Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70251
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Bega
id UFPR_337a218c8ebaf32f702a3d0b1bf8afac
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70251
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985-Bega, Maria Tarcisa Silva, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional2021-04-15T21:55:03Z2021-04-15T21:55:03Z2020https://hdl.handle.net/1884/70251Orientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva BegaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 23/11/2020Inclui referências: p. 269-276Resumo: O objetivo central desta dissertação é compreender os raciocínios práticos de professores e professoras de sociologia do ensino médio associados às suas práticas docentes. A pesquisa realizou-se no âmbito dos estudos sobre ensino de sociologia no ensino médio, e orientou-se pela abordagem teórico-metodológica da etnometodologia. Buscou-se localizar e descrever os relatos (accounts) dos docentes sobre suas práticas de ensinar sociologia a partir da lida com seus problemas didático-pedagógicos práticos; compreender o conhecimento de senso comum dos docentes, a inteligibilidade mútua de suas práticas e o que reconhecem como ensinar sociologia e uma aula de sociologia no ensino médio. Empiricamente, investigou-se professores e professoras da rede de ensino pública do estado do Paraná, ligados ao município de Curitiba e a municípios da Área Norte de sua Região Metropolitana, que integraram as turmas do ano de 2019 do curso de formação continuada estadual denominado "Conexão Professor em Ação". Participouse de cinco reuniões presenciais entre as três turmas acompanhadas, em que se observou, junto aos docentes, seus relatos verbais escritos (em planos de aula individuais e coletivos) e orais (nas reuniões presenciais da formação). Nesta pesquisa, observou-se que as expressões "desnaturalizar" e "desconstruir" indicam expressões centrais e operações intelectuais diretrizes da prática dos docentes pesquisados, caracterizando o "dever ser" de seu ensinar sociologia na lida com seus problemas didático-pedagógicos práticos. Diante disso, pode-se compreender que a ordenação singular de seus raciocínios práticos se realiza no curso de procedimentos destacados pela negatividade (recusa, negação), junto de outros procedimentos didático-pedagógicos variáveis empregados caracteristicamente pelos docentes. Contam, entre estes procedimentos variáveis, os pela pluralidade e pelo embate, os da teorização, da materialização, da problematização, e os da fundamentação, da legitimação e da argumentação. Os procedimentos pela negatividade são referenciados pelas expressões centrais "desnaturalizar" ("desnaturalização") e "desconstruir" ("desconstrução"), indicativas de operações intelectuais diretrizes do ensinar sociologia local, assim, são procedimentos de "desnaturalizar-desconstruir". Essa negatividade indica uma regra procedimental principal na ordenação dos raciocínios práticos docentes. Assim, o "dever ser" didático-pedagógico do ensinar sociologia, singularizado por procedimentos de "desnaturalizar-desconstruir", é realizado localmente pelo sentido de uma negatividade dirigida a certos objetos existentes em sociedade (fatos, fenômenos, condições, problemas), estes, reconhecidos entre os docentes como "construção (social)/construído", "naturalização/naturalizado" e "senso comum", o que marca a ordenação de seus raciocínios práticos e a inteligibilidade mútua de suas práticas de ensinar sociologia. Palavras-chave: Ensino de sociologia. Ensino Médio. Prática Docente. Metodologia de ensino. Etnometodologia.Abstract: The main objective of this dissertation is to understand the practical reasoning of high school sociology teachers associated with their teaching practices. The research was carried out within the scope of studies on the teaching of sociology in high school, and was guided by the theoretical-methodological approach of ethnomethodology. We sought to locate and describe the accounts of teachers about their practices of teaching sociology based on dealing with their practical didactic-pedagogical problems; understand the teachers' common sense knowledge, the mutual intelligibility of their practices and what they recognize as teaching sociology and a sociology class in high school. Empirically, we investigated public school teachers in the state of Paraná, linked to the municipality of Curitiba and municipalities in the Northern Area of its Metropolitan Region, who joined the 2019 classes of the state continuing education course called "Conexão Professor em Ação". We participated in five face-to-face meetings between the three classes we monitor, observing with teachers their written verbal accounts (in individual and collective lesson plans) and oral accounts (in face-to-face training meetings). In this research, it was observed that the expressions "denaturalize" and "deconstruct" indicate central expressions and directive intellectual operations of the researched teachers' practice, characterizing the "must be" of their teaching sociology in dealing with their practical didactic-pedagogical problems. Given this, it can be understood that the singular ordering of their practical reasoning takes place in the course of procedures highlighted by negativity (refusal, denial), along with other variable didactic-pedagogical procedures typically used by teachers. These variable procedures include those for plurality and conflict, those of theorization, materialization, problematization, and those of reasoning, legitimation and argumentation. The procedures for negativity are referenced by the central expressions "denaturalize" ("denaturalization") and "deconstruct" ("deconstruction"), indicative of directive intellectual operations of the local teaching of sociology, thus, they are procedures of "denaturalize-deconstruct". This negativity indicates a main procedural rule in the ordering of practical teaching reasonings. Thus, the didactic-pedagogical "must be" of teaching sociology, singularized by procedures of "denaturalize-deconstruct", is carried out locally by the sense of a negativity directed towards certain objects existing in society (facts, phenomena, conditions, problems), these, recognized among teachers as "(social) construction / constructed", "naturalization / naturalized" and "common sense", which marks the ordering of their practical reasoning and the mutual intelligibility of their practices of teaching sociology. Keywords: Sociology teaching. High school. Teaching Practice. Teaching methodology. Ethnomethodology.1 arquivo (283 p.) : il. (algumas color.).application/pdfSociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)EtnometodologiaEnsino - MetodologiaSociologiaEntre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FELIPE FARES LIPPMANN TROVAO.pdfapplication/pdf2288483https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70251/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20FARES%20LIPPMANN%20TROVAO.pdf1fc6f18757b1b22433f0da28b1b73279MD51open access1884/702512021-04-15 18:55:03.95open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70251Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-15T21:55:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
title Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
spellingShingle Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985-
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Etnometodologia
Ensino - Metodologia
Sociologia
title_short Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
title_full Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
title_fullStr Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
title_full_unstemmed Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
title_sort Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
author Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985-
author_facet Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Bega, Maria Tarcisa Silva, 1953-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Etnometodologia
Ensino - Metodologia
Sociologia
topic Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)
Etnometodologia
Ensino - Metodologia
Sociologia
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Bega
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-15T21:55:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-04-15T21:55:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70251
url https://hdl.handle.net/1884/70251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (283 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70251/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20FARES%20LIPPMANN%20TROVAO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1fc6f18757b1b22433f0da28b1b73279
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860615942176768