A educação e o conhecimento: uma abordagem complexa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13920 |
Resumo: | A Educação Brasileira, independentemente de governos e modelos dedesenvolvimento, tem convivido com um impasse. Move-se, hegemonicamente,pelo Método Cartesiano, que promove a esquizofrenização doconhecimento. Separa o objeto do sujeito, em uma perfeita dissociação.Precisamos de uma reflexão e de uma avaliação. O Paradigma da Complexidade,de Edgar Morin, possui recursos teóricos e metodológicos pararepensar o processo educacional como um processo complexo. |
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A educação e o conhecimento: uma abordagem complexaEducation and knowledge: a complex approachEducation; knowledge; complexity; Educação; conhecimento; complexidadeA Educação Brasileira, independentemente de governos e modelos dedesenvolvimento, tem convivido com um impasse. Move-se, hegemonicamente,pelo Método Cartesiano, que promove a esquizofrenização doconhecimento. Separa o objeto do sujeito, em uma perfeita dissociação.Precisamos de uma reflexão e de uma avaliação. O Paradigma da Complexidade,de Edgar Morin, possui recursos teóricos e metodológicos pararepensar o processo educacional como um processo complexo.Brazilian Education, independently of government policies and developmentmodels, has experienced a deadlock. Its move is especially throughthe Cartesian method, which promotes fragmentation of knowledge. Itdivorces the object and the subject, in a perfect decoupling. We need areflection and an evaluation. The Paradigm of Complexity, by Edgar Morin,has theoretical and methodological resources, to rethink the educational process as a complex process.UFPR2008-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13920Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 75-86Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 75-86Educar em Revista; v. 24, n. 32 (2008); p. 75-861984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13920/9374https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/13920/31115Ramos, Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:06:08Zoai:revistas.ufpr.br:article/13920Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:06:08Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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