A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Corine Vanessa Los
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77360
Resumo: Orientadora: Nina Pagnan
id UFPR_0bc74e3dcd8d0bcd5d93e6350b411538
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77360
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Costa, Corine Vanessa LosUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino MédioPagnan, Nina Amalia Brancia2022-08-03T15:51:27Z2022-08-03T15:51:27Z2019https://hdl.handle.net/1884/77360Orientadora: Nina PagnanMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Genética para professores do Ensino Médio.Resumo: O ensino de genética é para os estudantes do ensino médio, muitas vezes visto como teórico, com muitos cálculos e sem sentido. Fazer uso de metodologias que façam com que o estudante se interesse pelo assunto é o grande desafio do professor de biologia contemporâneo. Este trabalho vem apresentar uma proposta de ensino de genética aliando a leitura e a problematização através do uso de heredogramas. Ao longo deste estudo foram usadas características fenotípicas dos estudantes, para, a partir disso, iniciar o processo de ensino aprendizagem, visando fortalecer a contextualização deste aprendizado, bem como para permitir que este conteúdo faça sentido à vida do estudante. Este tipo de metodologia favorece o anseio e desenvolve o desejo pela aprendizagem. Os resultados obtidos mostram que o trabalho com o uso de textos diversos, encontrados na web, desde que mediados pelo professor, pode servir para o desenvolvimento de uma leitura crítica e concisa.1 recurso online : PDF.application/pdfGenéticaFormação de professoresBiologia - Estudo e ensinoA leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCORINE VANESSA LOS COSTA.pdfapplication/pdf329635https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77360/1/CORINE%20VANESSA%20LOS%20COSTA.pdfb54e3e57e0c6a2764026dbb170ad4a0eMD51open access1884/773602022-08-03 12:51:27.084open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77360Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-03T15:51:27Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
title A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
spellingShingle A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
Costa, Corine Vanessa Los
Genética
Formação de professores
Biologia - Estudo e ensino
title_short A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
title_full A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
title_fullStr A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
title_full_unstemmed A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
title_sort A leitura e o uso de heredogramas como problematização no ensino de genética
author Costa, Corine Vanessa Los
author_facet Costa, Corine Vanessa Los
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Corine Vanessa Los
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pagnan, Nina Amalia Brancia
contributor_str_mv Pagnan, Nina Amalia Brancia
dc.subject.por.fl_str_mv Genética
Formação de professores
Biologia - Estudo e ensino
topic Genética
Formação de professores
Biologia - Estudo e ensino
description Orientadora: Nina Pagnan
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-03T15:51:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-03T15:51:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77360
url https://hdl.handle.net/1884/77360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77360/1/CORINE%20VANESSA%20LOS%20COSTA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv b54e3e57e0c6a2764026dbb170ad4a0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860611564371968