Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762 |
Resumo: | Este texto trata das fontes da filosofia e da psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pretende-se examinar os procedimentos adotados por Dewey para relevar ou obscurecer momentos do seu processo de maturação intelectual. O período abarcado neste texto é o de sua formação na Universidade de Vermont (1875-1879) e na Johns Hopkins (1882-1883) onde obteve o seu título de doutor, em 1884, e lhe permitiu dar início à carreira profissional. São duas as questões de fundo abordadas: de um lado, a insistência de Dewey em negar suas pretensões teológicas, bem os seus esforços em apresentar seus problemas religiosos em moldes filosóficos; de outro, a tendência de Dewey, que se revela desde os seus primeiros ensaios publicados, de usar e dispensar com muita rapidez e com certa simplificação ou esquematização as suas fontes quer pessoais quer bibliográficas. De Dewey, foi utilizado como ponto de partida o texto “From Absolutism to Experimentalism”, de 1930, que se constitui numa boa autobiografia intelectual. Como bibliografia de apoio foram utilizados trabalhos de biógrafos de J. Dewey e de outros estudiosos de sua obra, destacadamente aqueles que se dedicaram a reconstituir a sua trajetória intelectual. |
id |
UFPR-4_88e5c516b7edd5a97663bd305bea5f2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/27762 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autorEducação; Fundamentos da EducaçãoJohn Dewey – Religião – Filosofia– Psicologia – HegelianismoHistória da educaçãoEste texto trata das fontes da filosofia e da psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pretende-se examinar os procedimentos adotados por Dewey para relevar ou obscurecer momentos do seu processo de maturação intelectual. O período abarcado neste texto é o de sua formação na Universidade de Vermont (1875-1879) e na Johns Hopkins (1882-1883) onde obteve o seu título de doutor, em 1884, e lhe permitiu dar início à carreira profissional. São duas as questões de fundo abordadas: de um lado, a insistência de Dewey em negar suas pretensões teológicas, bem os seus esforços em apresentar seus problemas religiosos em moldes filosóficos; de outro, a tendência de Dewey, que se revela desde os seus primeiros ensaios publicados, de usar e dispensar com muita rapidez e com certa simplificação ou esquematização as suas fontes quer pessoais quer bibliográficas. De Dewey, foi utilizado como ponto de partida o texto “From Absolutism to Experimentalism”, de 1930, que se constitui numa boa autobiografia intelectual. Como bibliografia de apoio foram utilizados trabalhos de biógrafos de J. Dewey e de outros estudiosos de sua obra, destacadamente aqueles que se dedicaram a reconstituir a sua trajetória intelectual.UFPRCNPqWarde, Mirian Jorge2013-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-1861984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762/20635https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762/30761info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:43:50Zoai:revistas.ufpr.br:article/27762Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:43:50Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor |
title |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor |
spellingShingle |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor Warde, Mirian Jorge Educação; Fundamentos da Educação John Dewey – Religião – Filosofia– Psicologia – Hegelianismo História da educação |
title_short |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor |
title_full |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor |
title_fullStr |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor |
title_full_unstemmed |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor |
title_sort |
Notas sobre as fontes de formação de John Dewey com base no próprio autor |
author |
Warde, Mirian Jorge |
author_facet |
Warde, Mirian Jorge |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Warde, Mirian Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Fundamentos da Educação John Dewey – Religião – Filosofia– Psicologia – Hegelianismo História da educação |
topic |
Educação; Fundamentos da Educação John Dewey – Religião – Filosofia– Psicologia – Hegelianismo História da educação |
description |
Este texto trata das fontes da filosofia e da psicologia de John Dewey segundo o próprio Dewey. O destaque à Filosofia e à Psicologia deweyanas decorre do entendimento que, além de serem essas as duas disciplinas para as quais Dewey realizou seus maiores investimentos intelectuais, elas estão intricadamente vinculadas em sua obra. Com esse recurso, pretende-se examinar os procedimentos adotados por Dewey para relevar ou obscurecer momentos do seu processo de maturação intelectual. O período abarcado neste texto é o de sua formação na Universidade de Vermont (1875-1879) e na Johns Hopkins (1882-1883) onde obteve o seu título de doutor, em 1884, e lhe permitiu dar início à carreira profissional. São duas as questões de fundo abordadas: de um lado, a insistência de Dewey em negar suas pretensões teológicas, bem os seus esforços em apresentar seus problemas religiosos em moldes filosóficos; de outro, a tendência de Dewey, que se revela desde os seus primeiros ensaios publicados, de usar e dispensar com muita rapidez e com certa simplificação ou esquematização as suas fontes quer pessoais quer bibliográficas. De Dewey, foi utilizado como ponto de partida o texto “From Absolutism to Experimentalism”, de 1930, que se constitui numa boa autobiografia intelectual. Como bibliografia de apoio foram utilizados trabalhos de biógrafos de J. Dewey e de outros estudiosos de sua obra, destacadamente aqueles que se dedicaram a reconstituir a sua trajetória intelectual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-04-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762/20635 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/27762/30761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186 Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186 Educar em Revista; v. 29, n. 48 (2013); p. 169-186 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711902008344576 |