O sujeito da experiência em experiência formativa : o papel dos agentes formativos e seus saberes no processo de formação docente inicial a partir do estágio curricular supervisionado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beladelli, Ediana Maria Noatto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/86175
Resumo: Orientadora: Prof.ª. Drª. Marília Andrade Torales Campos
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spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCampos, Marília Andrade Torales, 1968-Beladelli, Ediana Maria Noatto2024-03-11T18:50:28Z2024-03-11T18:50:28Z2022https://hdl.handle.net/1884/86175Orientadora: Prof.ª. Drª. Marília Andrade Torales CamposTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/08/2023Inclui referênciasÁrea de concentração: Cultura, Escola e Processos Formativos em EducaçãoResumo: A presente pesquisa, que conduziu a elaboração da tese de doutoramento em Educação, está inserida na Linha de pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação, especificamente na temática Estágio Curricular Supervisionado no contexto da formação inicial de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se pela relevância do tema no contexto da profissionalização docente, bem como pela possibilidade de compreender o papel dos agentes formativos (as instituições formadoras, os campos de estágio e o estagiário como sujeito do processo formativo) e seus saberes no processo de formação inicial. A pesquisa demonstra potencial para ampliar as reflexões sobre a formação docente inicial para além da dicotomia entre teoria e prática anunciadas recorrentemente nos estudos referentes ao Estágio Curricular Supervisionado. A problemática de investigação parte da seguinte questão: como nos formamos professoras no contexto da formação docente inicial, considerando os agentes formativos e seus saberes a partir do estágio curricular supervisionado? A partir dessa provocação, a proposta da pesquisa consistiu em explorar outra possibilidade de pensar a formação docente inicial, por meio do par experiência /sentido (LARROSA, 2022) com o anseio de reconhecer a experiência como um campo formativo que se difere da prática e investigar os saberes docentes provindos da experiência de estágio curricular supervisionado realizadas no curso de Pedagogia, concebendo o estagiário como um sujeito da experiência. Tem por objeto de estudo os agentes formativos e seus saberes no processo de formação docente inicial a partir do estágio curricular supervisionado considerando o estagiário como sujeito da experiência. O objetivo geral dessa pesquisa consiste em descrever e analisar a percepção dos sujeitos na experiência formativa vivida durante o estágio supervisionado do curso de Pedagogia, considerando a influência dos diferentes agentes formativos no processo de construção dos saberes docentes. A pesquisa se fundamenta na abordagem qualitativa, tendo como técnica de produção de dados o grupo focal e para a análise a técnica interpretativa proposta pela Análise de Conteúdo (Bardin, 1977). Os resultados demonstram que a premissa do estudo que concebe a formação como um sistema que reconhece e articula os agentes formativos é significativa e válida para o entendimento das especificidades dos campos de formação, porém aponta que esse sistema é mais complexo do que parece, pois por meio dele ocorre um processo de formação, que além de articular os agentes formativos apresenta intersecções que são construídas pelos sujeitos da experiência. Cada agente formativo é específico enquanto campo de formação, e tem suas características próprias de contribuição no desenvolvimento dos saberes docentes, porém são os sujeitos que fazem parte de cada campo que mobilizam o processo formativo. Além disso, há saberes que são construídos pela experiência que atravessam o campo teórico e prático do processo de formação, fazendo com que a aprendizagem da profissão docente seja marcada por sentidos e significados provindos da experiência vivenciada pelo sujeito em sua formação. Não são os agentes enquanto campos formativos que formam as pessoas, mas as pessoas que deles fazem parte. E cada agente formativo desempenha um papel importante que se entrelaçam no processo de formação docente.Abstract: The present research, which conduct the elaboration of the doctoral thesis in Education, is inserted in the research line Culture, School and Formative Processes in Education, specifically in the theme Supervised Curricular Internship in the context of the initial formation of teachers of the first Years of Elementary School. It is justified by the relevance of the theme in the context of teacher's professionalization, as well as the possibility of understanding the role of training agents (the training institutions, internship fields and the intern as a subject of the training process) and their knowledge in the initial training process. The research demonstrates the potential to expand reflections about the initial teacher training to beyond the dichotomy between theory and practice recurrently announced in studies referring to the Supervised Curricular Internship. The investigation problem starts from the following question: How do we train teachers in the context of initial teacher training, considering the training agents and their knowledge from the supervised curricular internship? Considering this provocation, the research proposal consisted of exploring another possibility of thinking about initial teacher training, considering the pair experience/meaning (LARROSA, 2022) with the desire to recognize the experience as a training field that differs from practice and to investigate the teaching knowledge arising from the supervised curricular internship experience carried out in the Pedagogy course, conceiving the intern as a subject of the experience Its object of study is the training agents and their knowledge in the initial teacher training process from the supervised curricular internship. The general objective of the research is to analyze the role of training agents (institutions that train Higher Education / theoretical field - Centers for practical activities / practical field, of pedagogical practice - Trainee / as a field of experience: subject of experience), their knowledge and the relationship they establish with each other in the initial teacher training process from the supervised curricular internship. The research is based on a qualitative approach, using the focus group as a data collection technique and the interpretative technique proposed by Content Analysis (Bardin, 1977) for analysis. The results show that the premise of the study that conceives training as a system that recognizes and articulates training agents is significant and valid for understanding the specificities of training fields, but points out that this system is more complex than it seems, because Through it, a training process takes place, which, in addition to articulating the training agents, presents intersections that are constructed by the subjects of the experience. Each training agent is specific as a training field, and has its own contribution characteristics in the development of teaching knowledge, but it is the subjects who are part of each field who mobilize the training process. In addition, there is knowledge that is built by experience that crosses the theoretical and practical field of the training process, making the learning of the teaching profession marked by senses and meanings arising from the experience lived by the subject of the experience in training experience. It is not the agents as formative fields that form people, but the people who are part of it. And each training agent plays an important role that is intertwined in the teacher training process.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação - Estudo e ensinoProfessores - FormaçãoEstagios supervisionadosPedagogosEducaçãoO sujeito da experiência em experiência formativa : o papel dos agentes formativos e seus saberes no processo de formação docente inicial a partir do estágio curricular supervisionadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - EDIANA MARIA NOATTO BELADELLI.pdfapplication/pdf1763823https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/86175/1/R%20-%20T%20-%20EDIANA%20MARIA%20NOATTO%20BELADELLI.pdf2c30cbff6469a3afc17aaab54d1e8d25MD51open access1884/861752024-03-11 15:50:28.469open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/86175Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-03-11T18:50:28Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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