A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/55187 |
Resumo: | Orientadora : Profa. Dra. Kerstin Reinke |
id |
UFPR_1b88ce075a608711b01287a2a61d7123 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55187 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Wolf, Dagny UrteReinke, KerstinDrozdowska-Broering, Izabela, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-05-28T17:55:44Z2019-05-28T17:55:44Z2017https://hdl.handle.net/1884/55187Orientadora : Profa. Dra. Kerstin ReinkeCoorientadora : Dra. Izabela Drozdowska-BroeringDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/09/2017Inclui referências : p. 116-121Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar indicações fundamentadas para a adaptação de exercícios de pronúncia assim como material didático de fonética no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE. Por meio de métodos científicos e empíricos, fatores específicos de aprendizes brasileiros foram, em primeiro lugar, sistematicamente identificados. Mediante a análise fonético-fonológica contrastiva, atenção particular é dada ao fator de língua de partida, que revelou-se, por causa de interferências, o motivo principal para erros de pronúncia. Além do aspecto linguístico, fatores pessoais, culturais e relacionados às tradições de aprendizado foram levantados com o auxílio de um questionário. A etapa seguinte consiste na aplicação metódico-didática dos fatores levantados sob forma de indicações concretas a favor de uma adaptação dos exercícios de pronúncias à especificidade do público alvo. A dissertação destina-se tanto aos professores de alemão como LE, cujos aprendizes têm como língua materna o português brasileiro, quanto aos cientistas realizando pesquisas no âmbito da fonética e fonologia contrastiva assim como a especificidade do público alvo no contexto de alemão como LE. Palavras-chave: Fonética Contrastiva Alemão - Português Brasileiro; Análise de Interferências; Especificidade do Público-alvo; Material Didático de Fonética; Exercícios de Pronúncia; Alemão como Língua EstrangeiraAbstract: Zusammenfassung: Das Ziel der Masterarbeit liegt im Entwickeln von fundierten Hinweisen zur zielgruppenspezifischen Ausspracheschulung sowie phonetischem Lehr- und Lernmaterial im Bereich Deutsch als Fremdsprache für brasilianische Lernende. Anhand wissenschaftlicher und empirischer Methoden wurden zielgruppenspezifische Faktoren zunächst systematisch eruiert. Dem Faktor Ausgangssprache kommt im Rahmen einer kontrastiven phonetisch-phonologischen Analyse besondere Aufmerksamkeit zuteil, da er sich aufgrund von Interferenzen als Hauptursache für phonetische Normabweichungen herausgestellt hat. Über den linguistischen Aspekt hinaus wurden persönliche, kulturelle und lerntraditionsbezogene Faktoren mittels einer Fragebogenerhebung ermittelt. Der darauffolgende Schritt umfasste eine methodisch-didaktische Applizierung der eruierten Faktoren in Form konkreter Hinweise zur zielgruppenspezifischen Ausspracheschulung brasilianischer Lerner. Die Masterarbeit richtet sich sowohl an DaF-Lehrkräfte, deren Lernendengruppen brasilianisches Portugiesisch als Ausgangssprache mitbringen, als auch an Wissenschaftler im Bereich kontrastiver Phonetik und Phonologie sowie Zielgruppenspezifik im DaF-Kontext. Stichwörter: Kontrastive Phonetik Deutsch _ Brasilianisches Portugiesisch; Interferenzanalyse; Zielgruppenspezifik; Phonetisches Lehr- und Lernmaterial; Ausspracheübungen; Deutsch als Fremdsprache121 p. : il. (algumas color.).application/pdfLingua alemã - Estudo e ensinoLetrasLingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portuguesLingua alema - FoneticaLingua alemã - PronunciaA Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-LernendenZielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernendeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAGNY URTE WOLF.pdfapplication/pdf5832331https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55187/1/R%20-%20D%20-%20DAGNY%20URTE%20WOLF.pdfcfb549c08ecef46f0ffa2a9487e9075dMD51open access1884/551872019-05-28 14:55:44.237open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55187Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T17:55:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden |
title |
A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden |
spellingShingle |
A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden Wolf, Dagny Urte Lingua alemã - Estudo e ensino Letras Lingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portugues Lingua alema - Fonetica Lingua alemã - Pronuncia |
title_short |
A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden |
title_full |
A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden |
title_fullStr |
A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden |
title_full_unstemmed |
A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden |
title_sort |
A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden |
author |
Wolf, Dagny Urte |
author_facet |
Wolf, Dagny Urte |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Reinke, Kerstin Drozdowska-Broering, Izabela, 1980- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wolf, Dagny Urte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua alemã - Estudo e ensino Letras Lingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portugues Lingua alema - Fonetica Lingua alemã - Pronuncia |
topic |
Lingua alemã - Estudo e ensino Letras Lingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portugues Lingua alema - Fonetica Lingua alemã - Pronuncia |
description |
Orientadora : Profa. Dra. Kerstin Reinke |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-28T17:55:44Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-28T17:55:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/55187 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/55187 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
121 p. : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55187/1/R%20-%20D%20-%20DAGNY%20URTE%20WOLF.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfb549c08ecef46f0ffa2a9487e9075d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860429987708928 |