O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Michelle Popenga Geraim, 1987-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/49436
Resumo: Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli-Luz
id UFPR_21fd3f22e5bd1c9af0f5e2b6dfe5bb5a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/49436
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Monteiro, Michelle Popenga Geraim, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoLuz, Araci Asinelli da, 1948-2022-10-24T18:59:01Z2022-10-24T18:59:01Z2017https://hdl.handle.net/1884/49436Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli-LuzDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 03/08/2017Inclui referências : f. 136-141Resumo: Esta dissertação tem por objetivo geral conhecer como os estudantes do 5ºano do Ensino Fundamental de uma escola pública, na cidade de Curitiba, estado do Paraná concebem o bullying e o impacto no seu desenvolvimento humano. A revisão sistemática mostra o quanto este fenômeno merece atenção nas escolas e a carência de estudos desta temática no campo da Educação. Entende-se por bullying escolar os comportamentos agressivos, que se repetem e são intencionais, que acontecem sem uma motivação aparente, entre um ou mais estudantes, causando sofrimento e uma relação desigual de poder (LOPES NETO, 2011). O estudo foi fundamentado em autores estudiosos do bullying e da violência (FANTE, 2005; SILVA, 2010; BEANE, 2010; LOPES NETO, 2005; BANDEIRA; HULTZ, 2010; LISBOA, BRAGA; EBERT, 2009, entre outros) e na bioecologia do desenvolvimento humano (BRONFENBRENNER, 2009; 2011). A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, envolveu a aplicação de um questionário semi estruturado e observação participante junto a duas turmas de 5° ano de uma mesma escola, bem como a revisão de literatura. A análise dos dados, por meio de quatro Núcleos de Significação identificados (Aguiar; Ozella, 2006, 2013), valoriza a percepção das crianças sobre o fenômeno bullying escolar. Evidenciaram-se às relações de poder entre os estudantes, caracterizando tipos diferentes de manifestação do bullying com relação ao gênero, revela a escola como um microssistema que manifesta este fenômeno como uma forma de violência. Ao considerar esses achados como aspectos pertinentes que interferem no desenvolvimento humano, salienta-se o necessário aprofundamento nas discussões sobre o assunto e sua compreensão como sintoma da violência social nas escolas. Palavras-chave: vitimização entre pares, violência escolar, Desenvolvimento Humano.Abstract: This dissertation has as general objective to know how the students of the 5th grade of Elementary School in a public school in the city of Curitiba, state of Paraná conceive bullying and the impact on their human development. The systematic review shows how much this phenomenon deserves attention in schools and the lack of studies of this subject in the field of Education. School bullying is understood as aggressive, repetitive and intentional behaviors, which occur without apparent motivation, between one or more students, causing suffering and an unequal relationship of power (LOPES NETO, 2011). The study was based on the authors of bullying and violence (FANTE, 2005; SILVA, 2010; BEANE, 2010; LOPES NETO, 2005; BANDEIRA; HULTZ, 2010; LISBOA, BRAGA; EBERT, 2009) Of human development (BRONFENBRENNER, 2009; 2011). The research, of a qualitative and exploratory nature, involved the application of a semi structured questionnaire and participant observation with two groups of the 5th year of the same school, as well as the literature review. Data analysis, through four identified nuclei of significance (Aguiar; Ozella, 2006, 2013), values the perception of children about the school bullying phenomenon. The power relations between students, characterizing different types of manifestation of bullying with respect to gender, have been evidenced, reveals the school as a microsystem that manifests this phenomenon as a form of violence. In considering these findings as pertinent aspects that interfere with human development, we emphasize the necessary deepening in the discussions about the subject and its understanding as a symptom of social violence in schools. Keywords: peer victimization, school violence, Elementary Education148 f. : gráfs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoAssédio nas escolasO Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - MICHELLE POPENGA GERAIM MONTEIRO.pdfapplication/pdf2534370https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49436/1/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20POPENGA%20GERAIM%20MONTEIRO.pdfabc3810dc5296d08c32658329cd550b1MD51open access1884/494362022-10-24 15:59:01.964open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/49436Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-10-24T18:59:01Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
spellingShingle O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
Monteiro, Michelle Popenga Geraim, 1987-
Educação
Assédio nas escolas
title_short O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title_full O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title_fullStr O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
title_sort O Bullying segundo a percepção de estudantes do 5º ano do ensino fundamental
author Monteiro, Michelle Popenga Geraim, 1987-
author_facet Monteiro, Michelle Popenga Geraim, 1987-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Michelle Popenga Geraim, 1987-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
contributor_str_mv Luz, Araci Asinelli da, 1948-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Assédio nas escolas
topic Educação
Assédio nas escolas
description Orientadora: Profª Drª Araci Asinelli-Luz
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-10-24T18:59:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-10-24T18:59:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/49436
url https://hdl.handle.net/1884/49436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 f. : gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/49436/1/R%20-%20D%20-%20MICHELLE%20POPENGA%20GERAIM%20MONTEIRO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv abc3810dc5296d08c32658329cd550b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860895973834752