Gestão democrática em escolas públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coradin, Sedenir Antonio
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/68639
Resumo: Orientadora : Monica Ribeiro da Silva
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spelling Coradin, Sedenir AntonioSilva, Monica Ribeiro da, 1960-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Gestão Escolar2021-01-27T20:05:17Z2021-01-27T20:05:17Z2010.https://hdl.handle.net/1884/68639Orientadora : Monica Ribeiro da SilvaMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Gestão EscolarResumo: Atualmente as escolas tem sido considerada, nos últimos anos, em todo o mundo, objetivo de atenção, ocupando um espaço de compromisso e competência humana teórica, técnica e política. A gestão da educação, atualmente, ultrapassou as formas estritamente racionais, técnicas e mecânicas que a caracterizaram durante muitos anos, vivendo atualmente num contexto de reforma educacional desde o início dos anos 90. Tais mudanças ampliaram o poder dos diferentes segmentos sociais, garantindo maior participação nos processos constitutivos da democratização e na organização das escolas públicas. O presente trabalho demonstra o papel dos gestores e o compromisso dos mesmos com a educação. Identifica, o trabalho da gestão democrática na educação, enfocando, entretanto, que o sucesso é uma construção que se faz por meio da participação do trabalho coletivo da comunidade escolar. E, por fim, faz uma breve contextualização da reforma educacional a partir dos anos 1990.Resumen: Las escuelas se han considerado actualmente, estos últimos años, en el mundo entero, objetivo de la atención, ocupando un espacio del humano teórico de la comisión y de la capacidad, técnica y política. La gerencia de la educación, terminante excedió actualmente las formas racionales, técnicas mecánicas y eso la había caracterizado durante muchos años, viviendo actualmente en un contexto de la reforma educativa desde el principio de los años 90. Tales cambios habían ampliado la energía de los diversos segmentos sociales, garantizando una participación más grande en los procesos constitutivos de la democratización y en la organización de las escuelas públicas. El actual trabajo demuestra al papel de los encargados y a la comisión los mismos con la educación. Identifica, el trabajo de la gerencia democrática en Ia educación, enfocándose, sin embargo, que el éxito es una construcción que si las marcas por medio de Ia participación del trabajo colectivo del referente a comunidad de la escuela. E, finalmente, y marcas un breve contextualização de la reforma educativa a partir de los años 1990.[11 f.].application/pdfGestão democráticaEscolas publicasReforma do ensinoGestão democrática em escolas públicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALE - SEDENIR ANTONIO CORADIN.pdfapplication/pdf140312https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/68639/1/E%20-%20SEDENIR%20ANTONIO%20CORADIN.pdf1a5c797a6c062f1d7a0ba4e35066a5b9MD51open access1884/686392021-01-27 17:05:18.08open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/68639Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-01-27T20:05:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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