O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camozzato, Viviane Castro
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884
Resumo: Analiso o conceito de racismo a partir de suas relações com o tema dos discursos corporais e sua centralidade na produção dos sujeitos contemporâneos. Atravessa esta discussão a problemática de que o processo de investimento e valorização do corpo não pode ser apartado de todas as discussões suscitadas pelo crescente investimento sobre a vida advinda pelo biopoder – um poder que se pauta por “fazer viver e deixar morrer” e que também implica, no caso das discussões empreendidas neste artigo, em práticas racistas que envolvem a apartação dos nomeados como “diferentes” numa desenfreada busca pela “pureza”, referida nas escritas analisadas como sendo uma característica de pessoas “magras” em oposição às “gordas”. Discuto, portanto, a existência de atualizações do racismo no contemporâneo quando se trata de matar também pelas palavras, silêncios, julgamentos morais, em suma, pelas construções diferenciais dos “outros” em prol das referências-identitárias.
id UFPR-4_cfdd7c2b7d22839a2df14931c9b8caa3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/15884
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling O corpo nas atualizações do racismo contemporâneoTHE BODY IN UPDATED RACISMEducação; Currículo; Tópicos Específicos de EducaçãoCorpo; Norma; Diferença; Racismo.EducaçãoAnaliso o conceito de racismo a partir de suas relações com o tema dos discursos corporais e sua centralidade na produção dos sujeitos contemporâneos. Atravessa esta discussão a problemática de que o processo de investimento e valorização do corpo não pode ser apartado de todas as discussões suscitadas pelo crescente investimento sobre a vida advinda pelo biopoder – um poder que se pauta por “fazer viver e deixar morrer” e que também implica, no caso das discussões empreendidas neste artigo, em práticas racistas que envolvem a apartação dos nomeados como “diferentes” numa desenfreada busca pela “pureza”, referida nas escritas analisadas como sendo uma característica de pessoas “magras” em oposição às “gordas”. Discuto, portanto, a existência de atualizações do racismo no contemporâneo quando se trata de matar também pelas palavras, silêncios, julgamentos morais, em suma, pelas construções diferenciais dos “outros” em prol das referências-identitárias. I have analysed racism concept from its relationship with the body discourses and its centrality when making contemporary subjects. It is critical here the process of investing and valuing the body cannot be separated from all discussions suggested by the growing investment on life coming from bio-power ― a power based on “live and let die” and which, in the case of discussions analysed in this paper, also implies racist practices involving separating people as “different ones” in an unbridled search for “purity” referred to in the analysed writings as a characteristic for “thin” people as opposed to “fat” ones. So I have discussed the existence of updated contemporary racism, once it is also possible to kill with words, silence, and moral judgement; that is, through constructing the “others” as different in the name of identity references.UFPRCNPqCamozzato, Viviane Castro2011-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 165-180Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 165-180Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 165-1801984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884/16756https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884/30929info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T23:52:22Zoai:revistas.ufpr.br:article/15884Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T23:52:22Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo
THE BODY IN UPDATED RACISM
title O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo
spellingShingle O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo
Camozzato, Viviane Castro
Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
Corpo; Norma; Diferença; Racismo.
Educação
title_short O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo
title_full O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo
title_fullStr O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo
title_full_unstemmed O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo
title_sort O corpo nas atualizações do racismo contemporâneo
author Camozzato, Viviane Castro
author_facet Camozzato, Viviane Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Camozzato, Viviane Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
Corpo; Norma; Diferença; Racismo.
Educação
topic Educação; Currículo; Tópicos Específicos de Educação
Corpo; Norma; Diferença; Racismo.
Educação
description Analiso o conceito de racismo a partir de suas relações com o tema dos discursos corporais e sua centralidade na produção dos sujeitos contemporâneos. Atravessa esta discussão a problemática de que o processo de investimento e valorização do corpo não pode ser apartado de todas as discussões suscitadas pelo crescente investimento sobre a vida advinda pelo biopoder – um poder que se pauta por “fazer viver e deixar morrer” e que também implica, no caso das discussões empreendidas neste artigo, em práticas racistas que envolvem a apartação dos nomeados como “diferentes” numa desenfreada busca pela “pureza”, referida nas escritas analisadas como sendo uma característica de pessoas “magras” em oposição às “gordas”. Discuto, portanto, a existência de atualizações do racismo no contemporâneo quando se trata de matar também pelas palavras, silêncios, julgamentos morais, em suma, pelas construções diferenciais dos “outros” em prol das referências-identitárias.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884/16756
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/15884/30929
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 165-180
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 165-180
Educar em Revista; v. 27, n. 41 (2011); p. 165-180
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711897577062400