Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rhodes, Carine de Almeida Arruda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/37888
Resumo: Orientadora: Profª Drª Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan
id UFPR_2529bd19cc9b3560985ef0c98b3c5d34
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/37888
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rhodes, Carine de Almeida ArrudaPan, Miriam Aparecida Graciano de SouzaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia2020-02-10T17:38:07Z2020-02-10T17:38:07Z2014https://hdl.handle.net/1884/37888Orientadora: Profª Drª Miriam Aparecida Graciano de Souza PanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Defesa: Curitiba, 30/10/2014Inclui referênciasLinha de pesquisa: Práticas educativas e produção de subjetividadeResumo: O presente trabalho consiste em uma investigação acerca dos sentidos da experiência acadêmica para um grupo de universitários da Universidade Federal do Paraná. Discute-se que a implementação de políticas inclusivas de acesso e de permanência demanda maior abrangência na compreensão sobre movimentos sociais, desafios e expectativas de integrantes dos mais diversificados grupos, os quais passam a integrar o corpo discente das universidades brasileiras. Estes discentes requerem maior compreensão sobre suas necessidades para uma trajetória de qualidade. O estudo está inserido em um contexto de pesquisa na UFPR que desenvolve e discute aspectos relacionados à permanência acadêmica. No recorte do presente trabalho, objetivou-se analisar os sentidos da experiência da graduação do estudante da UFPR por meio de uma pesquisa-intervenção. Dela participaram nove estudantes de diferentes cursos da UFPR, com idades entre 20 e 60 anos, durante sete encontros de duas horas de duração cada. Os encontros realizados constaram de cinco oficinas de crônicas e duas entrevistas dialogadas no Centro de Assessoria e Pesquisa em Psicologia e Educação (CEAPPE). Um total de 39 crônicas foram produzidas pelos participantes nos encontros, além de sete diários de campo dos pesquisadores, e um vídeo produzido pelos próprios estudantes na última oficina. A análise dos dados fundamentou-se nos autores que convergem posicionamentos acerca da rememoração e da escrita como forma de ressignificação dos sentidos e de transformação social. Apontam-se nos discursos analisados o desejo do estudante pela apropriação da linguagem acadêmica e a busca pela legitimação e aceitação da sua voz. A chance de o estudante fazer uso da palavra foi observada como fator imanente à sua postura protagonista na academia e, nesse sentido, retoma-se a importância de a Psicologia Educacional desenvolver uma intervenção contextualizada às transformações sociais e promotora de um espaço de diálogo com os estudantes, a fim de auxiliar na promoção da qualidade de sua trajetória. Palavras-chave: Políticas inclusivas. Universitários. Sentidos da permanência. Pesquisa qualitativa. Ressignificação. Psicologia Educacional.Abstract: The present work is an investigation on the meaning of the academic experience for a group of university students from the Federal University of Paraná. It is argued that the implementation of inclusive policies for access and permanence demands more comprehensive understanding of social movements, challenges and expectations of members of the most diverse groups, which become part of the student body of Brazilian universities. These students require greater understanding of their needs for a quality career. The work is part of a research context in UFPR that develops and discusses aspects related to academic permanence. In our study, we aimed to analyze the meaning of UFPR student experience through an action research. Nine students from diverse careers participated in the survey, aged between 20 and 60 years, during seven meetings of two hours duration each. The meetings consisted of five chronic workshops and two dialogued interviews at the Center for Advising and Research in Psychology and Education (CEAPPE). A total of 39 chronic were produced by participants in meetings, and seven field diaries of researchers, and a video produced by the students themselves in the last workshop. Data analysis was based on the authors converging positions on the recollection and writing as a way of reframing meanings and social transformation. Student's desire for the appropriation of academic language and the search for legitimacy and acceptance of his/her voice were pointed out on analyzed speeches. The chance for the student to use the word was seen as immanent factor in his/her protagonist position in Academy and, in that sense, it is resumed the importance of educational psychology to develop a contextualized intervention to social change and promoting a space for dialogue with students in order to assist the promotion of the quality of its trajectory. Keywords: Inclusive policies. University Students. Sense of permanence. Qualitative research. Reframing. Educational Psychology.151f : il., algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalPsicologiaEstudantes universitarios - PsicologiaPsicologia educacionalEducação inclusivaParticipação estudantil na educaçãoEstudantes universitários - IdentidadeCrônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paranáinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILR - D - CARINE DE ALMEIDA ARRUDA RHODES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1268https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37888/1/R%20-%20D%20-%20CARINE%20DE%20ALMEIDA%20ARRUDA%20RHODES.pdf.jpg7b4ef920ed38862552e95d024c4eff0fMD51open accessTEXTR - D - CARINE DE ALMEIDA ARRUDA RHODES.pdf.txtExtracted Texttext/plain264062https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37888/2/R%20-%20D%20-%20CARINE%20DE%20ALMEIDA%20ARRUDA%20RHODES.pdf.txt7df5650d110b5d6daaa04d733d2cd47eMD52open accessORIGINALR - D - CARINE DE ALMEIDA ARRUDA RHODES.pdfapplication/pdf977221https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37888/3/R%20-%20D%20-%20CARINE%20DE%20ALMEIDA%20ARRUDA%20RHODES.pdfadbcc9bd5fa90f23e86152461f7da6d7MD53open access1884/378882020-02-10 14:38:07.619open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/37888Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-10T17:38:07Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
title Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
spellingShingle Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
Rhodes, Carine de Almeida Arruda
Psicologia
Estudantes universitarios - Psicologia
Psicologia educacional
Educação inclusiva
Participação estudantil na educação
Estudantes universitários - Identidade
title_short Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
title_full Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
title_fullStr Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
title_full_unstemmed Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
title_sort Crônicas do cotidiano universitário : um estudo sobre os sentidos da experiência da graduação no discurso de um grupo de acadêmicos da Universidade Federal do Paraná
author Rhodes, Carine de Almeida Arruda
author_facet Rhodes, Carine de Almeida Arruda
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pan, Miriam Aparecida Graciano de Souza
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rhodes, Carine de Almeida Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Estudantes universitarios - Psicologia
Psicologia educacional
Educação inclusiva
Participação estudantil na educação
Estudantes universitários - Identidade
topic Psicologia
Estudantes universitarios - Psicologia
Psicologia educacional
Educação inclusiva
Participação estudantil na educação
Estudantes universitários - Identidade
description Orientadora: Profª Drª Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-10T17:38:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-10T17:38:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/37888
url https://hdl.handle.net/1884/37888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 151f : il., algumas color., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37888/1/R%20-%20D%20-%20CARINE%20DE%20ALMEIDA%20ARRUDA%20RHODES.pdf.jpg
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37888/2/R%20-%20D%20-%20CARINE%20DE%20ALMEIDA%20ARRUDA%20RHODES.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/37888/3/R%20-%20D%20-%20CARINE%20DE%20ALMEIDA%20ARRUDA%20RHODES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7b4ef920ed38862552e95d024c4eff0f
7df5650d110b5d6daaa04d733d2cd47e
adbcc9bd5fa90f23e86152461f7da6d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860466866126848