Persuadindo pelos sentidos : aspectos da materialidade do budismo chinês no Templo Zu Lai
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/87664 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. João Frederico Rickli |
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Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e ArqueologiaRickli, João, 1975-Passos, Sheila Gouveia dos2024-04-24T21:54:54Z2024-04-24T21:54:54Z2023https://hdl.handle.net/1884/87664Orientador: Prof. Dr. João Frederico RickliDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. Defesa : Curitiba, 08/12/2023Inclui referênciasResumo: Este trabalho examina alguns aspectos da materialidade no Templo Zu Lai Fo Guang Shan de Cotia, São Paulo, evidenciando o seu papel nas articulações do budismo "humanista" chinês no Brasil. Fo Guang Shan é a Ordem de caráter transnacional líder no movimento de reforma modernista da tradição Mahayana chinesa. Suas diretrizes priorizam aspectos da vida cotidiana, projetadas para tornar o budismo relevante na sociedade contemporânea, em uma abordagem com engajamento social. Seu budismo é apresentado de maneira acessível, buscando sensibilizar devotos, turistas e simpatizantes de todo o mundo. A "chinesidade" dos templos de Fo Guang Shan é um fator distintivo que fortalece identidades e provoca sentimentos de pertencimento entre os chineses e seus descendentes, além de despertar curiosidade entre os não-chineses, devido a sua peculiaridade em relação aos contextos em que se encontram. Esse sistema está calcado na produção de padrões estéticos e experiências sensoriais envolvidas na sua materialidade. Aqui, esta noção ultrapassa a de materialismo — entendido como o aspecto puramente físico das coisas do mundo —, pois refere-se ao caráter material do mundo como um todo, quando integrado em ações sociais, indicando tanto os humanos quanto as coisas criadas por eles como seres ativos que se influenciam mutuamente. Mesmo não sendo este um estudo sobre budismo, mas sim sobre a materialidade envolvida em um templo budista específico, são explorados aspectos de sua religiosidade. A abordagem adotada evidencia a produção de uma paisagem através de experiências estéticas, o uso de imagens como elementos identitários, a presença de objetos relacionados ao mérito budista e a visão de meditação promovida pela Ordem, como exemplo de objetificação na prática budista. Como pano de fundo, observam-se algumas heteronomias estabelecidas tanto entre devotos e não-devotos quanto entre a população diaspórica chinesa e os não-chineses.Abstract: This work examines some aspects of materiality at the Zu Lai Fo Guang Shan Temple in Cotia, São Paulo, highlighting its role in the articulation of Chinese "humanistic" Buddhism in Brazil. Fo Guang Shan is the leading transnational order in the modernist reform movement of the Chinese Mahayana tradition. Its guidelines prioritize aspects of daily life designed to make Buddhism relevant in contemporary society, in a socially engaged approach. Its Buddhism is presented in an accessible manner, aiming to resonate with devotees, tourists, and sympathizers worldwide. The "Chineseness" of Fo Guang Shan temples is a distinctive factor that strengthens identities, evoking feelings of belonging among members of the Chinese diaspora and their descendants, in addition to intriguing non-Chinese individuals due to its distinctiveness in various contexts. This system is based on producing aesthetic standards and sensory experiences related to its materiality. Here, this notion goes beyond that of materialism—understood as the purely physical aspect of things in the world—, as it refers to the material nature of the world as a whole, integrated into social actions, indicating both humans and the things they create as active beings that mutually influence each other. Although this isn’t a study focused on Buddhism but rather on the materiality involved in a specific Buddhist temple, aspects of its religiosity are explored. The adopted approach highlights the creation of a landscape through aesthetic experiences, the use of images as identity elements, the presence of objects related to Buddhist merit, and the meditation vision promoted by the Order, as an example of objectification in Buddhist practice. Additionally, some heteronomies are observed among devotees and non-devotees, as well as between the Chinese diaspora population and non-Chinese individuals.1 recurso online : PDF.application/pdfBudismo - ChinaEstéticaTemplos budistasAntropologiaPersuadindo pelos sentidos : aspectos da materialidade do budismo chinês no Templo Zu Laiinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - SHEILA GOUVEIA DOS PASSOS.pdfapplication/pdf18545446https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/87664/1/R%20-%20D%20-%20SHEILA%20GOUVEIA%20DOS%20PASSOS.pdfae49b4040e740f44dfbf4018127a15efMD51open access1884/876642024-04-24 18:54:54.764open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/87664Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082024-04-24T21:54:54Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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