A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/77360 |
Resumo: | Orientadora: Nina Pagnan |
id |
UFPR_0bc74e3dcd8d0bcd5d93e6350b411538 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77360 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Costa, Corine Vanessa LosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino MédioPagnan, Nina Amalia Brancia2022-08-03T15:51:27Z2022-08-03T15:51:27Z2019https://hdl.handle.net/1884/77360Orientadora: Nina PagnanMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.Resumo: O ensino de genética é para os estudantes do ensino médio, muitas vezes visto como teórico, com muitos cálculos e sem sentido. Fazer uso de metodologias que façam com que o estudante se interesse pelo assunto é o grande desafio do professor de biologia contemporâneo. Este trabalho vem apresentar uma proposta de ensino de genética aliando a leitura e a problematização através do uso de heredogramas. Ao longo deste estudo foram usadas características fenotípicas dos estudantes, para, a partir disso, iniciar o processo de ensino aprendizagem, visando fortalecer a contextualização deste aprendizado, bem como para permitir que este conteúdo faça sentido à vida do estudante. Este tipo de metodologia favorece o anseio e desenvolve o desejo pela aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que o trabalho com o uso de textos diversos, encontrados na web, desde que mediados pelo professor, pode servir para o desenvolvimento de uma leitura crítica e concisa.1 recurso online : PDF.application/pdfGenéticaFormação de professoresBiologia - Estudo e ensinoA leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCORINE VANESSA LOS COSTA.pdfapplication/pdf329635https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77360/1/CORINE%20VANESSA%20LOS%20COSTA.pdfb54e3e57e0c6a2764026dbb170ad4a0eMD51open access1884/773602022-08-03 12:51:27.084open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77360Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-03T15:51:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética |
title |
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética |
spellingShingle |
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética Costa, Corine Vanessa Los Genética Formação de professores Biologia - Estudo e ensino |
title_short |
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética |
title_full |
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética |
title_fullStr |
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética |
title_full_unstemmed |
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética |
title_sort |
A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética |
author |
Costa, Corine Vanessa Los |
author_facet |
Costa, Corine Vanessa Los |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Corine Vanessa Los |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pagnan, Nina Amalia Brancia |
contributor_str_mv |
Pagnan, Nina Amalia Brancia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Genética Formação de professores Biologia - Estudo e ensino |
topic |
Genética Formação de professores Biologia - Estudo e ensino |
description |
Orientadora: Nina Pagnan |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-03T15:51:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-03T15:51:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/77360 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/77360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77360/1/CORINE%20VANESSA%20LOS%20COSTA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b54e3e57e0c6a2764026dbb170ad4a0e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860611564371968 |