Desafios para o professor na sociedade da informação

Bibliographic Details
Main Author: Baladeli,Ana Paula Domingos
Publication Date: 2012
Other Authors: Barros,Marta Silene Ferreira, Altoé,Anair
Format: Article
Language: por
Source: Educar em Revista
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000300011
Summary: As tecnologias da informação e da comunicação - TIC - ganham evidência em um contexto de amplo investimento científico e tecnológico. As TIC promovem alterações na produção, no armazenamento e na divulgação de informação e de conhecimento. Este trabalho tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento. Para tanto, buscou-se em pesquisas de Castells (2000), Schaff (1995), Lévy (1999), Mattelart (2006), Frigotto (1996), e Nagel (2002) a conceituação da sociedade da informação a fim de compreender o papel das tecnologias nesse contexto. A análise apontou os desafios para o professor para atuação crítica com tecnologias uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais. Análises feitas por Altoé (2003), Teruya (2006), Brito e Purificação (2008) revelam a necessidade de formação do professor para análise crítica e reflexiva para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Assim, o referencial adotado possibilitou a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do professor diante do uso crescente de tecnologias.
id UFPR-4_bd8b34595b298ef5fdfc88230abd413b
oai_identifier_str oai:scielo:S0104-40602012000300011
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Desafios para o professor na sociedade da informaçãoeducaçãoformação do professortecnologias da informação e comunicaçãoAs tecnologias da informação e da comunicação - TIC - ganham evidência em um contexto de amplo investimento científico e tecnológico. As TIC promovem alterações na produção, no armazenamento e na divulgação de informação e de conhecimento. Este trabalho tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento. Para tanto, buscou-se em pesquisas de Castells (2000), Schaff (1995), Lévy (1999), Mattelart (2006), Frigotto (1996), e Nagel (2002) a conceituação da sociedade da informação a fim de compreender o papel das tecnologias nesse contexto. A análise apontou os desafios para o professor para atuação crítica com tecnologias uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais. Análises feitas por Altoé (2003), Teruya (2006), Brito e Purificação (2008) revelam a necessidade de formação do professor para análise crítica e reflexiva para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Assim, o referencial adotado possibilitou a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do professor diante do uso crescente de tecnologias.Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000300011Educar em Revista n.45 2012reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPR10.1590/S0104-40602012000300011info:eu-repo/semantics/openAccessBaladeli,Ana Paula DomingosBarros,Marta Silene FerreiraAltoé,Anairpor2012-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-40602012000300011Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2012-12-07T00:00Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios para o professor na sociedade da informação
title Desafios para o professor na sociedade da informação
spellingShingle Desafios para o professor na sociedade da informação
Baladeli,Ana Paula Domingos
educação
formação do professor
tecnologias da informação e comunicação
title_short Desafios para o professor na sociedade da informação
title_full Desafios para o professor na sociedade da informação
title_fullStr Desafios para o professor na sociedade da informação
title_full_unstemmed Desafios para o professor na sociedade da informação
title_sort Desafios para o professor na sociedade da informação
author Baladeli,Ana Paula Domingos
author_facet Baladeli,Ana Paula Domingos
Barros,Marta Silene Ferreira
Altoé,Anair
author_role author
author2 Barros,Marta Silene Ferreira
Altoé,Anair
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baladeli,Ana Paula Domingos
Barros,Marta Silene Ferreira
Altoé,Anair
dc.subject.por.fl_str_mv educação
formação do professor
tecnologias da informação e comunicação
topic educação
formação do professor
tecnologias da informação e comunicação
description As tecnologias da informação e da comunicação - TIC - ganham evidência em um contexto de amplo investimento científico e tecnológico. As TIC promovem alterações na produção, no armazenamento e na divulgação de informação e de conhecimento. Este trabalho tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento. Para tanto, buscou-se em pesquisas de Castells (2000), Schaff (1995), Lévy (1999), Mattelart (2006), Frigotto (1996), e Nagel (2002) a conceituação da sociedade da informação a fim de compreender o papel das tecnologias nesse contexto. A análise apontou os desafios para o professor para atuação crítica com tecnologias uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais. Análises feitas por Altoé (2003), Teruya (2006), Brito e Purificação (2008) revelam a necessidade de formação do professor para análise crítica e reflexiva para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Assim, o referencial adotado possibilitou a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do professor diante do uso crescente de tecnologias.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0104-40602012000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista n.45 2012
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1750217221313921024