Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632 |
Resumo: | O texto relata os resultados de um estudo efetivado com 40 professores do Sistema Educacional do Estado do Ceará, no qual foram sondados acerca das potencialidades e dificuldades inerentes à avaliação do aprendizado dos alunos. Os resultados da pesquisa sugerem que os professores: a) usam o diálogo com os alunos e os recursos audiovisuais como duas estratégias para motivá-los para o aprendizado; b) compreendem a aprendizagem como processo cognitivo de internalizar e aplicar os conhecimentos adquiridos; c) crêem que são totalmente responsáveis pelo progresso dos discentes; d) dão ênfase à participação dos alunos nas atividades de sala de aula, ao desempenho destes em provas escritas, em pesquisas escolares e em trabalhos em grupo. Alegam, no entanto, que os principais empecilhos ao aprendizado são a falta de interesse dos alunos, a indisciplina em sala de aula, bem como o distanciamento da família da escola. De posse dos resultados das avaliações da aprendizagem, os professores geralmente revisam os conteúdos nos quais houve baixo nível de rendimento dos discentes, bem como tendem a refletir acerca dos erros mais cometidos pelos discentes. Com base nessas informações alguns professores alegam modificar as estratégias de ensino, bem como usar estratégias pedagógicas mais variadas. |
id |
UFPR-4_87bd2d66564973c3fade2377bac46a65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/21632 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas PúblicasFundamentos da EducaçãoAvaliação educacional; Avaliação da aprendizagem; Testes de rendimento.Ensino-AprendizagemO texto relata os resultados de um estudo efetivado com 40 professores do Sistema Educacional do Estado do Ceará, no qual foram sondados acerca das potencialidades e dificuldades inerentes à avaliação do aprendizado dos alunos. Os resultados da pesquisa sugerem que os professores: a) usam o diálogo com os alunos e os recursos audiovisuais como duas estratégias para motivá-los para o aprendizado; b) compreendem a aprendizagem como processo cognitivo de internalizar e aplicar os conhecimentos adquiridos; c) crêem que são totalmente responsáveis pelo progresso dos discentes; d) dão ênfase à participação dos alunos nas atividades de sala de aula, ao desempenho destes em provas escritas, em pesquisas escolares e em trabalhos em grupo. Alegam, no entanto, que os principais empecilhos ao aprendizado são a falta de interesse dos alunos, a indisciplina em sala de aula, bem como o distanciamento da família da escola. De posse dos resultados das avaliações da aprendizagem, os professores geralmente revisam os conteúdos nos quais houve baixo nível de rendimento dos discentes, bem como tendem a refletir acerca dos erros mais cometidos pelos discentes. Com base nessas informações alguns professores alegam modificar as estratégias de ensino, bem como usar estratégias pedagógicas mais variadas.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Andriola, Wagner Bandeira2012-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 141-158Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 141-158Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 141-1581984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632/19524https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632/30803info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:45:37Zoai:revistas.ufpr.br:article/21632Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:45:37Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas |
title |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas |
spellingShingle |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas Andriola, Wagner Bandeira Fundamentos da Educação Avaliação educacional; Avaliação da aprendizagem; Testes de rendimento. Ensino-Aprendizagem |
title_short |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas |
title_full |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas |
title_fullStr |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas |
title_full_unstemmed |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas |
title_sort |
Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas |
author |
Andriola, Wagner Bandeira |
author_facet |
Andriola, Wagner Bandeira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andriola, Wagner Bandeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fundamentos da Educação Avaliação educacional; Avaliação da aprendizagem; Testes de rendimento. Ensino-Aprendizagem |
topic |
Fundamentos da Educação Avaliação educacional; Avaliação da aprendizagem; Testes de rendimento. Ensino-Aprendizagem |
description |
O texto relata os resultados de um estudo efetivado com 40 professores do Sistema Educacional do Estado do Ceará, no qual foram sondados acerca das potencialidades e dificuldades inerentes à avaliação do aprendizado dos alunos. Os resultados da pesquisa sugerem que os professores: a) usam o diálogo com os alunos e os recursos audiovisuais como duas estratégias para motivá-los para o aprendizado; b) compreendem a aprendizagem como processo cognitivo de internalizar e aplicar os conhecimentos adquiridos; c) crêem que são totalmente responsáveis pelo progresso dos discentes; d) dão ênfase à participação dos alunos nas atividades de sala de aula, ao desempenho destes em provas escritas, em pesquisas escolares e em trabalhos em grupo. Alegam, no entanto, que os principais empecilhos ao aprendizado são a falta de interesse dos alunos, a indisciplina em sala de aula, bem como o distanciamento da família da escola. De posse dos resultados das avaliações da aprendizagem, os professores geralmente revisam os conteúdos nos quais houve baixo nível de rendimento dos discentes, bem como tendem a refletir acerca dos erros mais cometidos pelos discentes. Com base nessas informações alguns professores alegam modificar as estratégias de ensino, bem como usar estratégias pedagógicas mais variadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-20 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632/19524 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632/30803 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 141-158 Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 141-158 Educar em Revista; v. 28, n. 46 (2012); p. 141-158 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711897529876480 |