Disciplina pessoal, dispositivos e precarização do trabalho em três aplicativos de produtividade
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/65037 |
Resumo: | Este texto analisa as descrições dos três aplicativos de produtividade mais acessados nas lojas virtuais PlayStore e AppleStore. O objetivo é delinear quais discursos são acionados para incentivar os potenciais usuários a baixar os aplicativos, e como esses dispositivos são situados no âmbito de uma economia da informação. A análise mostrou três pontos principais: (1) os aplicativos são voltados à organização do tempo de produção, progressivamente indefinido; (2) a organização do trabalho é pensada em termos de organização pessoal, da qual deve decorrer a profissional; (3) há, em um dos casos, um sistema de pontuações e recompensas pela produtividade. Esses dados são analisados criticamente contra o pano de fundo das noções de “cultura empreendedora” e, sobretudo, de trabalho informacional. |
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Disciplina pessoal, dispositivos e precarização do trabalho em três aplicativos de produtividadeAplicativos; Mídias Digitais; Precarização do Trabalho; ProdutividadeEste texto analisa as descrições dos três aplicativos de produtividade mais acessados nas lojas virtuais PlayStore e AppleStore. O objetivo é delinear quais discursos são acionados para incentivar os potenciais usuários a baixar os aplicativos, e como esses dispositivos são situados no âmbito de uma economia da informação. A análise mostrou três pontos principais: (1) os aplicativos são voltados à organização do tempo de produção, progressivamente indefinido; (2) a organização do trabalho é pensada em termos de organização pessoal, da qual deve decorrer a profissional; (3) há, em um dos casos, um sistema de pontuações e recompensas pela produtividade. Esses dados são analisados criticamente contra o pano de fundo das noções de “cultura empreendedora” e, sobretudo, de trabalho informacional.UFPRMartino, Luis Mauro SáGoulart, AlessandraGodinho, Thais2020-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/6503710.5380/2238-0701.2020n20.03Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 20 - JUL/DEZ (2020); 33-542238-070110.5380/am.v20i1reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/65037/41188Direitos autorais 2020 Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T02:05:28Zoai:revistas.ufpr.br:article/65037Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T02:05:28Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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