Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zeneida Kuenzer, Acácia
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: Dativa de Salles Gonçalves, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189
Resumo: Procedida a análise do projeto substitutivo apresentado ao Senado pelo Senador Darcy Ribeiro é possível verificar no seu conteúdo, em primeiro lugar, uma nítida mudança de concepção com relação ao papel do Estado no que tange à educação pública. Se até mesmo a clara afirmação da constituição de 1988 em seu artigo 205, de que “a educação é direito de todos e dever do Estado”... no substitutivo, não é sequer retomada ou enfatizada; pelo contrário, nele o diretio à educação pública e gratuita aparece sempre conotado pela idéia de restrição. Esta restrição é indicada pela inserção no texto do projeto, de palavras que qualificam (de forma restritiva) seja o direito universal de acesso à educação pública, seja a sua oferta totalmente gratuita em estabelecimentos oficiais, nos termos do art. 206, inciso IV da Constituição.
id UFPR-4_fdd54cddd4ebb96a15a8f384ad31c305
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/35189
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy RibeiroEducaçãoLDB, Substitutivo Darcy RibeiroEducaçãoProcedida a análise do projeto substitutivo apresentado ao Senado pelo Senador Darcy Ribeiro é possível verificar no seu conteúdo, em primeiro lugar, uma nítida mudança de concepção com relação ao papel do Estado no que tange à educação pública. Se até mesmo a clara afirmação da constituição de 1988 em seu artigo 205, de que “a educação é direito de todos e dever do Estado”... no substitutivo, não é sequer retomada ou enfatizada; pelo contrário, nele o diretio à educação pública e gratuita aparece sempre conotado pela idéia de restrição. Esta restrição é indicada pela inserção no texto do projeto, de palavras que qualificam (de forma restritiva) seja o direito universal de acesso à educação pública, seja a sua oferta totalmente gratuita em estabelecimentos oficiais, nos termos do art. 206, inciso IV da Constituição.UFPRZeneida Kuenzer, AcáciaDativa de Salles Gonçalves, Maria1995-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189Educar em Revista; v. 11, n. 11 (1995); p. 107-115Educar em Revista; v. 11, n. 11 (1995); p. 107-115Educar em Revista; v. 11, n. 11 (1995); p. 107-1151984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189/21844https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189/30548info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-28T20:19:39Zoai:revistas.ufpr.br:article/35189Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-06-28T20:19:39Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro
title Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro
spellingShingle Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro
Zeneida Kuenzer, Acácia
Educação
LDB, Substitutivo Darcy Ribeiro
Educação
title_short Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro
title_full Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro
title_fullStr Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro
title_full_unstemmed Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro
title_sort Porque não queremos uma LDB na contramão da história: uma análise do Substitutivo Darcy Ribeiro
author Zeneida Kuenzer, Acácia
author_facet Zeneida Kuenzer, Acácia
Dativa de Salles Gonçalves, Maria
author_role author
author2 Dativa de Salles Gonçalves, Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Zeneida Kuenzer, Acácia
Dativa de Salles Gonçalves, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
LDB, Substitutivo Darcy Ribeiro
Educação
topic Educação
LDB, Substitutivo Darcy Ribeiro
Educação
description Procedida a análise do projeto substitutivo apresentado ao Senado pelo Senador Darcy Ribeiro é possível verificar no seu conteúdo, em primeiro lugar, uma nítida mudança de concepção com relação ao papel do Estado no que tange à educação pública. Se até mesmo a clara afirmação da constituição de 1988 em seu artigo 205, de que “a educação é direito de todos e dever do Estado”... no substitutivo, não é sequer retomada ou enfatizada; pelo contrário, nele o diretio à educação pública e gratuita aparece sempre conotado pela idéia de restrição. Esta restrição é indicada pela inserção no texto do projeto, de palavras que qualificam (de forma restritiva) seja o direito universal de acesso à educação pública, seja a sua oferta totalmente gratuita em estabelecimentos oficiais, nos termos do art. 206, inciso IV da Constituição.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-12-31
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189/21844
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/35189/30548
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 11, n. 11 (1995); p. 107-115
Educar em Revista; v. 11, n. 11 (1995); p. 107-115
Educar em Revista; v. 11, n. 11 (1995); p. 107-115
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711894173384704