Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Glória, Dília Maria Andrade
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107
Resumo: Neste estudo, discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da nãoretenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil. Right to school learning: the inclusion discourse x the exclusion practice Abstract In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non- Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of one’s right to education in Brazil.
id UFPR-4_be4bf66c7301cce72eb32c5afbd97652
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/2107
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusãodireito à educação; fracasso escolar; inclusão escolar; the right to attend a school education; school failure; school inclusion. Neste estudo, discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da nãoretenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil. Right to school learning: the inclusion discourse x the exclusion practice Abstract In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non- Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of one’s right to education in Brazil. UFPR2002-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-2221984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107/1759https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107/31251Glória, Dília Maria Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-29T00:23:06Zoai:revistas.ufpr.br:article/2107Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-29T00:23:06Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
title Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
spellingShingle Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
Glória, Dília Maria Andrade
direito à educação; fracasso escolar; inclusão escolar; the right to attend a school education; school failure; school inclusion.
title_short Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
title_full Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
title_fullStr Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
title_full_unstemmed Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
title_sort Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusão
author Glória, Dília Maria Andrade
author_facet Glória, Dília Maria Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Glória, Dília Maria Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv direito à educação; fracasso escolar; inclusão escolar; the right to attend a school education; school failure; school inclusion.
topic direito à educação; fracasso escolar; inclusão escolar; the right to attend a school education; school failure; school inclusion.
description Neste estudo, discute-se as dificuldades do reconhecimento dos direitos humanos após a Revolução Francesa de 1789 e, em especial, o direito à educação pública escolar. Na busca por conhecer as condições que favorecem a inclusão escolar, examina-se a situação do fracasso escolar no Brasil, bem como mudanças recentes implementadas por políticas públicas, em particular o princípio da nãoretenção escolar na Escola Fundamental. Conclui-se que ainda permanece uma grande distância entre o que é legalmente proclamado e o que é realmente efetivado em termos do direito à educação no Brasil. Right to school learning: the inclusion discourse x the exclusion practice Abstract In this study, I discuss the difficulties of acknowledging human rights after the French Revolution of 1789, and in special, the right to attend a public school education. In the search for knowing the conditions for school inclusion, I examine the situation of school failure in the Brazil, as well as, recent changes implemented by public policies, in particular, the School Non- Retention Projects for Elementary Schooling. I came to the conclusion that still remains a great distance between what is legally proclaimed and what is really accomplished in terms of one’s right to education in Brazil.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107/1759
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2107/31251
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222
Educar em Revista; v. 18, n. 20 (2002); p. 209-222
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711893515927553