Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/70251 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Bega |
id |
UFPR_337a218c8ebaf32f702a3d0b1bf8afac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70251 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985-Bega, Maria Tarcisa Silva, 1953-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional2021-04-15T21:55:03Z2021-04-15T21:55:03Z2020https://hdl.handle.net/1884/70251Orientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva BegaDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 23/11/2020Inclui referências: p. 269-276Resumo: O objetivo central desta dissertação é compreender os raciocínios práticos de professores e professoras de sociologia do ensino médio associados às suas práticas docentes. A pesquisa realizou-se no âmbito dos estudos sobre ensino de sociologia no ensino médio, e orientou-se pela abordagem teórico-metodológica da etnometodologia. Buscou-se localizar e descrever os relatos (accounts) dos docentes sobre suas práticas de ensinar sociologia a partir da lida com seus problemas didático-pedagógicos práticos; compreender o conhecimento de senso comum dos docentes, a inteligibilidade mútua de suas práticas e o que reconhecem como ensinar sociologia e uma aula de sociologia no ensino médio. Empiricamente, investigou-se professores e professoras da rede de ensino pública do estado do Paraná, ligados ao município de Curitiba e a municípios da Área Norte de sua Região Metropolitana, que integraram as turmas do ano de 2019 do curso de formação continuada estadual denominado "Conexão Professor em Ação". Participouse de cinco reuniões presenciais entre as três turmas acompanhadas, em que se observou, junto aos docentes, seus relatos verbais escritos (em planos de aula individuais e coletivos) e orais (nas reuniões presenciais da formação). Nesta pesquisa, observou-se que as expressões "desnaturalizar" e "desconstruir" indicam expressões centrais e operações intelectuais diretrizes da prática dos docentes pesquisados, caracterizando o "dever ser" de seu ensinar sociologia na lida com seus problemas didático-pedagógicos práticos. Diante disso, pode-se compreender que a ordenação singular de seus raciocínios práticos se realiza no curso de procedimentos destacados pela negatividade (recusa, negação), junto de outros procedimentos didático-pedagógicos variáveis empregados caracteristicamente pelos docentes. Contam, entre estes procedimentos variáveis, os pela pluralidade e pelo embate, os da teorização, da materialização, da problematização, e os da fundamentação, da legitimação e da argumentação. Os procedimentos pela negatividade são referenciados pelas expressões centrais "desnaturalizar" ("desnaturalização") e "desconstruir" ("desconstrução"), indicativas de operações intelectuais diretrizes do ensinar sociologia local, assim, são procedimentos de "desnaturalizar-desconstruir". Essa negatividade indica uma regra procedimental principal na ordenação dos raciocínios práticos docentes. Assim, o "dever ser" didático-pedagógico do ensinar sociologia, singularizado por procedimentos de "desnaturalizar-desconstruir", é realizado localmente pelo sentido de uma negatividade dirigida a certos objetos existentes em sociedade (fatos, fenômenos, condições, problemas), estes, reconhecidos entre os docentes como "construção (social)/construído", "naturalização/naturalizado" e "senso comum", o que marca a ordenação de seus raciocínios práticos e a inteligibilidade mútua de suas práticas de ensinar sociologia. Palavras-chave: Ensino de sociologia. Ensino Médio. Prática Docente. Metodologia de ensino. Etnometodologia.Abstract: The main objective of this dissertation is to understand the practical reasoning of high school sociology teachers associated with their teaching practices. The research was carried out within the scope of studies on the teaching of sociology in high school, and was guided by the theoretical-methodological approach of ethnomethodology. We sought to locate and describe the accounts of teachers about their practices of teaching sociology based on dealing with their practical didactic-pedagogical problems; understand the teachers' common sense knowledge, the mutual intelligibility of their practices and what they recognize as teaching sociology and a sociology class in high school. Empirically, we investigated public school teachers in the state of Paraná, linked to the municipality of Curitiba and municipalities in the Northern Area of its Metropolitan Region, who joined the 2019 classes of the state continuing education course called "Conexão Professor em Ação". We participated in five face-to-face meetings between the three classes we monitor, observing with teachers their written verbal accounts (in individual and collective lesson plans) and oral accounts (in face-to-face training meetings). In this research, it was observed that the expressions "denaturalize" and "deconstruct" indicate central expressions and directive intellectual operations of the researched teachers' practice, characterizing the "must be" of their teaching sociology in dealing with their practical didactic-pedagogical problems. Given this, it can be understood that the singular ordering of their practical reasoning takes place in the course of procedures highlighted by negativity (refusal, denial), along with other variable didactic-pedagogical procedures typically used by teachers. These variable procedures include those for plurality and conflict, those of theorization, materialization, problematization, and those of reasoning, legitimation and argumentation. The procedures for negativity are referenced by the central expressions "denaturalize" ("denaturalization") and "deconstruct" ("deconstruction"), indicative of directive intellectual operations of the local teaching of sociology, thus, they are procedures of "denaturalize-deconstruct". This negativity indicates a main procedural rule in the ordering of practical teaching reasonings. Thus, the didactic-pedagogical "must be" of teaching sociology, singularized by procedures of "denaturalize-deconstruct", is carried out locally by the sense of a negativity directed towards certain objects existing in society (facts, phenomena, conditions, problems), these, recognized among teachers as "(social) construction / constructed", "naturalization / naturalized" and "common sense", which marks the ordering of their practical reasoning and the mutual intelligibility of their practices of teaching sociology. Keywords: Sociology teaching. High school. Teaching Practice. Teaching methodology. Ethnomethodology.1 arquivo (283 p.) : il. (algumas color.).application/pdfSociologia - Estudo e ensino (Ensino médio)EtnometodologiaEnsino - MetodologiaSociologiaEntre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - FELIPE FARES LIPPMANN TROVAO.pdfapplication/pdf2288483https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70251/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20FARES%20LIPPMANN%20TROVAO.pdf1fc6f18757b1b22433f0da28b1b73279MD51open access1884/702512021-04-15 18:55:03.95open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70251Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-04-15T21:55:03Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte |
title |
Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte |
spellingShingle |
Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985- Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) Etnometodologia Ensino - Metodologia Sociologia |
title_short |
Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte |
title_full |
Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte |
title_fullStr |
Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte |
title_full_unstemmed |
Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte |
title_sort |
Entre procedimentos de desnaturalização-desconstrução : um estudo sobre raciocínios práticos de docentes de sociologia do ensino médio em Curitiba e área metropolitana norte |
author |
Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985- |
author_facet |
Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Bega, Maria Tarcisa Silva, 1953- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trovão, Felipe Fares Lippmann, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) Etnometodologia Ensino - Metodologia Sociologia |
topic |
Sociologia - Estudo e ensino (Ensino médio) Etnometodologia Ensino - Metodologia Sociologia |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Maria Tarcisa Silva Bega |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-04-15T21:55:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-04-15T21:55:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/70251 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/70251 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (283 p.) : il. (algumas color.). application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70251/1/R%20-%20D%20-%20FELIPE%20FARES%20LIPPMANN%20TROVAO.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1fc6f18757b1b22433f0da28b1b73279 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860615942176768 |