Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/53184 |
Resumo: | Orientadora : Prof.ª Adriane Carneiro Ferreira |
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Alberini, DeniseFerreira, Adriane CarneiroUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-27T19:04:48Z2019-11-27T19:04:48Z2016https://hdl.handle.net/1884/53184Orientadora : Prof.ª Adriane Carneiro FerreiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Estudo sobre a avaliação e as diversas interfaces que o tema adquire em uma escola de ensino fundamental da periferia de Curitiba. Para se poder compreender a dialética existente na sala de aula, optou-se pela pesquisa qualitativa, pois por meio desse tipo de pesquisa, argumentam Lüdke e André (1986 p 6): [...] "é possível dar respostas a aspectos da realidade que não podem ser quantificados, uma vez trabalhados em um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes". A revisão de referencial teórico sobre os avanços e impasses na avaliação sob a ótica dos documentos oficiais tiveram o objetivo de evidenciar os novos paradigmas utilizados pelas políticas públicas. Um questionário fechado foi distribuído para investigar o ponto de vista dos docentes da escola e os entraves encontrados por eles no processo avaliativo. A análise documental evidenciou o esforço das políticas públicas em vencer o conceito de meritocracia pura e simples nas avaliações ainda presente nas escolas mantidas pelo Estado. Além disso, foram distribuídos questionários fechados para recolha de informações de quinze professores da instituição sendo oito do Ciclo I (1º ao 3º ano) e sete do Ciclo II (4º ao 5º ano) do ensino fundamental regular em busca de diferentes pontos de vista. Os dados recolhidos nos questionários apontaram que a maioria dos professores conhece a teoria que embasa a avaliação no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, dissertam com bastante facilidade sobre proposições avaliativas, porém no que diz respeito à avaliação da Educação Inclusiva, apenas uma professora declarou se sentir à vontade em avaliar alunos de inclusão, os demais se sentem inseguros avaliando esse tipo particular de aluno, evidenciando que há necessidade de capacitações e debates sobre o tema, com vistas a melhor embasar os docentes nesta tarefa.23 p.application/pdfAvaliação educacionalEnsino fundamentalAvaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - DENISE ALBERINI.pdfapplication/pdf714187https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53184/1/R%20-%20E%20-%20DENISE%20ALBERINI.pdf6fb1d1898eeba125c22f325dffb4f811MD51open access1884/531842019-11-27 16:04:48.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-27T19:04:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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