OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642 |
Resumo: | com o objetivo investigar em que medida os artefatos culturais se consolidam como mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens em seu processo formativo a partir de práticas intencionais, este estudo focaliza uma experiência didática vivida por um grupo de estudantes universitários. A pesquisa segue delineamento qualitativo, na modalidade exploratório-descritiva. Os resultados revelam que os artefatos se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar novas e diferentes experiências de elaboração e reelaboração do pensamento e tornaram-se capazes de provocar atividades mentais diferenciadas que resultaram em uma simultaneidade de ações. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacam-se o trabalho colaborativo na construção conjunta de significados, a autonomia, o gerenciamento das aprendizagens e o rompimento do formato linear de ensinar e aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários. |
id |
UFPR-4_6cba5dd678057e66730d71318a8e33c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/59642 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEMEducação; didática; tecnologia educacional; ensino; aprendizagemartefatos digitais; ferramentas mediadoras; aprendizagemformação do jovem estudante; aprendizagem; relação com as tecnologias digitaiscom o objetivo investigar em que medida os artefatos culturais se consolidam como mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens em seu processo formativo a partir de práticas intencionais, este estudo focaliza uma experiência didática vivida por um grupo de estudantes universitários. A pesquisa segue delineamento qualitativo, na modalidade exploratório-descritiva. Os resultados revelam que os artefatos se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar novas e diferentes experiências de elaboração e reelaboração do pensamento e tornaram-se capazes de provocar atividades mentais diferenciadas que resultaram em uma simultaneidade de ações. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacam-se o trabalho colaborativo na construção conjunta de significados, a autonomia, o gerenciamento das aprendizagens e o rompimento do formato linear de ensinar e aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários.UFPRPesquisa financiada pelo Programa de Apoio a Capacitação Docente das Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná – Doutorado (Acordo Capes/Fundação Araucária). Chamada Pública nº 13/2014Moraes, Dirce Aparecida Foletto deLima, Claudia Maria de2019-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-2621984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642/39859Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:23:13Zoai:revistas.ufpr.br:article/59642Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-12-06T17:23:13Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM |
title |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM Moraes, Dirce Aparecida Foletto de Educação; didática; tecnologia educacional; ensino; aprendizagem artefatos digitais; ferramentas mediadoras; aprendizagem formação do jovem estudante; aprendizagem; relação com as tecnologias digitais |
title_short |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM |
title_full |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM |
title_fullStr |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM |
title_full_unstemmed |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM |
title_sort |
OS ARTEFATOS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS CULTURAIS MEDIADORAS: POSSIBILIDADES PARA NOVOS CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM |
author |
Moraes, Dirce Aparecida Foletto de |
author_facet |
Moraes, Dirce Aparecida Foletto de Lima, Claudia Maria de |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Claudia Maria de |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pesquisa financiada pelo Programa de Apoio a Capacitação Docente das Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná – Doutorado (Acordo Capes/Fundação Araucária). Chamada Pública nº 13/2014 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moraes, Dirce Aparecida Foletto de Lima, Claudia Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; didática; tecnologia educacional; ensino; aprendizagem artefatos digitais; ferramentas mediadoras; aprendizagem formação do jovem estudante; aprendizagem; relação com as tecnologias digitais |
topic |
Educação; didática; tecnologia educacional; ensino; aprendizagem artefatos digitais; ferramentas mediadoras; aprendizagem formação do jovem estudante; aprendizagem; relação com as tecnologias digitais |
description |
com o objetivo investigar em que medida os artefatos culturais se consolidam como mediadores das atividades cognitivas e o que podem proporcionar aos jovens em seu processo formativo a partir de práticas intencionais, este estudo focaliza uma experiência didática vivida por um grupo de estudantes universitários. A pesquisa segue delineamento qualitativo, na modalidade exploratório-descritiva. Os resultados revelam que os artefatos se tornaram mediadores das ações mentais e operacionais na medida em que foram utilizados para vivenciar novas e diferentes experiências de elaboração e reelaboração do pensamento e tornaram-se capazes de provocar atividades mentais diferenciadas que resultaram em uma simultaneidade de ações. Em relação ao que proporcionaram aos jovens, destacam-se o trabalho colaborativo na construção conjunta de significados, a autonomia, o gerenciamento das aprendizagens e o rompimento do formato linear de ensinar e aprender, os quais se consolidaram na construção de novos cenários. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-06 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59642/39859 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262 Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262 Educar em Revista; v. 35, n. 78 (2019); 243-262 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711899140489216 |