A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aranha, Rudervania da Silva Lima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Selma Suely Baçal de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096
Resumo: O presente estudo faz uma análise do processo de expansão das organizações privadas no campo educacional, no período de 2013 a 2021, mediante a materialidade do empréstimo externo firmado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Manaus. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético guiaram o percurso da análise documental e bibliográfica, cujas principais fontes são os documentos oriundos do acordo do empréstimo externo entre o BID e a Prefeitura Municipal de Manaus, contratos efetivados pela Secretaria Municipal de Educação com as organizações privadas hegemônicas, como a Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo e Fundação Bancária La Caixa que se inseriram na formação continuada dos/das professores/as. Observou-se, um movimento hegemônico no campo educativo em que as relações sociais construídas pelo capital se estabelecem, mantêmse e se reforçam por múltiplos mecanismos de dominação, administrados por organizações privadas hegemônicas na acepção gramsciana, que se inseriram na formação continuada dos/ das professores/as. Diante disso, afirma-se que as implicações do sistema de parceria públicoprivada, influenciam diretamente na política educacional para a educação pública de Manaus, especificamente a formação continuada, que traz no bojo, estratégias mercantilistas moldadas pela subserviência ao capital financeiro, estabelecendo seu terreno lucrativo no âmbito educacional e integrando-se ao processo de mercadorização da formação continuada de professores, que ameaça fortemente o processo da democratização da educação pública.
id UFPR-4_f9abd54acee7ec29f60f17c92eedeab1
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/86096
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no BrasilEDUCAÇÃO; Políticas educacionais Formação de professoresFormação Docente. Sistema de Parceria Público-Privada na Educação. Organizações Privadas Hegemônicas. Educação BásicaFormação de ProfessoresO presente estudo faz uma análise do processo de expansão das organizações privadas no campo educacional, no período de 2013 a 2021, mediante a materialidade do empréstimo externo firmado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Manaus. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético guiaram o percurso da análise documental e bibliográfica, cujas principais fontes são os documentos oriundos do acordo do empréstimo externo entre o BID e a Prefeitura Municipal de Manaus, contratos efetivados pela Secretaria Municipal de Educação com as organizações privadas hegemônicas, como a Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo e Fundação Bancária La Caixa que se inseriram na formação continuada dos/das professores/as. Observou-se, um movimento hegemônico no campo educativo em que as relações sociais construídas pelo capital se estabelecem, mantêmse e se reforçam por múltiplos mecanismos de dominação, administrados por organizações privadas hegemônicas na acepção gramsciana, que se inseriram na formação continuada dos/ das professores/as. Diante disso, afirma-se que as implicações do sistema de parceria públicoprivada, influenciam diretamente na política educacional para a educação pública de Manaus, especificamente a formação continuada, que traz no bojo, estratégias mercantilistas moldadas pela subserviência ao capital financeiro, estabelecendo seu terreno lucrativo no âmbito educacional e integrando-se ao processo de mercadorização da formação continuada de professores, que ameaça fortemente o processo da democratização da educação pública.UFPRCAPESAranha, Rudervania da Silva LimaOliveira, Selma Suely Baçal de2023-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86906Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86906Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e869061984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporenghttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096/49462https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096/49463Direitos autorais 2023 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-12T13:16:44Zoai:revistas.ufpr.br:article/86096Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2023-12-12T13:16:44Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
title A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
spellingShingle A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
Aranha, Rudervania da Silva Lima
EDUCAÇÃO; Políticas educacionais Formação de professores
Formação Docente. Sistema de Parceria Público-Privada na Educação. Organizações Privadas Hegemônicas. Educação Básica
Formação de Professores
title_short A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
title_full A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
title_fullStr A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
title_full_unstemmed A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
title_sort A influência do Banco Interamericano de Desenvolvimento na formação dos/das professores/as da educação básica no Brasil
author Aranha, Rudervania da Silva Lima
author_facet Aranha, Rudervania da Silva Lima
Oliveira, Selma Suely Baçal de
author_role author
author2 Oliveira, Selma Suely Baçal de
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Aranha, Rudervania da Silva Lima
Oliveira, Selma Suely Baçal de
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO; Políticas educacionais Formação de professores
Formação Docente. Sistema de Parceria Público-Privada na Educação. Organizações Privadas Hegemônicas. Educação Básica
Formação de Professores
topic EDUCAÇÃO; Políticas educacionais Formação de professores
Formação Docente. Sistema de Parceria Público-Privada na Educação. Organizações Privadas Hegemônicas. Educação Básica
Formação de Professores
description O presente estudo faz uma análise do processo de expansão das organizações privadas no campo educacional, no período de 2013 a 2021, mediante a materialidade do empréstimo externo firmado entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Prefeitura Municipal de Manaus. As contribuições teórico-metodológicas do materialismo histórico-dialético guiaram o percurso da análise documental e bibliográfica, cujas principais fontes são os documentos oriundos do acordo do empréstimo externo entre o BID e a Prefeitura Municipal de Manaus, contratos efetivados pela Secretaria Municipal de Educação com as organizações privadas hegemônicas, como a Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo e Fundação Bancária La Caixa que se inseriram na formação continuada dos/das professores/as. Observou-se, um movimento hegemônico no campo educativo em que as relações sociais construídas pelo capital se estabelecem, mantêmse e se reforçam por múltiplos mecanismos de dominação, administrados por organizações privadas hegemônicas na acepção gramsciana, que se inseriram na formação continuada dos/ das professores/as. Diante disso, afirma-se que as implicações do sistema de parceria públicoprivada, influenciam diretamente na política educacional para a educação pública de Manaus, especificamente a formação continuada, que traz no bojo, estratégias mercantilistas moldadas pela subserviência ao capital financeiro, estabelecendo seu terreno lucrativo no âmbito educacional e integrando-se ao processo de mercadorização da formação continuada de professores, que ameaça fortemente o processo da democratização da educação pública.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096/49462
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86096/49463
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2023 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86906
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86906
Educar em Revista; V. 39 CURITIBA 2023; e86906
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711899273658368