o gerenciamento das aprendizagens e o rompimento do formato linear de ensinar e aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários.
id UFPR-4_6cba5dd678057e66730d71318a8e33c2
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/59642
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEMEducação; didática; tecnologia educacional; ensino; aprendizagemartefatos digitais; ferramentas mediadoras; aprendizagemformação do jovem estudante; aprendizagem; relação com as tecnologias digitaiscom o objetivo investigar em que medida os artefatos culturais se consolidam como mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens em seu processo formativo a partir de práticas intencionais, este estudo focaliza uma experiência didática vivida por um grupo de estudantes universitários. A pesquisa segue delineamento qualitativo, na modalidade exploratório-descritiva.  Os resultados revelam que os artefatos se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar novas e diferentes experiências de elaboração e reelaboração do pensamento e tornaram-se capazes de provocar atividades mentais diferenciadas que resultaram em uma simultaneidade de ações. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacam-se o trabalho colaborativo na construção conjunta de significados, a autonomia, o gerenciamento das aprendizagens e o rompimento do formato linear de ensinar e aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários.UFPRPesquisa financiada pelo Programa de Apoio a Capacitação Docente das Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná – Doutorado (Acordo Capes/Fundação Araucária). Chamada Pública nº 13/2014Moraes, Dirce Aparecida Foletto deLima, Claudia Maria de2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-2621984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642/39859Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:23:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/59642Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:23:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
title OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
spellingShingle OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
Moraes, Dirce Aparecida Foletto de
Educação; didática; tecnologia educacional; ensino; aprendizagem
artefatos digitais; ferramentas mediadoras; aprendizagem
formação do jovem estudante; aprendizagem; relação com as tecnologias digitais
title_short OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
title_full OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
title_fullStr OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
title_full_unstemmed OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
title_sort OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
author Moraes, Dirce Aparecida Foletto de
author_facet Moraes, Dirce Aparecida Foletto de
Lima, Claudia Maria de
author_role author
author2 Lima, Claudia Maria de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pesquisa financiada pelo Programa de Apoio a Capacitação Docente das Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná – Doutorado (Acordo Capes/Fundação Araucária). Chamada Pública nº 13/2014
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Dirce Aparecida Foletto de
Lima, Claudia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; didática; tecnologia educacional; ensino; aprendizagem
artefatos digitais; ferramentas mediadoras; aprendizagem
formação do jovem estudante; aprendizagem; relação com as tecnologias digitais
topic Educação; didática; tecnologia educacional; ensino; aprendizagem
artefatos digitais; ferramentas mediadoras; aprendizagem
formação do jovem estudante; aprendizagem; relação com as tecnologias digitais
description com o objetivo investigar em que medida os artefatos culturais se consolidam como mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens em seu processo formativo a partir de práticas intencionais, este estudo focaliza uma experiência didática vivida por um grupo de estudantes universitários. A pesquisa segue delineamento qualitativo, na modalidade exploratório-descritiva.  Os resultados revelam que os artefatos se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar novas e diferentes experiências de elaboração e reelaboração do pensamento e tornaram-se capazes de provocar atividades mentais diferenciadas que resultaram em uma simultaneidade de ações. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacam-se o trabalho colaborativo na construção conjunta de significados, a autonomia, o gerenciamento das aprendizagens e o rompimento do formato linear de ensinar e aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642/39859
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899140489216