Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomassi, Priscila Célia, 1970-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/73364
Resumo: Orientadora: Profª. Dr.ª Célia Maria Arns de Miranda
id UFPR_25348b6e482970da6ff1191ebd5c6ca5
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/73364
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Giacomassi, Priscila Célia, 1970-Magalhães, Gabriel, 1965-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em LetrasMiranda, Célia Arns de, 1954-2022-02-14T16:39:16Z2022-02-14T16:39:16Z2021https://hdl.handle.net/1884/73364Orientadora: Profª. Dr.ª Célia Maria Arns de MirandaCoorientador: Prof. Dr. Gabriel Augusto Coelho MagalhãesTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 26/03/2021Inclui referências p.338-353Área de concentração: Estudos LiteráriosResumo: A análise dos livros Inocência (1872) e A Retirada da Laguna (1871) do Visconde de Taunay revela uma interessante articulação com outras mídias, principalmente a pintura. A influência de sua família, cuja história no Brasil começa com a chegada da Missão Artística Francesa em 1816, indelevelmente marca os textos conferindo-lhes nuanças picturais. Por outro lado, muito pode ser "lido" a partir das telas de seu avô, Nicolas, do pai, Félix e do tio, Adrien Taunay. O inevitável estranhamento do olhar estrangeiro dirigido a uma terra e a um povo marcados por profundos contrastes oportunizou que sua caracterização assumisse configurações muito particulares, obviamente marcadas pelo filtro europeu. Dessa forma, para além das questões estéticas, a contribuição dos Taunay cumpre um tipo de agenda de contornos políticos devido às circunstâncias históricas e culturais do país no século XIX. Esta pesquisa busca, portanto, explorar o diálogo entre literatura e pintura na produção artística da família Taunay em suas viagens ao/pelo Brasil do Oitocentos, destacando a importância de tais registros literários e picturais enquanto elementos constitutivos da identidade nacional brasileira.Abstract: The analysis of the books Inocência (1872) and A Retirada da Laguna (1871) by Visconde de Taunay reveals an interesting articulation with other media, mainly painting. The influence of his family, whose history in Brazil begins with the arrival of the French Artistic Mission in 1816, indelibly marks the texts, giving them pictorial nuances. On the other hand, a lot can be "read" from the canvases of his grandfather, Nicolas, father, Félix and uncle, Adrien Taunay. The inevitable strangeness of the foreign gaze directed at a land and a people marked by deep contrasts allowed their characterization to assume very particular configurations, obviously marked by the European filter. Thus, in addition to aesthetic issues, the contribution of the Taunays takes on political contours due to the historical and cultural circumstances of the country in the 19th century. This research seeks, therefore, to explore the dialogue between literature and painting in the artistic production of the Taunay family in their travels to/through Brazil in the 1800s, highlighting the importance of such literary and pictorial records as constitutive elements of the Brazilian national identity.1 arquivo ( 353 p.) : PDF.application/pdfPintura - História - Séc. XIXLiteratura brasileiraPenas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - PRISCILA CELIA GIACOMASSI.pdfapplication/pdf11490417https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73364/1/R%20-%20T%20-%20PRISCILA%20CELIA%20GIACOMASSI.pdf5a9358777de25db8076a8ad48ec3cea2MD51open access1884/733642022-02-14 13:39:17.093open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/73364Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-02-14T16:39:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional
title Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional
spellingShingle Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional
Giacomassi, Priscila Célia, 1970-
Pintura - História - Séc. XIX
Literatura brasileira
title_short Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional
title_full Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional
title_fullStr Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional
title_full_unstemmed Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional
title_sort Penas e pincéis viajantes no Brasil do século XIX : a contribuição artística da família Taunay na construção da identidade nacional
author Giacomassi, Priscila Célia, 1970-
author_facet Giacomassi, Priscila Célia, 1970-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Magalhães, Gabriel, 1965-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomassi, Priscila Célia, 1970-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Miranda, Célia Arns de, 1954-
contributor_str_mv Miranda, Célia Arns de, 1954-
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura - História - Séc. XIX
Literatura brasileira
topic Pintura - História - Séc. XIX
Literatura brasileira
description Orientadora: Profª. Dr.ª Célia Maria Arns de Miranda
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-14T16:39:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-14T16:39:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/73364
url https://hdl.handle.net/1884/73364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo ( 353 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/73364/1/R%20-%20T%20-%20PRISCILA%20CELIA%20GIACOMASSI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5a9358777de25db8076a8ad48ec3cea2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860924073574400