Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Lopez, Debora
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Viana, Luana, Kárita Alves, Ticiane, Stefani Ferreira, Laís, Francielle dos Santos, Priscila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
DOI: 10.5380/2238-0701.2015n10p181-198
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43635
Resumo: O presente artigo busca, a partir de um percurso histórico-descritivo, desenhar o perfil da audiência radiofônica no cenário da convergência. Para isso, construímos uma revisão de literatura organizada a partir dos marcos da história do meio, observando a importância da audiência na definição de sua essência, de seu conteúdo e de suas características. Trata-se de um olhar quase ensaístico, em que se busca compreender o fenômeno a partir de seu contexto. O estudo, que integra a primeira etapa de um projeto mais amplo, indica uma reversão na relação entre o rádio e sua audiência, passando de uma lógica verticalizada para outra inicialmente horizontalizada, que contempla sujeitos mais ativos e menos contemplativos.
id UFPR-8_e20020f98122d983af3f075a6fa47844
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/43635
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
spelling Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meioRádio; Audiência; Mediamorfose; Convergência.O presente artigo busca, a partir de um percurso histórico-descritivo, desenhar o perfil da audiência radiofônica no cenário da convergência. Para isso, construímos uma revisão de literatura organizada a partir dos marcos da história do meio, observando a importância da audiência na definição de sua essência, de seu conteúdo e de suas características. Trata-se de um olhar quase ensaístico, em que se busca compreender o fenômeno a partir de seu contexto. O estudo, que integra a primeira etapa de um projeto mais amplo, indica uma reversão na relação entre o rádio e sua audiência, passando de uma lógica verticalizada para outra inicialmente horizontalizada, que contempla sujeitos mais ativos e menos contemplativos.UFPRCristina Lopez, DeboraViana, LuanaKárita Alves, TicianeStefani Ferreira, LaísFrancielle dos Santos, Priscila2015-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/4363510.5380/2238-0701.2015n10p181-198Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 181-1982238-070110.5380/am.v1i10reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43635/26982info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-26T00:07:56Zoai:revistas.ufpr.br:article/43635Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2023-08-26T00:07:56Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
title Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
spellingShingle Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
Cristina Lopez, Debora
Rádio; Audiência; Mediamorfose; Convergência.
Cristina Lopez, Debora
Rádio; Audiência; Mediamorfose; Convergência.
title_short Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
title_full Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
title_fullStr Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
title_full_unstemmed Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
title_sort Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio
author Cristina Lopez, Debora
author_facet Cristina Lopez, Debora
Cristina Lopez, Debora
Viana, Luana
Kárita Alves, Ticiane
Stefani Ferreira, Laís
Francielle dos Santos, Priscila
Viana, Luana
Kárita Alves, Ticiane
Stefani Ferreira, Laís
Francielle dos Santos, Priscila
author_role author
author2 Viana, Luana
Kárita Alves, Ticiane
Stefani Ferreira, Laís
Francielle dos Santos, Priscila
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Lopez, Debora
Viana, Luana
Kárita Alves, Ticiane
Stefani Ferreira, Laís
Francielle dos Santos, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Rádio; Audiência; Mediamorfose; Convergência.
topic Rádio; Audiência; Mediamorfose; Convergência.
description O presente artigo busca, a partir de um percurso histórico-descritivo, desenhar o perfil da audiência radiofônica no cenário da convergência. Para isso, construímos uma revisão de literatura organizada a partir dos marcos da história do meio, observando a importância da audiência na definição de sua essência, de seu conteúdo e de suas características. Trata-se de um olhar quase ensaístico, em que se busca compreender o fenômeno a partir de seu contexto. O estudo, que integra a primeira etapa de um projeto mais amplo, indica uma reversão na relação entre o rádio e sua audiência, passando de uma lógica verticalizada para outra inicialmente horizontalizada, que contempla sujeitos mais ativos e menos contemplativos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43635
10.5380/2238-0701.2015n10p181-198
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43635
identifier_str_mv 10.5380/2238-0701.2015n10p181-198
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/43635/26982
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 10 - JUL/DEZ (2015); 181-198
2238-0701
10.5380/am.v1i10
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1822225038479196160
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5380/2238-0701.2015n10p181-198