Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Artuso, Alysson Ramos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71040
Resumo: Há uma lacuna entre os estudos científicos brasileiros sobre materiais didáticos no que se refere a investigações de larga escala sobre o uso desses materiais em sala de aula e das preferências e opiniões de alunos e professores acerca deles. Por isso, o objetivo deste trabalho é identificar o interesse de estudantes brasileiros de Ensino Médio sobre 23 itens do livro de Física, bem como cotejar o resultado com pesquisas similares. Um questionário foi aplicado a 374 estudantes das cinco regiões brasileiras com possibilidade de comparação das respostas de acordo com os estratos da pesquisa, tais como sexo e idade do respondente. Exercícios de vestibular, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o funcionamento de produtos tecnológicos são os quesitos mais valorizados pelos discentes. Biografias, atividades em grupo e o contexto histórico em que se deram os desenvolvimentos científicos são os menos interessantes. Não houve diferenças frequentes entre os estratos pesquisados, mostrando certa homogeneidade sobre as preferências acerca do livro didático em todo o território nacional. Tais resultados têm potencial interesse também para docentes de Física, autores e editores de materiais didáticos, que podem focar seus trabalhos em temas mais adequados aos estudantes.
id UFPR-4_83cccb1e5a5c8186eda5f064eaaedf29
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/71040
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de FísicaEducaçãoManuais escolares; Ensino médio; Pesquisa qualitativa; Ensino de FísicaEnsino-AprendizagemHá uma lacuna entre os estudos científicos brasileiros sobre materiais didáticos no que se refere a investigações de larga escala sobre o uso desses materiais em sala de aula e das preferências e opiniões de alunos e professores acerca deles. Por isso, o objetivo deste trabalho é identificar o interesse de estudantes brasileiros de Ensino Médio sobre 23 itens do livro de Física, bem como cotejar o resultado com pesquisas similares. Um questionário foi aplicado a 374 estudantes das cinco regiões brasileiras com possibilidade de comparação das respostas de acordo com os estratos da pesquisa, tais como sexo e idade do respondente. Exercícios de vestibular, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o funcionamento de produtos tecnológicos são os quesitos mais valorizados pelos discentes. Biografias, atividades em grupo e o contexto histórico em que se deram os desenvolvimentos científicos são os menos interessantes. Não houve diferenças frequentes entre os estratos pesquisados, mostrando certa homogeneidade sobre as preferências acerca do livro didático em todo o território nacional. Tais resultados têm potencial interesse também para docentes de Física, autores e editores de materiais didáticos, que podem focar seus trabalhos em temas mais adequados aos estudantes.UFPRArtuso, Alysson Ramos2020-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71040Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020Educar em Revista; v. 36 Curitiba 20201984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71040/41857Direitos autorais 2020 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-28T17:08:04Zoai:revistas.ufpr.br:article/71040Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2021-04-28T17:08:04Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
title Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
spellingShingle Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
Artuso, Alysson Ramos
Educação
Manuais escolares; Ensino médio; Pesquisa qualitativa; Ensino de Física
Ensino-Aprendizagem
title_short Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
title_full Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
title_fullStr Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
title_full_unstemmed Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
title_sort Os temas e usos de interesse dos estudantes no livro didático de Física
author Artuso, Alysson Ramos
author_facet Artuso, Alysson Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Artuso, Alysson Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Manuais escolares; Ensino médio; Pesquisa qualitativa; Ensino de Física
Ensino-Aprendizagem
topic Educação
Manuais escolares; Ensino médio; Pesquisa qualitativa; Ensino de Física
Ensino-Aprendizagem
description Há uma lacuna entre os estudos científicos brasileiros sobre materiais didáticos no que se refere a investigações de larga escala sobre o uso desses materiais em sala de aula e das preferências e opiniões de alunos e professores acerca deles. Por isso, o objetivo deste trabalho é identificar o interesse de estudantes brasileiros de Ensino Médio sobre 23 itens do livro de Física, bem como cotejar o resultado com pesquisas similares. Um questionário foi aplicado a 374 estudantes das cinco regiões brasileiras com possibilidade de comparação das respostas de acordo com os estratos da pesquisa, tais como sexo e idade do respondente. Exercícios de vestibular, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o funcionamento de produtos tecnológicos são os quesitos mais valorizados pelos discentes. Biografias, atividades em grupo e o contexto histórico em que se deram os desenvolvimentos científicos são os menos interessantes. Não houve diferenças frequentes entre os estratos pesquisados, mostrando certa homogeneidade sobre as preferências acerca do livro didático em todo o território nacional. Tais resultados têm potencial interesse também para docentes de Física, autores e editores de materiais didáticos, que podem focar seus trabalhos em temas mais adequados aos estudantes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71040
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/71040/41857
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
Educar em Revista; v. 36 Curitiba 2020
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899181383680