Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guizzo, Bianca Salazar
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Balduzzi, Lucia, Lazzari, Arianna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64245
Resumo: Neste artigo, nosso objetivo é pensar sobre alguns modos como o protagonismo de crianças vinculadas à educação infantil tem sido potencializado a partir dos espaços a elas disponibilizados e a partir da atuação docente junto a elas. Para tanto, foram realizadas observações em instituições educacionais da cidade de Bolonha (Itália) que atendem exclusivamente crianças pequenas. Além disso, foram consultados alguns materiais de divulgação das suas propostas pedagógicas.  Analiticamente, operamos  - em especial - com os conceitos de Pedagogia da Infância e de Pedagogia do Cotidiano (OLIVEIRA-FORMOSINHO et al, 2007; BARBOSA, 2010; CARVALHO e FOCCHI, 2016; 2017). Os resultados apontaram que tanto a organização do espaço, como a atuação das docentes das escolas observadas incentivam a construção da autonomia e da independência das crianças, ou seja, elas são as principais protagonistas de seus processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
id UFPR-4_ed4d23f9ecdd0e03ce419db9a74628e3
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/64245
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em BolonhaEducação; Educação Infantil; Infânciaeducação infantil; protagonismo; pedagogia da infância; pedagogia do cotidianoEducação InfantilNeste artigo, nosso objetivo é pensar sobre alguns modos como o protagonismo de crianças vinculadas à educação infantil tem sido potencializado a partir dos espaços a elas disponibilizados e a partir da atuação docente junto a elas. Para tanto, foram realizadas observações em instituições educacionais da cidade de Bolonha (Itália) que atendem exclusivamente crianças pequenas. Além disso, foram consultados alguns materiais de divulgação das suas propostas pedagógicas.  Analiticamente, operamos  - em especial - com os conceitos de Pedagogia da Infância e de Pedagogia do Cotidiano (OLIVEIRA-FORMOSINHO et al, 2007; BARBOSA, 2010; CARVALHO e FOCCHI, 2016; 2017). Os resultados apontaram que tanto a organização do espaço, como a atuação das docentes das escolas observadas incentivam a construção da autonomia e da independência das crianças, ou seja, elas são as principais protagonistas de seus processos de desenvolvimento e de aprendizagem.UFPRCNPq e FAPERGSGuizzo, Bianca SalazarBalduzzi, LuciaLazzari, Arianna2019-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64245Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 271-289Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 271-289Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 271-2891984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64245/38480Direitos autorais 2019 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T19:58:56Zoai:revistas.ufpr.br:article/64245Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-30T19:58:56Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha
title Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha
spellingShingle Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha
Guizzo, Bianca Salazar
Educação; Educação Infantil; Infância
educação infantil; protagonismo; pedagogia da infância; pedagogia do cotidiano
Educação Infantil
title_short Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha
title_full Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha
title_fullStr Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha
title_full_unstemmed Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha
title_sort Protagonismo infantil: um estudo no contexto de instituições dedicadas à educação da primeira infância em Bolonha
author Guizzo, Bianca Salazar
author_facet Guizzo, Bianca Salazar
Balduzzi, Lucia
Lazzari, Arianna
author_role author
author2 Balduzzi, Lucia
Lazzari, Arianna
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq e FAPERGS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guizzo, Bianca Salazar
Balduzzi, Lucia
Lazzari, Arianna
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Educação Infantil; Infância
educação infantil; protagonismo; pedagogia da infância; pedagogia do cotidiano
Educação Infantil
topic Educação; Educação Infantil; Infância
educação infantil; protagonismo; pedagogia da infância; pedagogia do cotidiano
Educação Infantil
description Neste artigo, nosso objetivo é pensar sobre alguns modos como o protagonismo de crianças vinculadas à educação infantil tem sido potencializado a partir dos espaços a elas disponibilizados e a partir da atuação docente junto a elas. Para tanto, foram realizadas observações em instituições educacionais da cidade de Bolonha (Itália) que atendem exclusivamente crianças pequenas. Além disso, foram consultados alguns materiais de divulgação das suas propostas pedagógicas.  Analiticamente, operamos  - em especial - com os conceitos de Pedagogia da Infância e de Pedagogia do Cotidiano (OLIVEIRA-FORMOSINHO et al, 2007; BARBOSA, 2010; CARVALHO e FOCCHI, 2016; 2017). Os resultados apontaram que tanto a organização do espaço, como a atuação das docentes das escolas observadas incentivam a construção da autonomia e da independência das crianças, ou seja, elas são as principais protagonistas de seus processos de desenvolvimento e de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64245
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/64245/38480
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 271-289
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 271-289
Educar em Revista; v. 35, n. 74 (2019); 271-289
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711892223033344