Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraço, Carlos Eduardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205
Resumo: Trata-se de artigo que tem como objetivo problematizar diferentes acontecimentos vividos na imanência de uma vida, a partir de alguns fios de memórias assumidos como possibilidades de escritas de produção de si e de invenção de mundos. Nesse sentido, busca escapar, das representações e das explicações que se insinuam como atestados de verdade do vivido, aliados à hipertrofia do Eu, marcas do capítulo da Modernidade que celebra o surgimento de um sujeito autocentrado e dotado de uma consciência plena. Para tanto, busca enredar diferentes temporalidades que se constituíram como processos de autoformação, em meio a epistemologias e experimentações de vida, assumidas como dobras que nos permitiram evidenciar questões afetas às rupturas e às descontinuidades, de modo a nos ajudar a defender que uma vida está sempre em excesso em relação a qualquer escrita que se faça sobre ela. Se, ao final da leitura, surgir um fio de Ariadne que se mostre como um enredo preestabelecido por nós trata-se, certamente, de um efeito que reverberou com o próprio ato da escrita e não como efeito de uma intenção-causa primeira. Se me perguntarem: Houve esse memorial ou você inventou? Eu diria: Se não houve, agora, porque escrevi, passou a existir. Ele nunca aconteceu como verdade a priori para que possa insurgir como invenção, quantas vezes forem necessárias.
id UFPR-4_e013670e37ced3cad3e41542bed758aa
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/75205
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...Educação; Formação; Currículo; MemóriaMemória; Invenção; Escritas de si; Autoformação; Experiência.7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de EducaçãoTrata-se de artigo que tem como objetivo problematizar diferentes acontecimentos vividos na imanência de uma vida, a partir de alguns fios de memórias assumidos como possibilidades de escritas de produção de si e de invenção de mundos. Nesse sentido, busca escapar, das representações e das explicações que se insinuam como atestados de verdade do vivido, aliados à hipertrofia do Eu, marcas do capítulo da Modernidade que celebra o surgimento de um sujeito autocentrado e dotado de uma consciência plena. Para tanto, busca enredar diferentes temporalidades que se constituíram como processos de autoformação, em meio a epistemologias e experimentações de vida, assumidas como dobras que nos permitiram evidenciar questões afetas às rupturas e às descontinuidades, de modo a nos ajudar a defender que uma vida está sempre em excesso em relação a qualquer escrita que se faça sobre ela. Se, ao final da leitura, surgir um fio de Ariadne que se mostre como um enredo preestabelecido por nós trata-se, certamente, de um efeito que reverberou com o próprio ato da escrita e não como efeito de uma intenção-causa primeira. Se me perguntarem: Houve esse memorial ou você inventou? Eu diria: Se não houve, agora, porque escrevi, passou a existir. Ele nunca aconteceu como verdade a priori para que possa insurgir como invenção, quantas vezes forem necessárias.UFPRConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqFerraço, Carlos Eduardo2021-04-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 20211984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205/43523https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205/43524Direitos autorais 2021 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T00:17:21Zoai:revistas.ufpr.br:article/75205Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2022-09-01T00:17:21Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...
title Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...
spellingShingle Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...
Ferraço, Carlos Eduardo
Educação; Formação; Currículo; Memória
Memória; Invenção; Escritas de si; Autoformação; Experiência.
7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação
title_short Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...
title_full Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...
title_fullStr Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...
title_full_unstemmed Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...
title_sort Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...
author Ferraço, Carlos Eduardo
author_facet Ferraço, Carlos Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraço, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Formação; Currículo; Memória
Memória; Invenção; Escritas de si; Autoformação; Experiência.
7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação
topic Educação; Formação; Currículo; Memória
Memória; Invenção; Escritas de si; Autoformação; Experiência.
7.08.07.00-0 Tópicos Específicos de Educação
description Trata-se de artigo que tem como objetivo problematizar diferentes acontecimentos vividos na imanência de uma vida, a partir de alguns fios de memórias assumidos como possibilidades de escritas de produção de si e de invenção de mundos. Nesse sentido, busca escapar, das representações e das explicações que se insinuam como atestados de verdade do vivido, aliados à hipertrofia do Eu, marcas do capítulo da Modernidade que celebra o surgimento de um sujeito autocentrado e dotado de uma consciência plena. Para tanto, busca enredar diferentes temporalidades que se constituíram como processos de autoformação, em meio a epistemologias e experimentações de vida, assumidas como dobras que nos permitiram evidenciar questões afetas às rupturas e às descontinuidades, de modo a nos ajudar a defender que uma vida está sempre em excesso em relação a qualquer escrita que se faça sobre ela. Se, ao final da leitura, surgir um fio de Ariadne que se mostre como um enredo preestabelecido por nós trata-se, certamente, de um efeito que reverberou com o próprio ato da escrita e não como efeito de uma intenção-causa primeira. Se me perguntarem: Houve esse memorial ou você inventou? Eu diria: Se não houve, agora, porque escrevi, passou a existir. Ele nunca aconteceu como verdade a priori para que possa insurgir como invenção, quantas vezes forem necessárias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-28
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205/43523
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/75205/43524
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2021 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
Educar em Revista; V. 37 CURITIBA 2021
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899295678464