A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caramez, Claudia Senra
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/36750
Resumo: Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_31f8271b72ec12234afe4c1c38b16076
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/36750
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Caramez, Claudia SenraSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-10-06T15:31:34Z2020-10-06T15:31:34Z2014https://hdl.handle.net/1884/36750Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/03/2014Inclui referênciasResumo: A presente pesquisa buscou contribuir com a análise de relações de experiência de aprendizagem de professores municipais de Curitiba mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação, ao utilizarem a web como um espaço em que se alocam fontes históricas primárias e secundárias, através de arquivos digitais. De cunho qualitativo (HÉBERT; GOYETTE; BOUTIN, 2005), esta pesquisa compreendeu o universo digital sem fronteiras entre o espaço e o tempo, em que a web permite a entrada de todos. Nesse sentido, algumas questões apresentaram-se para a Educação Histórica, que neste contexto apresentam-se como questões centrais desta pesquisa: Existem fontes históricas na Web? Se existem, é possível que os professores de história aprendam história utilizando documentos históricos alocados na Web? Como os professores de história se relacionam e aprendem História com as fontes históricas que estão na Web? E que tipo de relações de aprendizagem seriam possíveis? Além disso, o trabalho empírico indicou a hipótese de que se é possível para os professores de História estabelecerem novas relações de aprendizagem histórica através da utilização de fontes históricas alocadas na Web, então, se existem novas formas de se aprender História, existem novas maneiras de ensinar História. A fim de elucidar essas questões buscou-se em Jörn Rüsen a referência teórica da aprendizagem histórica. No que se refere ao enquadramento teórico no campo das novas tecnologias e sua relação com a formação de professores. Apresenta-se um panorama das pesquisas realizadas no âmbito das Tecnologias de Informação e Comunicação e o Ensino de História tanto no Brasil quanto em Portugal. A partir da pesquisa, pode-se afirmar que a relação de aprendizagem histórica dos professores modificou-se na medida em que tiveram contato com os pressupostos da Educação Histórica e porque todos os professores que colaboraram com a pesquisa frequentavam a formação continuada, em parceria com a UFPR através do LAPEDUH. E, portanto, tiveram acesso à Educação Histórica e tornaram-se capazes de mudar a forma pela qual se relacionam com os conteúdos substantivos e de segunda ordem a serem trabalhados. Palavras-chave: Aprendizagem histórica. Professores de História. Tecnologias da Informação e Comunicação. Educação Histórica.Abstract: This research is a contribution to the analysis of learning experience relations from Curitiba Municipal teachers mediated by new information and communication technologies to use the web as a space in which primary and secondary historical sources are allocated through digital files. As a qualitative study (Hébert, Goyette; BOUTIN, 2005), this research is consisted in the digital universe without boundaries between space and time, where the web allows the use of all people. Thus, some questions were presented for History Education, which in this context I present as central issues of my research: Is there historical sources on the web? If there are, can history teachers learn history using historic documents allocated on the web? How history teachers relate and learn history with historical sources on the web? And what kind of learning relationships would be possible? Furthermore, the empirical work indicated the hypothesis that it is possible for history teachers establish new relations of historical learning through the use of historical sources allocated on the web. So, if there are new ways of learning History, there are new ways to teach history. In order to elucidate these questions I seek the theoretical reference of historical learning by Jörn Rüsen. The theoretical framework is in the field of new technologies and their relationship to teacher training. I present an overview of research conducted in the Information Technology and Communication and History Teaching bothin Brazil and in Portugal. From this research, it can be stated that the relationship of historical learning of the teachers has changed in that they had contact with the assumptions of History Education and because all teachers that cooperated with the research attended continuing formation in partnership with UFPR through LAPEDUH. And, therefore, they had access to the Historical Education and became capable to change the way they relate to the substantive and the second order of content to be worked. Keywords: Learning History. History teachers. Information and Communication Technologies. Historical Education .132 f. : il. algumas color., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalDissertaçõesEducaçãoHistoria - Conhecimento e aprendizagemProfessores - Conhecimentos e aprendizagemTecnologia da informaçãoProfessores de historia - FormaçãoA aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação históricainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - CLAUDIA SENRA CARAMEZ.pdfapplication/pdf1924960https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36750/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf33288856e543e4ee9e07f5212f8afb42MD51open accessTEXTR - D - CLAUDIA SENRA CARAMEZ.pdf.txtExtracted Texttext/plain246960https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36750/2/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf.txt7151169e86b8ae8617f2fd3e48d89c82MD52open accessTHUMBNAILR - D - CLAUDIA SENRA CARAMEZ.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36750/3/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf.jpg9d907f2021bd2b2afdbec74ac40bf72aMD53open access1884/367502020-10-06 12:31:34.619open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/36750Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-10-06T15:31:34Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica
title A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica
spellingShingle A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica
Caramez, Claudia Senra
Dissertações
Educação
Historia - Conhecimento e aprendizagem
Professores - Conhecimentos e aprendizagem
Tecnologia da informação
Professores de historia - Formação
title_short A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica
title_full A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica
title_fullStr A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica
title_full_unstemmed A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica
title_sort A aprendizagem histórica de professores mediada pelas tecnologias da informação e comunicação : perspectivas da educação histórica
author Caramez, Claudia Senra
author_facet Caramez, Claudia Senra
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Caramez, Claudia Senra
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações
Educação
Historia - Conhecimento e aprendizagem
Professores - Conhecimentos e aprendizagem
Tecnologia da informação
Professores de historia - Formação
topic Dissertações
Educação
Historia - Conhecimento e aprendizagem
Professores - Conhecimentos e aprendizagem
Tecnologia da informação
Professores de historia - Formação
description Orientadora: Profª Drª Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-10-06T15:31:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-10-06T15:31:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/36750
url https://hdl.handle.net/1884/36750
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 132 f. : il. algumas color., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36750/1/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36750/2/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/36750/3/R%20-%20D%20-%20CLAUDIA%20SENRA%20CARAMEZ.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33288856e543e4ee9e07f5212f8afb42
7151169e86b8ae8617f2fd3e48d89c82
9d907f2021bd2b2afdbec74ac40bf72a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860251906998272