Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telma, João Fernando
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/70816
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado
id UFPR_39255efa3585d56f2764033465d22d40
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/70816
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Telma, João FernandoPrado, Adriana Luiza do, 1968-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional2021-08-27T15:05:46Z2021-08-27T15:05:46Z2018https://hdl.handle.net/1884/70816Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do PradoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 30/10/2018Inclui referências: p. 67-69Resumo: Pesquisas têm demonstrado que, por mais que hajam investimentos realizados na área de educação, o Brasil ainda não está em uma posição favorável, principalmente no que tange ao ensino-aprendizagem, o qual é o foco do diagnóstico elaborado pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tal diagnóstico é feito por meio da Prova Brasil, que é um dos instrumentos aplicados com objetivo de verificar o nível de aprendizagem. No que se refere a essa análise, a disciplina de Matemática é um dos maiores desafios, pois tem apresentado um alto índice que aponta para o mau desempenho dos alunos. Sendo assim, buscou-se nessa pesquisa analisar o desempenho em matemática dos alunos na Prova Brasil de duas escolas, por meio da aplicação de exercícios baseados nos descritores da disciplina conforme a matriz de referência. Isso possibilitou uma verificação das fragilidades no ensino-aprendizagem dos alunos do 9º ano de uma escola em Almirante Tamandaré, que chamaremos de Escola A e de uma escola em Rio Branco do Sul, que chamaremos de Escola B. Na análise dos resultados foi possível verificar que a maioria dos alunos apresenta dificuldade na resolução das atividades. Esse fato sugere a necessidade de um trabalho mais aprofundado com foco nos descritores que apresentaram menor rendimento, com uma abordagem diferenciada na metodologia do professor. Palavras-chaves: Educação. Diagnóstico. Aprendizagem. IDEB. Prova Brasil.Abstract: Researches have shown that, despite investments in education, Brazil is still not in a propitious position, especially regarding to teaching-learning, which is the focus of the diagnosis made by the INEP - Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research. This diagnosis is made through the "Prova Brasil", which is one of the instruments applied in order to verify the level of learning. Referring to this analysis, Mathematics is one of the greatest challenges, because it has presented a high index that demonstrates the poor performance of the students. Therefore, this research sought to analyze the performance in Mathematics of students in the "Prova Brasil" of two schools, through the application of exercises based on the descriptors of the discipline according to the reference matrix. This enabled a verification of the frailties in teaching and learning of the 9th grade students of a school in Almirante Tamandaré, which we will call School A, and a school in Rio Branco do Sul, which we will call School B. In the analysis of the results it was possible to verify that the majority of students present difficulties in solving activities. This fact suggests the need for more in-depth work focusing on descriptors that presented lower yield, with a different approach in teacher methodology. Key words: Education. Diagnosis. Learning. IDEB. Prova Brasil.1 arquivo (69 p.) : il. (algumas color.).application/pdfEducaçãoDiagnósticoAprendizagem - MatemáticaMatemáticaSimulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - JOAO FERNANDO TELMA.pdfapplication/pdf1182013https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70816/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20FERNANDO%20TELMA.pdffee2daa9ccc77e19888ae2b1ffe8b422MD51open access1884/708162021-08-27 12:05:46.564open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/70816Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082021-08-27T15:05:46Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
title Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
spellingShingle Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
Telma, João Fernando
Educação
Diagnóstico
Aprendizagem - Matemática
Matemática
title_short Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
title_full Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
title_fullStr Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
title_full_unstemmed Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
title_sort Simulado de matemática e análise do desempenho nos descritores da prova Brasil : análise das escolas
author Telma, João Fernando
author_facet Telma, João Fernando
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Prado, Adriana Luiza do, 1968-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.contributor.author.fl_str_mv Telma, João Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Diagnóstico
Aprendizagem - Matemática
Matemática
topic Educação
Diagnóstico
Aprendizagem - Matemática
Matemática
description Orientadora: Profa. Dra. Adriana Luiza do Prado
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-27T15:05:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-27T15:05:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/70816
url https://hdl.handle.net/1884/70816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (69 p.) : il. (algumas color.).
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/70816/1/R%20-%20D%20-%20JOAO%20FERNANDO%20TELMA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fee2daa9ccc77e19888ae2b1ffe8b422
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860729451577344