A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Cristina Elena Taborda, 1979-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/62740
Resumo: Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_12d37bad8436baf7d2caff5a2006f3b2
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/62740
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Ribas, Cristina Elena Taborda, 1979-Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2019-08-27T12:19:20Z2019-08-27T12:19:20Z2019https://hdl.handle.net/1884/62740Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 27/03/2019Inclui referências: p. 122-127Resumo: Essa pesquisa se insere no campo de investigação da Educação Histórica, na qual tem como premissa a aprendizagem histórica de estudantes quilombolas sobre a História Difícil (Burdening History) do Vale do Ribeira. O desenvolvimento dessa pesquisa fez parte do projeto da CAPES: Memórias Brasileiras - Conflitos Sociais, o qual teve o trabalho apresentado pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, da Universidade Federal do Paraná, inscrito sob o título "Indígenas, Quilombolas e Napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira". Fundamentou-se nas concepções de autores como Rüsen (2001, 2011, 2014, 2015); von Borries (2016) e Assmann (2011). O objetivo principal foi refletir a respeito do contraponto entre a formação do pensamento histórico, a construção da consciência histórica desses estudantes quilombolas sobre os conteúdos curriculares que podem ser considerados as memórias sobre as histórias difíceis da população quilombola do Vale do Ribeira, mais especificamente, a comunidade remanescente quilombola João Surá, na zona rural do município de Adrianópolis-PR. Fez-se um diálogo entre a concepção de cultura escolar abordada por Forquin (1993), Rockwell (1995), Goodson (1998) e Sacristán (1998), a fim de compreender o universo escolar e suas contradições, apresentando elementos da cultura pautada em tradições escolares, representadas pelos currículos prescritos e pelas ações do currículo oculto. Nas respostas dos estudantes, foi possível perceber o quanto a história difícil sobre os antepassados, às realidades de lutas, a resistência, são muito vivas nas memórias dos sujeitos do Colégio Diogo Ramos. Palavras-chave: Consciência Histórica. Aprendizagem Histórica. Didática da História. Educação Histórica.Abstract: This research is part of the research field of Historical Education, which has as its premise the historical learning of quilombola students on the Burdening History of the Ribeira Valley. The development of this research was part of the CAPES project: Memórias Brasileiras - Conflitos Sociais, which was presented by the Research Laboratory of Historical Education, Federal University of Paraná, inscribed under the title "Indigenous, Quilombolas and Napalm: a history of the guerrilla of the Ribeira Valley ". It was based on the conceptions of authors such as Rüsen (2001, 2011, 2014, 2015); von Borries (2016) and Assmann (2011). The main objective was to reflect on the counterpoint between the formation of historical thought, the construction of the historical consciousness of these quilombola students on the curricular contents that can be considered the memories about the difficult histories of the quilombola population of Vale do Ribeira, more specifically, the community remaining in the rural area of the municipality of Adrianópolis-PR. Formal (1993), Rockwell (1995), Goodson (1998) and Sacristán (1998) discussed the concept of school culture in order to understand the school universe and its contradictions, presenting elements of the culture based on traditions, represented by the prescribed curricula and by the actions of the hidden curriculum. In the students' responses, it was possible to perceive how difficult the story about the ancestors, the realities of struggles, the resistance, are very vivid in the memories of the subjects of the Diogo Ramos College. Keywords: Historical Consciousness. Historical Learning. Didactics of History. Historical Education.130 p. : il. (algumas color.).application/pdfQuilombolasEducação - HistóriaBrasil - HistóriaEducaçãoA história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curricularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CRISTINA ELENA TABORDA RIBAS.pdfapplication/pdf2366246https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62740/1/R%20-%20D%20-%20CRISTINA%20ELENA%20TABORDA%20RIBAS.pdf6ae521e95116bdace34c117b80e69299MD51open access1884/627402019-08-27 09:19:20.955open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/62740Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-08-27T12:19:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
title A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
spellingShingle A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
Ribas, Cristina Elena Taborda, 1979-
Quilombolas
Educação - História
Brasil - História
Educação
title_short A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
title_full A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
title_fullStr A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
title_full_unstemmed A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
title_sort A história difícil do Brasil : contraponto entre o pensamento histórico, a consciência histórica de jovens quilombolas e os conteúdos curriculares
author Ribas, Cristina Elena Taborda, 1979-
author_facet Ribas, Cristina Elena Taborda, 1979-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Cristina Elena Taborda, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Quilombolas
Educação - História
Brasil - História
Educação
topic Quilombolas
Educação - História
Brasil - História
Educação
description Orientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-27T12:19:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-27T12:19:20Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/62740
url https://hdl.handle.net/1884/62740
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 130 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/62740/1/R%20-%20D%20-%20CRISTINA%20ELENA%20TABORDA%20RIBAS.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ae521e95116bdace34c117b80e69299
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860337171955712