Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pietruchinski, Mônica Hoeldtke
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/25072
Resumo: Orientador: Prof. Alexandre Ibrahim Direne
id UFPR_3483930d05717ce92fc88e3bcf35c998
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/25072
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em InformáticaDirene, Alexandre IbrahimPietruchinski, Mônica Hoeldtke2023-01-20T18:44:17Z2023-01-20T18:44:17Z2001https://hdl.handle.net/1884/25072Orientador: Prof. Alexandre Ibrahim DireneDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Pós-Graduação em InformáticaInclui referências: p. 44-49Resumo: Este trabalho apresenta os formalismos de uma linguagem de autoria para a meta-modelagem de estereótipos de aprendizes que utilizam um sistema tutor inteligente destinado ao ensino de conceitos visuais. Foi feita uma revisão crítica da literatura sobre a modelagem de aprendizes e usuários em geral, seguida da consideração de aspectos do ensino de conceitos visuais, chegando até os ambientes de autoria. O conjunto de soluções adotadas neste trabalho se caracterizou pela integração de conceitos cognitivos e pela implementação de uma ferramenta de software para apoiar o processo de autoria dos meta-modelos de aprendizes. A ferramenta de software, chamada FEMEA, oferece uma linguagem de autoria, a qual permite a definição de estereótipos de aprendizes baseados na idéia de capacidades isoladas de perícia, a serem desenvolvidas pelo aprendiz ao longo de seu treinamento. O trabalho também inclui metas futuras de pesquisa.Abstract: This work presents the formalisms of an authoring language aimed at meta-modeling tasks for a learner's stereotype whose specific model is maintained by an intelligent Tutoring System that teaches visual concepts. A critical literature review is provided, including approaches to student modeling as well as to general-purpose users, followed the main aspects of visual concept tutoring, and closing with considerations on existing authoring environments and languages. The solutions adopted in this work are guided by the integration of cognitive concepts and by the implementation of a software tool that aids the authoring process of the learner meta-model. The tool, named FEMEA, offers a friendly authoring language, which allows the definition of learners' stereotypes, based on the idea of recluded capacities of expertise, to be developed during the training process. The work also provides future research directions.49 f. : il., grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalTesesSistemas tutoriais inteligentesCiências cognitivasEnsino auxiliado por computadorCiencia da ComputaçãoLinguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD - PIETRUCHINSKI, MONICA HOELDTKE.pdfapplication/pdf2592753https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/1/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf183c1408992df7ab1708a9e10c7eea22MD51open accessTEXTD - PIETRUCHINSKI, MONICA HOELDTKE.pdf.txtExtracted Texttext/plain71723https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/2/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf.txte1549e6140c3292186aadf26ffc669a7MD52open accessTHUMBNAILD - PIETRUCHINSKI, MONICA HOELDTKE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/3/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf.jpgdfbe57441bc05b75bd71e8525759079fMD53open access1884/250722023-01-20 15:44:17.094open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/25072Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082023-01-20T18:44:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
title Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
spellingShingle Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
Pietruchinski, Mônica Hoeldtke
Teses
Sistemas tutoriais inteligentes
Ciências cognitivas
Ensino auxiliado por computador
Ciencia da Computação
title_short Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
title_full Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
title_fullStr Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
title_full_unstemmed Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
title_sort Linguagem e ferramenta de autoria para a meta-modelagem de aprendizes de conceitos visuais
author Pietruchinski, Mônica Hoeldtke
author_facet Pietruchinski, Mônica Hoeldtke
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informática
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Direne, Alexandre Ibrahim
dc.contributor.author.fl_str_mv Pietruchinski, Mônica Hoeldtke
contributor_str_mv Direne, Alexandre Ibrahim
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Sistemas tutoriais inteligentes
Ciências cognitivas
Ensino auxiliado por computador
Ciencia da Computação
topic Teses
Sistemas tutoriais inteligentes
Ciências cognitivas
Ensino auxiliado por computador
Ciencia da Computação
description Orientador: Prof. Alexandre Ibrahim Direne
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-20T18:44:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-20T18:44:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/25072
url https://hdl.handle.net/1884/25072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 49 f. : il., grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/1/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/2/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/25072/3/D%20-%20PIETRUCHINSKI%2c%20MONICA%20HOELDTKE.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 183c1408992df7ab1708a9e10c7eea22
e1549e6140c3292186aadf26ffc669a7
dfbe57441bc05b75bd71e8525759079f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860886135046144