Uso de resina de poliéster na inclusão de fatias semifinas de encéfalo : uma abordagem de baixo custo no ensino de anatomia macroscópica para o ensino fundamental e médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliatto, Luis Américo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/64375
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Edson Antonio Tanhoffer
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spelling Juliatto, Luis AméricoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede NacionalTanhoffer, Edson Antonio, 1965-2020-02-13T15:24:59Z2020-02-13T15:24:59Z2019https://hdl.handle.net/1884/64375Orientador: Prof. Dr. Edson Antonio TanhofferDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - ProfBio. Defesa : Curitiba, 26/07/2019Inclui referências: p. 35-37Área de concentração: Ensino de BiologiaResumo: No ensino de Biologia e Ciências a compreensão da morfologia macroscópica prioriza a visão bidimensional, muito mais por fatores logísticos do que pedagógicos. Tal visão, oferecida pelos livros didáticos, é o fator limitante mais importante para o domínio destas competências. Modelos tridimensionais de boa qualidade são de custo elevado. Materiais biológicos de procedência conhecida e ética também são infrequentes, sua preparação e conservação exigem mão de obra especializada, curadoria constante e ainda requerem substâncias químicas no seu preparo que são irritantes, tóxicas ou com potencial de abuso, e.g. formol, álcool, clorofórmio. A necessidade de aproximar o estudante do conteúdo ministrado em sala de aula enriquecendo a didática e melhorando o processo ensino-aprendizagem faz com que haja uma busca de novas maneiras e materiais que auxiliem o professor neste desenvolvimento. O protocolo de ação para a produção de material didático, para o ensino de Anatomia, fazendo uso de fatias semifinas de encéfalo de vertebrados, fixado e posteriormente incluídas em resina acrílica de poliéster facilita o contato real do estudante com o exposto teoricamente, desvinculando da necessidade de um laboratório de Ciências e Biologia, uma vez que a resina é um material leve, atóxico, de grande durabilidade e que pode ser levado para dentro da sala de aula. A escolha de peças da neuroanatomia (encéfalos) se mostra interessante devido a sua complexidade estrutural e de nomenclatura que, ao ser vista e manuseada, facilita ao estudante a correlação teórico-prática. PALAVRAS-CHAVE: material didático, resina de poliéster, encéfalo.Abstract: In the teaching of biology and science the understanding of macroscopic morphology prioritizes the two-dimensional view, much more for logistic than pedagogical factors. Such a view, offered by textbooks, is the most important limiting factor for mastering these skills. Good quality three-dimensional models are costly. Biological materials of known origin and ethics are also infrequent, their preparation and preservation require skilled labor, constant curation and even require chemicals in their preparation that are irritating, toxic or with potential for abuse, e.g. formaldehyde, alcohol, chloroform. The need to bring the student closer to the content taught in the classroom enriching the didactics and improving the teaching-learning process leads to a search for new ways and materials that help the teacher in this development. The action protocol for the production of didactic material for the teaching of anatomy, using semifin slices of vertebrate brain, fixed and later included in polyester acrylic resin facilitates the real contact of the student with the theoretically exposed, disconnecting from the need from a science and biology lab, since resin is a lightweight, non-toxic, long-lasting material that can be taken into the classroom. The choice of neuroanatomy (brain) pieces is interesting because of their structural and nomenclature complexity that, when viewed and handled, facilitates the student's theoretical-practical correlation. KEYWORDS: teaching materials, polyester resin, brain.[37] p. : il. (algumas color.).application/pdfBiologia - Estudo e ensinoMaterial didáticoModelos biologicosCérebroUso de resina de poliéster na inclusão de fatias semifinas de encéfalo : uma abordagem de baixo custo no ensino de anatomia macroscópica para o ensino fundamental e médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - LUIS AMERICO JULIATTO.pdfapplication/pdf2785272https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/64375/1/R%20-%20D%20-%20LUIS%20AMERICO%20JULIATTO.pdf59e23234bb1c304b340335a6188e3c7cMD51open access1884/643752020-02-13 12:24:59.344open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/64375Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-13T15:24:59Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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