Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107 |
Resumo: | Neste estudo, discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da nãoretenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil. Right to school learning: the inclusion discourse x the exclusion practice Abstract In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non- Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of ones right to education in Brazil. |
id |
UFPR-4_be4bf66c7301cce72eb32c5afbd97652 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/2107 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusãodireito à educação; fracasso escolar; inclusão escolar; the right to attend a school education; school failure; school inclusion. Neste estudo, discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da nãoretenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil. Right to school learning: the inclusion discourse x the exclusion practice Abstract In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non- Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of ones right to education in Brazil. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-2221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107/1759https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107/31251Glória, Dília Maria Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2107Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão |
title |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão |
spellingShingle |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão Glória, Dília Maria Andrade direito à educação; fracasso escolar; inclusão escolar; the right to attend a school education; school failure; school inclusion. |
title_short |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão |
title_full |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão |
title_fullStr |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão |
title_full_unstemmed |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão |
title_sort |
Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão |
author |
Glória, Dília Maria Andrade |
author_facet |
Glória, Dília Maria Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Glória, Dília Maria Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
direito à educação; fracasso escolar; inclusão escolar; the right to attend a school education; school failure; school inclusion. |
topic |
direito à educação; fracasso escolar; inclusão escolar; the right to attend a school education; school failure; school inclusion. |
description |
Neste estudo, discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da nãoretenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil. Right to school learning: the inclusion discourse x the exclusion practice Abstract In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non- Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of ones right to education in Brazil. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-31 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107/1759 https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107/31251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222 Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222 Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711893515927553 |