A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wolf, Dagny Urte
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55187
Resumo: Orientadora : Profa. Dra. Kerstin Reinke
id UFPR_1b88ce075a608711b01287a2a61d7123
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/55187
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Wolf, Dagny UrteReinke, KerstinDrozdowska-Broering, Izabela, 1980-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras2019-05-28T17:55:44Z2019-05-28T17:55:44Z2017https://hdl.handle.net/1884/55187Orientadora : Profa. Dra. Kerstin ReinkeCoorientadora : Dra. Izabela Drozdowska-BroeringDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 25/09/2017Inclui referências : p. 116-121Resumo: O objetivo deste trabalho é elaborar indicações fundamentadas para a adaptação de exercícios de pronúncia assim como material didático de fonética no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE. Por meio de métodos científicos e empíricos, fatores específicos de aprendizes brasileiros foram, em primeiro lugar, sistematicamente identificados. Mediante a análise fonético-fonológica contrastiva, atenção particular é dada ao fator de língua de partida, que revelou-se, por causa de interferências, o motivo principal para erros de pronúncia. Além do aspecto linguístico, fatores pessoais, culturais e relacionados às tradições de aprendizado foram levantados com o auxílio de um questionário. A etapa seguinte consiste na aplicação metódico-didática dos fatores levantados sob forma de indicações concretas a favor de uma adaptação dos exercícios de pronúncias à especificidade do público alvo. A dissertação destina-se tanto aos professores de alemão como LE, cujos aprendizes têm como língua materna o português brasileiro, quanto aos cientistas realizando pesquisas no âmbito da fonética e fonologia contrastiva assim como a especificidade do público alvo no contexto de alemão como LE. Palavras-chave: Fonética Contrastiva Alemão - Português Brasileiro; Análise de Interferências; Especificidade do Público-alvo; Material Didático de Fonética; Exercícios de Pronúncia; Alemão como Língua EstrangeiraAbstract: Zusammenfassung: Das Ziel der Masterarbeit liegt im Entwickeln von fundierten Hinweisen zur zielgruppenspezifischen Ausspracheschulung sowie phonetischem Lehr- und Lernmaterial im Bereich Deutsch als Fremdsprache für brasilianische Lernende. Anhand wissenschaftlicher und empirischer Methoden wurden zielgruppenspezifische Faktoren zunächst systematisch eruiert. Dem Faktor Ausgangssprache kommt im Rahmen einer kontrastiven phonetisch-phonologischen Analyse besondere Aufmerksamkeit zuteil, da er sich aufgrund von Interferenzen als Hauptursache für phonetische Normabweichungen herausgestellt hat. Über den linguistischen Aspekt hinaus wurden persönliche, kulturelle und lerntraditionsbezogene Faktoren mittels einer Fragebogenerhebung ermittelt. Der darauffolgende Schritt umfasste eine methodisch-didaktische Applizierung der eruierten Faktoren in Form konkreter Hinweise zur zielgruppenspezifischen Ausspracheschulung brasilianischer Lerner. Die Masterarbeit richtet sich sowohl an DaF-Lehrkräfte, deren Lernendengruppen brasilianisches Portugiesisch als Ausgangssprache mitbringen, als auch an Wissenschaftler im Bereich kontrastiver Phonetik und Phonologie sowie Zielgruppenspezifik im DaF-Kontext. Stichwörter: Kontrastive Phonetik Deutsch _ Brasilianisches Portugiesisch; Interferenzanalyse; Zielgruppenspezifik; Phonetisches Lehr- und Lernmaterial; Ausspracheübungen; Deutsch als Fremdsprache121 p. : il. (algumas color.).application/pdfLingua alemã - Estudo e ensinoLetrasLingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portuguesLingua alema - FoneticaLingua alemã - PronunciaA Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-LernendenZielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernendeninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DAGNY URTE WOLF.pdfapplication/pdf5832331https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55187/1/R%20-%20D%20-%20DAGNY%20URTE%20WOLF.pdfcfb549c08ecef46f0ffa2a9487e9075dMD51open access1884/551872019-05-28 14:55:44.237open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55187Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-05-28T17:55:44Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
title A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
spellingShingle A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
Wolf, Dagny Urte
Lingua alemã - Estudo e ensino
Letras
Lingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Lingua alema - Fonetica
Lingua alemã - Pronuncia
title_short A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
title_full A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
title_fullStr A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
title_full_unstemmed A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
title_sort A Especificidade do público alvo e dos aprendizes no contexto brasileiro de ensino de alemão como LE em relação a fonética e a exercícios de pronúncia : uma pesquisa sobre a adaptação do material didático de fonética com consideração especial de fatores específicos de aprendizes brasileiros = Zielgruppen- und Lernendenspezifik im brasilianischen DaF-Kontext hinsichtlich Phonetik und Ausspracheschulungen: Eine Untersuchung zur Adaption von phonetischem Lehr- und Lernmaterial unter Berücksichtigung zielgruppenspezifischer Faktoren bei brasilianischen DaF-Lernenden
author Wolf, Dagny Urte
author_facet Wolf, Dagny Urte
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Reinke, Kerstin
Drozdowska-Broering, Izabela, 1980-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Wolf, Dagny Urte
dc.subject.por.fl_str_mv Lingua alemã - Estudo e ensino
Letras
Lingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Lingua alema - Fonetica
Lingua alemã - Pronuncia
topic Lingua alemã - Estudo e ensino
Letras
Lingua alemã - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Lingua alema - Fonetica
Lingua alemã - Pronuncia
description Orientadora : Profa. Dra. Kerstin Reinke
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-28T17:55:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-05-28T17:55:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/55187
url https://hdl.handle.net/1884/55187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 121 p. : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55187/1/R%20-%20D%20-%20DAGNY%20URTE%20WOLF.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cfb549c08ecef46f0ffa2a9487e9075d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860429987708928