Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/25072 |
Resumo: | Orientador: Prof. Alexandre Ibrahim Direne |
id |
UFPR_3483930d05717ce92fc88e3bcf35c998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25072 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaDirene, Alexandre IbrahimPietruchinski, Mônica Hoeldtke2023-01-20T18:44:17Z2023-01-20T18:44:17Z2001https://hdl.handle.net/1884/25072Orientador: Prof. Alexandre Ibrahim DireneDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Pós-Graduação em InformáticaInclui referências: p. 44-49Resumo: Este trabalho apresenta os formalismos de uma linguagem de autoria para a meta-modelagem de estereótipos de aprendizes que utilizam um sistema tutor inteligente destinado ao ensino de conceitos visuais. Foi feita uma revisão crítica da literatura sobre a modelagem de aprendizes e usuários em geral, seguida da consideração de aspectos do ensino de conceitos visuais, chegando até os ambientes de autoria. O conjunto de soluções adotadas neste trabalho se caracterizou pela integração de conceitos cognitivos e pela implementação de uma ferramenta de software para apoiar o processo de autoria dos meta-modelos de aprendizes. A ferramenta de software, chamada FEMEA, oferece uma linguagem de autoria, a qual permite a definição de estereótipos de aprendizes baseados na idéia de capacidades isoladas de perícia, a serem desenvolvidas pelo aprendiz ao longo de seu treinamento. O trabalho também inclui metas futuras de pesquisa.Abstract: This work presents the formalisms of an authoring language aimed at meta-modeling tasks for a learner's stereotype whose specific model is maintained by an intelligent Tutoring System that teaches visual concepts. A critical literature review is provided, including approaches to student modeling as well as to general-purpose users, followed the main aspects of visual concept tutoring, and closing with considerations on existing authoring environments and languages. The solutions adopted in this work are guided by the integration of cognitive concepts and by the implementation of a software tool that aids the authoring process of the learner meta-model. The tool, named FEMEA, offers a friendly authoring language, which allows the definition of learners' stereotypes, based on the idea of recluded capacities of expertise, to be developed during the training process. The work also provides future research directions.49 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesSistemas tutoriais inteligentesCiências cognitivasEnsino auxiliado por computadorCiencia da ComputaçãoLinguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - PIETRUCHINSKI, MONICA HOELDTKE.pdfapplication/pdf2592753https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/1/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf183c1408992df7ab1708a9e10c7eea22MD51open accessTEXTD - PIETRUCHINSKI, MONICA HOELDTKE.pdf.txtExtracted Texttext/plain71723https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/2/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf.txte1549e6140c3292186aadf26ffc669a7MD52open accessTHUMBNAILD - PIETRUCHINSKI, MONICA HOELDTKE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/3/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf.jpgdfbe57441bc05b75bd71e8525759079fMD53open access1884/250722023-01-20 15:44:17.094open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25072Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-20T18:44:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais |
title |
Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais |
spellingShingle |
Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais Pietruchinski, Mônica Hoeldtke Teses Sistemas tutoriais inteligentes Ciências cognitivas Ensino auxiliado por computador Ciencia da Computação |
title_short |
Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais |
title_full |
Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais |
title_fullStr |
Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais |
title_full_unstemmed |
Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais |
title_sort |
Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais |
author |
Pietruchinski, Mônica Hoeldtke |
author_facet |
Pietruchinski, Mônica Hoeldtke |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Direne, Alexandre Ibrahim |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pietruchinski, Mônica Hoeldtke |
contributor_str_mv |
Direne, Alexandre Ibrahim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teses Sistemas tutoriais inteligentes Ciências cognitivas Ensino auxiliado por computador Ciencia da Computação |
topic |
Teses Sistemas tutoriais inteligentes Ciências cognitivas Ensino auxiliado por computador Ciencia da Computação |
description |
Orientador: Prof. Alexandre Ibrahim Direne |
publishDate |
2001 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2001 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-20T18:44:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-20T18:44:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/25072 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/25072 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv |
Disponível em formato digital |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
49 f. : il., grafs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/1/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/2/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf.txt https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/3/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
183c1408992df7ab1708a9e10c7eea22 e1549e6140c3292186aadf26ffc669a7 dfbe57441bc05b75bd71e8525759079f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860886135046144 |