Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alberini, Denise
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/53184
Resumo: Orientadora : Prof.ª Adriane Carneiro Ferreira
id UFPR_31bba5c15a285e391eda452482aadbfa
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/53184
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Alberini, DeniseFerreira, Adriane CarneiroUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica2019-11-27T19:04:48Z2019-11-27T19:04:48Z2016https://hdl.handle.net/1884/53184Orientadora : Prof.ª Adriane Carneiro FerreiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação PedagógicaInclui referênciasResumo : Estudo sobre a avaliação e as diversas interfaces que o tema adquire em uma escola de ensino fundamental da periferia de Curitiba. Para se poder compreender a dialética existente na sala de aula, optou-se pela pesquisa qualitativa, pois por meio desse tipo de pesquisa, argumentam Lüdke e André (1986 p 6): [...] "é possível dar respostas a aspectos da realidade que não podem ser quantificados, uma vez trabalhados em um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes". A revisão de referencial teórico sobre os avanços e impasses na avaliação sob a ótica dos documentos oficiais tiveram o objetivo de evidenciar os novos paradigmas utilizados pelas políticas públicas. Um questionário fechado foi distribuído para investigar o ponto de vista dos docentes da escola e os entraves encontrados por eles no processo avaliativo. A análise documental evidenciou o esforço das políticas públicas em vencer o conceito de meritocracia pura e simples nas avaliações ainda presente nas escolas mantidas pelo Estado. Além disso, foram distribuídos questionários fechados para recolha de informações de quinze professores da instituição sendo oito do Ciclo I (1º ao 3º ano) e sete do Ciclo II (4º ao 5º ano) do ensino fundamental regular em busca de diferentes pontos de vista. Os dados recolhidos nos questionários apontaram que a maioria dos professores conhece a teoria que embasa a avaliação no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, dissertam com bastante facilidade sobre proposições avaliativas, porém no que diz respeito à avaliação da Educação Inclusiva, apenas uma professora declarou se sentir à vontade em avaliar alunos de inclusão, os demais se sentem inseguros avaliando esse tipo particular de aluno, evidenciando que há necessidade de capacitações e debates sobre o tema, com vistas a melhor embasar os docentes nesta tarefa.23 p.application/pdfAvaliação educacionalEnsino fundamentalAvaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitibainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - DENISE ALBERINI.pdfapplication/pdf714187https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53184/1/R%20-%20E%20-%20DENISE%20ALBERINI.pdf6fb1d1898eeba125c22f325dffb4f811MD51open access1884/531842019-11-27 16:04:48.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/53184Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-11-27T19:04:48Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
title Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
spellingShingle Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
Alberini, Denise
Avaliação educacional
Ensino fundamental
title_short Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
title_full Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
title_fullStr Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
title_full_unstemmed Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
title_sort Avaliação escolar e implicações nas práticas pedagógicas de uma escola municipal da periferia de Curitiba
author Alberini, Denise
author_facet Alberini, Denise
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Ferreira, Adriane Carneiro
Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica
dc.contributor.author.fl_str_mv Alberini, Denise
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação educacional
Ensino fundamental
topic Avaliação educacional
Ensino fundamental
description Orientadora : Prof.ª Adriane Carneiro Ferreira
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-27T19:04:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-27T19:04:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/53184
url https://hdl.handle.net/1884/53184
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 23 p.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/53184/1/R%20-%20E%20-%20DENISE%20ALBERINI.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6fb1d1898eeba125c22f325dffb4f811
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860573108895744