Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Ana Cecília Romano de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/42790
Resumo: Orientadora: Profª Drª Ivanilda Higa
id UFPR_07ec193a5a5987924023af19ed52fcdc
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/42790
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Mello, Ana Cecília Romano deUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoHiga, Ivanilda, 1970-2016-05-23T22:39:54Z2016-05-23T22:39:54Z2015http://hdl.handle.net/1884/42790Orientadora: Profª Drª Ivanilda HigaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 10/12/2015Inclui referências : f. 189-197Resumo: Esta investigação tem como principal objetivo compreender o desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio na socialização com os estagiários da licenciatura em Ciências Biológicas. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, na qual foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com cinco professores da Educação Básica da cidade de Curitiba (PR), supervisores de estagiários de Ciências Biológicas. Para a análise relacionam-se aspectos da trajetória dos professores com sua possibilidade de desenvolvimento profissional durante a supervisão de estágio. Ao mesmo tempo, articulou-se sua trajetória às condições concretas de supervisão, no que diz respeito à sua carreira, à escola, à parceria com a universidade e a escola, entre outros, que de alguma forma, influenciam na compreensão de seu desenvolvimento profissional durante o estágio. Essa articulação é feita tomando-se como base as contribuições de Day e Bourdieu, principalmente. Analisou-se também a articulação entre suas condições de supervisão e sua autonomia na relação com a universidade, assim como a autonomia da escola frente à universidade, entendendo essa relação como uma relação de poder entre campos educacionais. De forma geral, o desenvolvimento profissional durante o estágio possibilitado aos cinco professores ocorre como uma Ajuda no Trabalho. Também foi possível identificar os sentidos de Aspectos Materiais, Informativos, Conhecimentos e Motivacionais, a depender da trajetória e das condições de supervisão de cada professor. Percebe-se que a relação estabelecida por parte da universidade com os professores supervisores de estágio gera uma dependência destes com relação ao conhecimento e às pesquisas produzidos na universidade, assim como, da ajuda dos estagiários no seu trabalho. Nesse sentido, o estágio, apesar de possibilitar desenvolvimento profissional para os professores, reforça relações tecnicistas e pouco autônomas. Ressalta-se o caso de um professor que no seu relato faz referência à cultura de aprendizagem da sua escola, o que, aparentemente, torna possível uma menor dependência desse professor em relação aos conhecimentos produzidos pela universidade, uma vez que na sua escola também se estimula essa produção. Considera-se necessário, portanto, investir em parcerias entre universidade e escola que não reforcem a violência simbólica da universidade sobre a escola e possibilitem estágio supervisionado como forma de desenvolvimento profissional para os professores da Educação Básica articulado com suas necessidades formativas e que extrapolem a lógica tecnicista no trabalho do professor, podendo estimular sua autonomia e a autonomia da escola.Abstract: This research aims to understand the professional development of the internship supervisor teachers at the socialization with the interns in Biological Sciences degree. It is a qualitative research, in which interviews were conducted with five teachers of Basic Education in the city of Curitiba (PR), whom were at the time supervisors of the Biological Sciences interns. For the analysis relate to aspects of the trajectory of the teachers that they were building their possibility of professional development during the internship supervision. At the same time, their career trajectory were articulated to the specific supervision conditions, regarding to their career, to the school, to the university-school partnership, among others, that in some way, influence the understanding of their professional development during the internship supervision. This articulation is made based on Day's and Bourdieu's conceptual framework, mostly. It was also examined the link between their conditions of supervision and autonomy in the relationship with the university, as well as the school autonomy face to the university autonomy, understanding this as a power relationship between educational fields. Generally, the professional development enabled to the five teachers during the training comes as a Help at Work. It was also possible to identify the ideas of Material Aspects, Information, Knowledge and Motivation, depending on their trajectory and their supervisory conditions. It can be seen that the relationship established by the university with the internship supervisors teachers creates a dependency of these with respect to knowledge and research produced at the university, as well as the help of interns in their work. In this sense, the internship, although enabling professional development for teachers, reinforces technicism and little autonomous relations. It is highlighted a case of a teacher who in his report refers to his school's learning culture, which apparently makes possible a smaller dependence of this teacher on the knowledge produced by the university, since in his school it is encouraged such production. It is considered necessary, therefore, to invest in university-school partnership that does not reinforce the symbolic violence of the University on the School. And also enable the supervised internship as a form of professional development to the Basic Education teachers, articulated to their formation needs and that goes beyond the technicist logic in the teacher's work, stimulating their autonomy and the school autonomy.203 f. : il.application/pdfDisponível em formato digitalEstágio supervisionadoSupervisores escolaresDesenvolvimento humanoDesenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - ANA CECILIA ROMANO DE MELLO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1190https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42790/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CECILIA%20ROMANO%20DE%20MELLO.pdf.jpga3ab2f674648fd75a6fc40dcd5bf376bMD51open accessTEXTR - D - ANA CECILIA ROMANO DE MELLO.pdf.txtExtracted Texttext/plain415926https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42790/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CECILIA%20ROMANO%20DE%20MELLO.pdf.txtd79913a269c693b9281259739b6293b8MD52open accessORIGINALR - D - ANA CECILIA ROMANO DE MELLO.pdfapplication/pdf4454814https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42790/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CECILIA%20ROMANO%20DE%20MELLO.pdfbf7deaa6c440106e1b9039450ea01d8dMD53open access1884/427902016-05-23 19:39:54.892open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/42790Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-05-23T22:39:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
title Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
spellingShingle Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
Mello, Ana Cecília Romano de
Estágio supervisionado
Supervisores escolares
Desenvolvimento humano
title_short Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
title_full Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
title_fullStr Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
title_sort Desenvolvimento profissional do professor supervisor de estágio durante a socialização com estagiários de ciências biológicas
author Mello, Ana Cecília Romano de
author_facet Mello, Ana Cecília Romano de
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Ana Cecília Romano de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Higa, Ivanilda, 1970-
contributor_str_mv Higa, Ivanilda, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio supervisionado
Supervisores escolares
Desenvolvimento humano
topic Estágio supervisionado
Supervisores escolares
Desenvolvimento humano
description Orientadora: Profª Drª Ivanilda Higa
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-05-23T22:39:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-05-23T22:39:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/42790
url http://hdl.handle.net/1884/42790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42790/1/R%20-%20D%20-%20ANA%20CECILIA%20ROMANO%20DE%20MELLO.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42790/2/R%20-%20D%20-%20ANA%20CECILIA%20ROMANO%20DE%20MELLO.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/42790/3/R%20-%20D%20-%20ANA%20CECILIA%20ROMANO%20DE%20MELLO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv a3ab2f674648fd75a6fc40dcd5bf376b
d79913a269c693b9281259739b6293b8
bf7deaa6c440106e1b9039450ea01d8d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860347411300352