Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/80451 |
Resumo: | Orientador: Prof. Dr. Alexandre Prusch Züge |
id |
UFPR_2c301e1a9620eede7a225556df215fa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/80451 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Braz, Bárbara Cândido, 1989-Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em ComputaçãoZüge, Alexandre Prusch, 1985-Alencar, Vitor Hugo Santos2022-12-12T21:42:20Z2022-12-12T21:42:20Z2021https://hdl.handle.net/1884/80451Orientador: Prof. Dr. Alexandre Prusch ZügeCoorientador: Profa. Dra. Bárbara Cândido BrazMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Campus de Jandaia do Sul, Curso de Graduação em Licenciatura em Computação.Inclui referênciasResumo : A Matemática Discreta é uma disciplina fundamental para a Ciência da Computação, pois contempla diversos assuntos que norteiam as principais disciplinas do curso, como em algoritmos e estrutura de dados, sistemas operacionais, compiladores, engenharia de software e redes de computadores. Tal disciplina propicia aos estudantes o contato com conceitos fundamentais algébricos, lógicos e combinatórios necessários para entendimento das disciplinas citadas. A importância da Matemática Discreta se dá também por conta da necessidade do raciocínio lógico e abstrato e da relevância da notação matemática. A partir da sua notória contribuição para o aprendizado do aluno, levando ainda em consideração a dificuldade que pode ser encontrada ao transmitir os conceitos relacionados a disciplina mencionada, o objetivo do presente trabalho está voltado em propor uma alternativa de ensino para a aplicação de conceitos atrelados a Matemática Discreta, utilizando para isso a Modelagem Matemática. Os conceitos abordados voltaram-se especificamente para o ensino de grafos, que foram moldados mediante a modelagem, seguindo como referencial teórico específico, que descreve o processo da modelagem através de tópicos que podem ser vistos como um ciclo de ações. Para atingir o objetivo mencionado, foram desenvolvidos materiais baseados na Modelagem Matemática,elaborados propositalmente para gerar interações dos alunos e, que, serviram de norte para a aplicação de uma aula numa disciplina de Matemática Discreta, ofertada em um curso do ensino superior. Os conceitos da aula foram conduzidos a partir de situações problema que permitiram gerar contextos pertinentes do que se era esperado, com interações dos alunos e ações que se relacionam diretamente com o processo de Modelagem Matemática pretendido, passando, por exemplo, pela abstração de um problema, levantamento de hipóteses, elaboração de um modelo matemático e validação do modelo, além da relação cíclica de uma etapa a outra. Por fim, conclui-se que a aplicação da Modelagem Matemática permite sintetizar contextos matemáticos em situações que aproximam à realidade do aluno, facilitando e desmistificando conceitos técnicos e abstrato1 recurso online : PDF.application/pdfTeoria dos grafos - Estudo e ensinoModelagem matemáticaMatemática - Estudo e ensinoEnsino de matemática discreta por meio da modelagem matemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALM_VITOR_HUGO_SANTOS_ALENCAR.pdfapplication/pdf2826068https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80451/1/M_VITOR_HUGO_SANTOS_ALENCAR.pdfbd59b887f849ef86f33abedb006a6a55MD51open access1884/804512022-12-12 18:42:20.171open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/80451Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-12-12T21:42:20Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática |
title |
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática |
spellingShingle |
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática Alencar, Vitor Hugo Santos Teoria dos grafos - Estudo e ensino Modelagem matemática Matemática - Estudo e ensino |
title_short |
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática |
title_full |
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática |
title_fullStr |
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática |
title_sort |
Ensino de matemática discreta por meio da modelagem matemática |
author |
Alencar, Vitor Hugo Santos |
author_facet |
Alencar, Vitor Hugo Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Braz, Bárbara Cândido, 1989- Universidade Federal do Paraná (Campus Jandaia do Sul). Curso de Licenciatura em Computação |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Züge, Alexandre Prusch, 1985- |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alencar, Vitor Hugo Santos |
contributor_str_mv |
Züge, Alexandre Prusch, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria dos grafos - Estudo e ensino Modelagem matemática Matemática - Estudo e ensino |
topic |
Teoria dos grafos - Estudo e ensino Modelagem matemática Matemática - Estudo e ensino |
description |
Orientador: Prof. Dr. Alexandre Prusch Züge |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-12T21:42:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-12-12T21:42:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/80451 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/80451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/80451/1/M_VITOR_HUGO_SANTOS_ALENCAR.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd59b887f849ef86f33abedb006a6a55 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860664094883840 |