Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Luciana Ribeiro
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/22157
Resumo: Orientadora: Sandra Regina Kirchner Guimarães
id UFPR_272573a3abb1b9f4dbf1bbe6b2cac13d
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/22157
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Pinheiro, Luciana RibeiroGuimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-12-10T16:17:23Z2020-12-10T16:17:23Z2007https://hdl.handle.net/1884/22157Orientadora: Sandra Regina Kirchner GuimarãesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2007Bibliografia: p. 140-142Linha de Pesquisa: Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humanoResumo: Esse estudo, fundamentado em teorias do conhecimento cujas abordagens são interacionistas e cognitivistas, caracteriza-se como um estudo exploratório, quantitativo e qualitativo. A pesquisa teve como objetivo principal investigar as concepções sobre a leitura e a complexidade do ato de formar leitores proficientes de professoras do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares, do interior dos estados do Paraná e da Bahia, atuantes em diferentes áreas do conhecimento. Pesquisas que abordam as concepções de professores do ensino fundamental, período de suma importância no desenvolvimento de leitores proficientes, sobre o ensino da leitura ainda são escassas. Participaram dessa pesquisa 40 professoras, vinte da cidade de Itaberaba, interior da Bahia, e 20 professoras das cidades paranaenses Marechal Cândido Rondon e Borrazópolis. O instrumento de coleta de dados selecionado para esse trabalho foi o questionário, constituído de perguntas objetivas e abertas. Para as respostas objetivas, o procedimento de análise de dados foi realizado através da frequência das respostas do cálculo de porcentagem. Para as repostas abertas, optamos pela análise de conteúdo, procedendo a análises quantitativas e qualitativas. As respostas das professoras, dos dois grupos, sobre as questões elaboradas revelam que as suas concepções estão vinculadas às realidades socais, econômicas e políticas. Revelam, portanto, a estreita relação entre o significado e o significante construído a partir do contexto a que estão inseridas. Para esse grupo de professoras do interior da Bahia, a leitura é entendida como um instrumento de transformações sociais, de libertação, de ruptura da alienação, portanto, a sua importância está vinculada na condição que viabiliza ao indivíduo atuar como um cidadão. Assim, a leitura passa do âmbito das necessidades coletivas para o âmbito das ofertas individuais. Para o grupo de professoras do interior do Paraná, a leitura está mais relacionada a formação intelectual e instrumento de acesso ao conhecimento, dessa forma, passa do âmbito das necessidades individuais para o âmbito das ofertas coletivas. Há evidências de que essas vivências sociais subsidiam as práticas pedagógicas dessas professoras quanto ao ensino de leitura, uma vez que as professoras do grupo do interior da Bahia orientam seus educandos destacando mais as estratégias que caracterizam o processo top down (descendente), enquanto as orientações pedagógicas das professoras do grupo do interior do Paraná enfatizam mais as estratégias que caracterizam o processo botton up (ascendente). As professoras dos dois grupos consideram que o ensino da leitura é de responsabilidade de todos os professores, mas revelam que os mesmos não possuem formação profissional para o ensino da leitura. Ao buscarmos, nas concepções interacionistas, uma interpretação para esses resultados, encontramos em Vigotski a origem dos conceitos a partir das relações interpessoais, num contexto sócio-histórico. E encontramos na teoria de Freire, a compreensão da educação como um ato de construção e reconstrução de significados a partir de uma realidade. Assim, concluímos que as concepções dessas professoras sobrea leitura e sobre a complexidade do ato de ensinar a ler estão intrinsecamente relacionadas às suas vivências sócio-históricas e suas práticas podem estar sendo subjugadas a essas condições e pontos de vista.viii, 163 f. : il. ; 30 cm.application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoLeitura (Ensino de primeiro grau)Professores - FormaçãoEducaçãoConcepções de professores do ensino fundamental sobre a leiturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDissertacao-Luciana Ribeiro Pinheiro.pdfapplication/pdf1416742https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/1/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf320fba244efd96f7fdb4bbacbd0f42aaMD51open accessTEXTDissertacao-Luciana Ribeiro Pinheiro.pdf.txtExtracted Texttext/plain450107https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/2/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf.txta6f9515e6f774cd894018550135193b2MD52open accessTHUMBNAILDissertacao-Luciana Ribeiro Pinheiro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/3/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf.jpg9c000ec20cc1ac53f701c383cbbbbed4MD53open access1884/221572020-12-10 13:17:23.818open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/22157Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-12-10T16:17:23Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
title Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
spellingShingle Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
Pinheiro, Luciana Ribeiro
Dissertações - Educação
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Professores - Formação
Educação
title_short Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
title_full Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
title_fullStr Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
title_full_unstemmed Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
title_sort Concepções de professores do ensino fundamental sobre a leitura
author Pinheiro, Luciana Ribeiro
author_facet Pinheiro, Luciana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Guimarães, Sandra Regina Kirchner, 1954-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Luciana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Professores - Formação
Educação
topic Dissertações - Educação
Leitura (Ensino de primeiro grau)
Professores - Formação
Educação
description Orientadora: Sandra Regina Kirchner Guimarães
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-10T16:17:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-10T16:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/22157
url https://hdl.handle.net/1884/22157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv viii, 163 f. : il. ; 30 cm.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/1/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/2/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/22157/3/Dissertacao-Luciana%20Ribeiro%20Pinheiro.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 320fba244efd96f7fdb4bbacbd0f42aa
a6f9515e6f774cd894018550135193b2
9c000ec20cc1ac53f701c383cbbbbed4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860367098314752