O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Regina Riter de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/74434
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Landolfi Maia
id UFPR_03fd489d402b84b25dd142c4ce88452d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/74434
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Matos, Regina Riter deBridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede NacionalMaia, Fernanda Landolfi, 1982-2022-03-24T18:51:37Z2022-03-24T18:51:37Z2021https://hdl.handle.net/1884/74434Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Landolfi MaiaCoorientadora: Profa. Dra. Maria Aparecida da Cruz BridiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO). Defesa : Curitiba, 25/11/2021Inclui referências: p. 106-111Resumo: A crise pandêmica causada pela COVID-19 transformou em âmbito global os padrões de vida de todas as pessoas, em função das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de distanciamento social. A sociedade brasileira teve suas rotinas e dinâmicas sociais alteradas, escolas e universidades fecharam suas portas e adotaram modalidades de trabalho remotas, com o intuito de preservar a vida. As relações de trabalho foram alteradas em diferentes setores da economia, com a migração do trabalho para os domicílios dos trabalhadores. No setor de serviços, o segmento da educação teve grandes mudanças. No Estado do Paraná foram adotadas as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o ensino remoto emergencial (ERE), uma solução temporária para disponibilizar um formato de ensino-aprendizagem, modalidade de trabalho que chegou repleta de desafios no que tange a aprendizagem para docentes, que precisaram adaptar-se às novas configurações do trabalho de maneira remota. A presente dissertação de mestrado tem como objetivo compreender as dinâmicas dessa modalidade e, sobretudo, levantar as condições objetivas de trabalho dos docentes. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa aplicada e exploratória, de abordagem qualitativa e quantitativa, trazendo os resultados da aplicação de um questionário na plataforma Google Forms, com 32 questões e que contou com a participação de docentes voluntários da rede estadual de ensino do Paraná, com um total de 149 respostas consideradas válidas, além de entrevistas com 6 professores da disciplina de sociologia e com uma representante sindical. Entre os achados da pesquisa observou-se que o ensino remoto ampliou as pressões sobre os professores, intensificando o trabalho e alterou a dinâmica doméstica e familiar. Identificaram-se, entre as dificuldades nessa modalidade de trabalho, problemas quanto ao uso das ferramentas digitais, a falta de equipamentos e móveis adequados para o labor em suas residências, porém, impelidos pelo contexto pandêmico e pela necessidade de desenvolver novas dinâmicas de aprendizagem, adaptaram-se ao trabalho remoto, assumindo integralmente os custos e o ônus do trabalho nas novas condições.Abstract: The pandemic crisis caused by COVID-19 has transformed the living standards of all people globally, as a result of the recommendations of the World Health Organization (WHO) of social distancing. Brazilian society had its social routines and dynamics altered, schools and universities closed their doors and adopted remote work methods, in order to preserve life. Labor relations have changed in different sectors of the economy, with the migration of work to workers' homes. In the service sector, the Education segment has undergone major changes. In the State of Paraná, Digital Information and Communication Technologies (TDIC) were adopted for emergency remote teaching (ERE), a temporary solution to provide a teaching-learning format, a work modality that came full of challenges in terms of learning for teachers, who needed to adapt to the new work settings remotely. This master's thesis aims to understand the dynamics of this modality and, above all, to raise the objective working conditions of teachers. In methodological terms, it is an applied and exploratory research, with a qualitative and quantitative approach, bringing the results of the application of a questionnaire on the Google Forms platform, with 32 questions and with the participation of volunteer teachers from the state education system from Paraná, with a total of 149 responses considered valid, in addition to interviews with 6 sociology professors and a union representative. Among the research findings, it was observed that remote teaching increased the pressure on teachers, intensifying work and changing the domestic and family dynamics. Among the difficulties in this type of work, problems related to the use of digital tools, the lack of adequate equipment and furniture for working in their homes were identified, however, driven by the pandemic context and the need to develop new learning dynamics, they adapted to remote work, fully assuming the costs and burden of work under the new conditions.1 arquivo (120 p.) : PDF.application/pdfEscolas publicas - ParanáEnsinoCOVID-19 (doença)ProfessoresTeletrabalhoEnsino à distânciaSociologiaO trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - REGINA RITER DE MATOS.pdfapplication/pdf3196327https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74434/1/R%20-%20D%20-%20REGINA%20RITER%20DE%20MATOS.pdffcd0c7e935464503f8dda032bfa37eb0MD51open access1884/744342022-03-24 15:51:37.106open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/74434Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-03-24T18:51:37Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
title O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
spellingShingle O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
Matos, Regina Riter de
Escolas publicas - Paraná
Ensino
COVID-19 (doença)
Professores
Teletrabalho
Ensino à distância
Sociologia
title_short O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
title_full O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
title_fullStr O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
title_full_unstemmed O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
title_sort O trabalho remoto docente na rede pública de ensino paranaense durante a pandemia do Covid 19
author Matos, Regina Riter de
author_facet Matos, Regina Riter de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bridi, Maria Aparecida da Cruz, 1964-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Matos, Regina Riter de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maia, Fernanda Landolfi, 1982-
contributor_str_mv Maia, Fernanda Landolfi, 1982-
dc.subject.por.fl_str_mv Escolas publicas - Paraná
Ensino
COVID-19 (doença)
Professores
Teletrabalho
Ensino à distância
Sociologia
topic Escolas publicas - Paraná
Ensino
COVID-19 (doença)
Professores
Teletrabalho
Ensino à distância
Sociologia
description Orientadora: Profa. Dra. Fernanda Landolfi Maia
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-24T18:51:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-24T18:51:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/74434
url https://hdl.handle.net/1884/74434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (120 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/74434/1/R%20-%20D%20-%20REGINA%20RITER%20DE%20MATOS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fcd0c7e935464503f8dda032bfa37eb0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860876272140288