Medidas cognitivas para o ensino de conceitos visuais com sistemas tutores inteligentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pimentel, Andrey Ricardo, 1965-
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25442
Resumo: Orientador: Alexandre Ibrahim Direne
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spelling Pimentel, Andrey Ricardo, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaDirene, Alexandre Ibrahim2022-08-10T18:55:04Z2022-08-10T18:55:04Z1997https://hdl.handle.net/1884/25442Orientador: Alexandre Ibrahim DireneDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias ExatasEste trabalho apresenta um conjunto de medidas para descrever cognitivamente a base de imagens radiológicas do sistema RUI [Dir93], visando possibilitar uma escolha adequada da próxima imagem a ser trabalhada com o aprendiz. Isto visa minimizar o tempo de aprendizado e possibilitar a utilização de diversas estratégias pedagógicas. Faz-se uma revisão sobre o ensino de conceitos, particularmente sobre o ensino de conceitos visuais, tanto da maneira convencional como através de sistemas computacionais, passando por ambientes de autoria. Apresenta-se um estudo de caso realizado para exemplificar a utilização das medidas cognitivas no ensino de diagnóstico em tomografias computadorizadas de tumores cerebrais. Descreve-se uma ferramenta para a utilização das medidas cognitivas, chamada Sequence, integrada ao sistema RUI. Faz-se, também algumas considerações e avaliações sobre a utilização de medidas cognitivas por sistema tutor inteligente (ITS) e a aplicabilidade de tais medidas ao ensino de uma classe significativamente diferente de domínios.This work presents a set of measures for describing cognitively the radiological image database of the RUI system [Dir93] to allow an adequate choice of the next image to be presented to the learner. The goal is to minimize the learning time and to permit the implementation of a wider variety of pedagogic strategies. The literature on concept teaching is reviewed, particularly on visual concept tutoring, concerning both the traditional and computer-based lines. Authoring environments are also surveyed. A case study to exemplify the teaching of brain tumor diagnosis through CT-scans is presented. An implemented software tool, called Sequence, that supports the authoring process using cognitive measures is described, focusing on its integration to the RUI environment. Discussions about the use of cognitive measures in ITS for a range of visual domains is raised, as well as the applicability of such measures in a significantly different class of domains.109f. : il. ; 30cm.application/pdfDisponível em formato digitalTesesCiencia cognitivaSistemas tutoriais inteligentesEnsino auxiliado por computadorMetodos acelerados do ensinoCiencia da ComputaçãoMedidas cognitivas para o ensino de conceitos visuais com sistemas tutores inteligentesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - PIMENTEL, ANDREY RICARDO.pdfapplication/pdf9937978https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25442/1/D%20-%20PIMENTEL%2c%20ANDREY%20RICARDO.pdfbc2574f2c549273e5966ea106204172aMD51open accessTEXTD - PIMENTEL, ANDREY RICARDO.pdf.txtExtracted Texttext/plain180501https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25442/2/D%20-%20PIMENTEL%2c%20ANDREY%20RICARDO.pdf.txtf836628526a677e8b55b14b9414714a2MD52open accessTHUMBNAILD - PIMENTEL, ANDREY RICARDO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1175https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25442/3/D%20-%20PIMENTEL%2c%20ANDREY%20RICARDO.pdf.jpgc12ea311c6ba669a88f4ebeb747cba03MD53open access1884/254422022-08-10 15:55:04.456open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25442Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-10T18:55:04Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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