Avaliação do aprendizado discente: estudo com professores de Escolas Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andriola, Wagner Bandeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21632
Resumo: O texto relata os resultados de um estudo efetivado com 40 professores do Sistema Educacional do Estado do Ceará, no qual foram sondados acerca das potencialidades e dificuldades inerentes à avaliação do aprendizado dos alunos. Os resultados da pesquisa sugerem que os professores: a) usam o diálogo com os alunos e os recursos audiovisuais como duas estratégias para motivá-los para o aprendizado; b) compreendem a aprendizagem como processo cognitivo de internalizar e aplicar os conhecimentos adquiridos; c) crêem que  são totalmente responsáveis pelo progresso dos discentes; d) dão ênfase à participação dos alunos nas atividades de sala de aula, ao desempenho destes em provas escritas, em pesquisas escolares e em trabalhos em grupo. Alegam, no entanto, que os principais empecilhos ao aprendizado são a falta de interesse dos alunos, a indisciplina em sala de aula, bem como o distanciamento da família da escola. De posse dos resultados das avaliações da aprendizagem, os professores geralmente revisam os conteúdos nos quais houve baixo nível de rendimento dos discentes, bem como tendem a refletir acerca dos erros mais cometidos pelos discentes. Com base nessas informações alguns professores alegam modificar as estratégias de ensino, bem como usar estratégias pedagógicas mais variadas.
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