Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Warde, Mirian Jorge
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762
Resumo: Este texto trata das fontes da filosofia e da psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pretende-se examinar os procedimentos adotados por Dewey para relevar ou obscurecer momentos do seu processo de maturação intelectual. O período abarcado neste texto é o de sua formação na Universidade de Vermont (1875-1879) e na Johns Hopkins (1882-1883) onde obteve o seu título de doutor, em 1884, e lhe permitiu dar início à carreira profissional. São duas as questões de fundo abordadas: de um lado, a insistência de Dewey em negar suas pretensões teológicas, bem os seus esforços em apresentar seus problemas religiosos em moldes filosóficos; de outro, a tendência de Dewey, que se revela desde os seus primeiros ensaios publicados, de usar e dispensar com muita rapidez e com certa simplificação ou esquematização as suas fontes quer pessoais quer bibliográficas. De Dewey, foi utilizado como ponto de partida o texto “From Absolutism to Experimentalism”, de 1930, que se constitui numa boa autobiografia intelectual. Como bibliografia de apoio foram utilizados trabalhos de biógrafos de J. Dewey e de outros estudiosos de sua obra, destacadamente aqueles que se dedicaram a reconstituir a sua trajetória intelectual.
id UFPR-4_88e5c516b7edd5a97663bd305bea5f2d
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/27762
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autorEducação; Fundamentos da EducaçãoJohn Dewey – Religião – Filosofia– Psicologia – HegelianismoHistória da educaçãoEste texto trata das fontes da filosofia e da psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pretende-se examinar os procedimentos adotados por Dewey para relevar ou obscurecer momentos do seu processo de maturação intelectual. O período abarcado neste texto é o de sua formação na Universidade de Vermont (1875-1879) e na Johns Hopkins (1882-1883) onde obteve o seu título de doutor, em 1884, e lhe permitiu dar início à carreira profissional. São duas as questões de fundo abordadas: de um lado, a insistência de Dewey em negar suas pretensões teológicas, bem os seus esforços em apresentar seus problemas religiosos em moldes filosóficos; de outro, a tendência de Dewey, que se revela desde os seus primeiros ensaios publicados, de usar e dispensar com muita rapidez e com certa simplificação ou esquematização as suas fontes quer pessoais quer bibliográficas. De Dewey, foi utilizado como ponto de partida o texto “From Absolutism to Experimentalism”, de 1930, que se constitui numa boa autobiografia intelectual. Como bibliografia de apoio foram utilizados trabalhos de biógrafos de J. Dewey e de outros estudiosos de sua obra, destacadamente aqueles que se dedicaram a reconstituir a sua trajetória intelectual.UFPRCNPqWarde, Mirian Jorge2013-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-1861984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762/20635https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762/30761info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:43:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/27762Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:43:50Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
title Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
spellingShingle Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
Warde, Mirian Jorge
Educação; Fundamentos da Educação
John Dewey – Religião – Filosofia– Psicologia – Hegelianismo
História da educação
title_short Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
title_full Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
title_fullStr Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
title_full_unstemmed Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
title_sort Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
author Warde, Mirian Jorge
author_facet Warde, Mirian Jorge
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Warde, Mirian Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Fundamentos da Educação
John Dewey – Religião – Filosofia– Psicologia – Hegelianismo
História da educação
topic Educação; Fundamentos da Educação
John Dewey – Religião – Filosofia– Psicologia – Hegelianismo
História da educação
description Este texto trata das fontes da filosofia e da psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pretende-se examinar os procedimentos adotados por Dewey para relevar ou obscurecer momentos do seu processo de maturação intelectual. O período abarcado neste texto é o de sua formação na Universidade de Vermont (1875-1879) e na Johns Hopkins (1882-1883) onde obteve o seu título de doutor, em 1884, e lhe permitiu dar início à carreira profissional. São duas as questões de fundo abordadas: de um lado, a insistência de Dewey em negar suas pretensões teológicas, bem os seus esforços em apresentar seus problemas religiosos em moldes filosóficos; de outro, a tendência de Dewey, que se revela desde os seus primeiros ensaios publicados, de usar e dispensar com muita rapidez e com certa simplificação ou esquematização as suas fontes quer pessoais quer bibliográficas. De Dewey, foi utilizado como ponto de partida o texto “From Absolutism to Experimentalism”, de 1930, que se constitui numa boa autobiografia intelectual. Como bibliografia de apoio foram utilizados trabalhos de biógrafos de J. Dewey e de outros estudiosos de sua obra, destacadamente aqueles que se dedicaram a reconstituir a sua trajetória intelectual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762/20635
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762/30761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186
Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186
Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711902008344576