When culture enters in developmental psychology
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11377 |
Resumo: | O estudo da “cultura” remete às relações entre “significações coletivas” e“sentido pessoal” do conhecimento e da atividade. Identificamos quatrocorrentes recentes de pesquisa que têm abordado essas questões, examinamossuas escolhas teóricas e metodológicas, e realçamos pontos importantes para pesquisas futuras. |
id |
UFPR-4_928748e42d022752462613600c7de3a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/11377 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
When culture enters in developmental psychologyQuando a cultura é considerada nas pesquisas em psicologia do desenvolvimentocultura; psicologia do desenvolvimento; significação; culture; developmental psychology; significationO estudo da “cultura” remete às relações entre “significações coletivas” e“sentido pessoal” do conhecimento e da atividade. Identificamos quatrocorrentes recentes de pesquisa que têm abordado essas questões, examinamossuas escolhas teóricas e metodológicas, e realçamos pontos importantes para pesquisas futuras.The issue of “culture” addresses the relationship between “collectivemeaning” and “personal sense” of knowledge and activity. We identifyfour recent research trends which explored these issues, show theirtheoretical and methodological choices, and highlight important points for future research.UFPR2007-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11377Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 65-76Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 65-76Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 65-761984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11377/7923https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11377/31413Zittoun, TaniaMirza, Nathalie MullerPerret-Clermont, Anne-Nellyinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:08:19Zoai:revistas.ufpr.br:article/11377Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:08:19Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
When culture enters in developmental psychology Quando a cultura é considerada nas pesquisas em psicologia do desenvolvimento |
title |
When culture enters in developmental psychology |
spellingShingle |
When culture enters in developmental psychology Zittoun, Tania cultura; psicologia do desenvolvimento; significação; culture; developmental psychology; signification |
title_short |
When culture enters in developmental psychology |
title_full |
When culture enters in developmental psychology |
title_fullStr |
When culture enters in developmental psychology |
title_full_unstemmed |
When culture enters in developmental psychology |
title_sort |
When culture enters in developmental psychology |
author |
Zittoun, Tania |
author_facet |
Zittoun, Tania Mirza, Nathalie Muller Perret-Clermont, Anne-Nelly |
author_role |
author |
author2 |
Mirza, Nathalie Muller Perret-Clermont, Anne-Nelly |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zittoun, Tania Mirza, Nathalie Muller Perret-Clermont, Anne-Nelly |
dc.subject.por.fl_str_mv |
cultura; psicologia do desenvolvimento; significação; culture; developmental psychology; signification |
topic |
cultura; psicologia do desenvolvimento; significação; culture; developmental psychology; signification |
description |
O estudo da “cultura” remete às relações entre “significações coletivas” e“sentido pessoal” do conhecimento e da atividade. Identificamos quatrocorrentes recentes de pesquisa que têm abordado essas questões, examinamossuas escolhas teóricas e metodológicas, e realçamos pontos importantes para pesquisas futuras. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11377 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11377 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11377/7923 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/11377/31413 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 65-76 Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 65-76 Educar em Revista; v. 23, n. 30 (2007); p. 65-76 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711894795190272 |