Desafios para o professor na sociedade da informação
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2012 |
Other Authors: | , |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Educar em Revista |
Download full: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000300011 |
Summary: | As tecnologias da informação e da comunicação - TIC - ganham evidência em um contexto de amplo investimento científico e tecnológico. As TIC promovem alterações na produção, no armazenamento e na divulgação de informação e de conhecimento. Este trabalho tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento. Para tanto, buscou-se em pesquisas de Castells (2000), Schaff (1995), Lévy (1999), Mattelart (2006), Frigotto (1996), e Nagel (2002) a conceituação da sociedade da informação a fim de compreender o papel das tecnologias nesse contexto. A análise apontou os desafios para o professor para atuação crítica com tecnologias uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais. Análises feitas por Altoé (2003), Teruya (2006), Brito e Purificação (2008) revelam a necessidade de formação do professor para análise crítica e reflexiva para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Assim, o referencial adotado possibilitou a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do professor diante do uso crescente de tecnologias. |
id |
UFPR-4_bd8b34595b298ef5fdfc88230abd413b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0104-40602012000300011 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Desafios para o professor na sociedade da informaçãoeducaçãoformação do professortecnologias da informação e comunicaçãoAs tecnologias da informação e da comunicação - TIC - ganham evidência em um contexto de amplo investimento científico e tecnológico. As TIC promovem alterações na produção, no armazenamento e na divulgação de informação e de conhecimento. Este trabalho tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento. Para tanto, buscou-se em pesquisas de Castells (2000), Schaff (1995), Lévy (1999), Mattelart (2006), Frigotto (1996), e Nagel (2002) a conceituação da sociedade da informação a fim de compreender o papel das tecnologias nesse contexto. A análise apontou os desafios para o professor para atuação crítica com tecnologias uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais. Análises feitas por Altoé (2003), Teruya (2006), Brito e Purificação (2008) revelam a necessidade de formação do professor para análise crítica e reflexiva para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Assim, o referencial adotado possibilitou a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do professor diante do uso crescente de tecnologias.Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000300011Educar em Revista n.45 2012reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPR10.1590/S0104-40602012000300011info:eu-repo/semantics/openAccessBaladeli,Ana Paula DomingosBarros,Marta Silene FerreiraAltoé,Anairpor2012-12-07T00:00:00Zoai:scielo:S0104-40602012000300011Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2012-12-07T00:00Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios para o professor na sociedade da informação |
title |
Desafios para o professor na sociedade da informação |
spellingShingle |
Desafios para o professor na sociedade da informação Baladeli,Ana Paula Domingos educação formação do professor tecnologias da informação e comunicação |
title_short |
Desafios para o professor na sociedade da informação |
title_full |
Desafios para o professor na sociedade da informação |
title_fullStr |
Desafios para o professor na sociedade da informação |
title_full_unstemmed |
Desafios para o professor na sociedade da informação |
title_sort |
Desafios para o professor na sociedade da informação |
author |
Baladeli,Ana Paula Domingos |
author_facet |
Baladeli,Ana Paula Domingos Barros,Marta Silene Ferreira Altoé,Anair |
author_role |
author |
author2 |
Barros,Marta Silene Ferreira Altoé,Anair |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baladeli,Ana Paula Domingos Barros,Marta Silene Ferreira Altoé,Anair |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação formação do professor tecnologias da informação e comunicação |
topic |
educação formação do professor tecnologias da informação e comunicação |
description |
As tecnologias da informação e da comunicação - TIC - ganham evidência em um contexto de amplo investimento científico e tecnológico. As TIC promovem alterações na produção, no armazenamento e na divulgação de informação e de conhecimento. Este trabalho tem o propósito de discutir os impactos da sociedade da informação na educação engendrados pelo discurso da democratização do conhecimento. Para tanto, buscou-se em pesquisas de Castells (2000), Schaff (1995), Lévy (1999), Mattelart (2006), Frigotto (1996), e Nagel (2002) a conceituação da sociedade da informação a fim de compreender o papel das tecnologias nesse contexto. A análise apontou os desafios para o professor para atuação crítica com tecnologias uma vez que o aumento no acesso à informação gera questionamentos sobre as abordagens educacionais tradicionais. Análises feitas por Altoé (2003), Teruya (2006), Brito e Purificação (2008) revelam a necessidade de formação do professor para análise crítica e reflexiva para o uso de tecnologias em sua prática pedagógica. Assim, o referencial adotado possibilitou a apreciação crítica a respeito das características da sociedade da informação e as implicações no papel do professor diante do uso crescente de tecnologias. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000300011 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602012000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0104-40602012000300011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista n.45 2012 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1750217221313921024 |