Estratégias de concorrência e crescimento na indústria de agrotóxicos
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
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Resumo: | Orientador: Victor Manoel Alvarez Pelaez |
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Hamerschmidt, Patricia FerreiraPelaez, Victor, 1962-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas2022-07-29T18:16:38Z2022-07-29T18:16:38Z2008https://hdl.handle.net/1884/77417Orientador: Victor Manoel Alvarez PelaezMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências EconômicasResumo: O mercado mundial de agrotóxicos é controlado por grandes grupos transnacionais, tanto em nível nacional quanto internacional. Em 2007 as seis maiores empresas, Bayer, Syngenta, Basf, Monsanto, Dow e Dupont, controlaram juntas, cerca de 85% do mercado mundial de agrotóxicos (McDOUGALL, 2008). Objetivo deste trabalho foi acompanhar e analisar as estratégias de concorrência das principais empresas de agrotóxicos, em nível nacional e internacional, e de crescimento, em nível internacional, na década de 2000. Para tanto, procedeu-se a um trabalho de pesquisa documental baseado em informações disponibilizadas nos sítios das empresas estudadas e reportagens de uma revista especializada no ramo (AGROW). As estratégias de crescimento adotadas pelas empresas líderes dessa indústria ocorrem por meio da expansão interna, notadamente a partir da diversificação da produção no desenvolvimento de novas substâncias químicas patenteáveis. A expansão externa ocorre principalmente por meio de fusões e aquisições de empresas de médio e grande porte, bem como da diversificação para o ramo de sementes geneticamente modificadas (GM), na qual se observa uma estratégia de aquisição de ativos complementares à produção de agrotóxicos, por meio do desenvolvimento de plantas resistentes a esses insumos químicos. Essas estratégias de crescimento revelam um processo contínuo de concentração do mercado de agrotóxicos, no qual a concorrência caracteriza-se por elevadas economias de escala e escopo. Nos anos 2000, o processo de crescimento das empresas de agrotóxicos de têm sido marcado, principalmente, por estratégias de diversificação no ramo de sementes GM. A combinação da produção de agrotóxicos com sementes GM resistentes a herbicidas, revela uma estratégia de gestão de ativos complementares a qual tende a aumentar as possibilidades de expansão do consumo de agrotóxicos. Tendo em vista que, apesar da produção de agrotóxicos estar associada à síntese de compostos químicos, a sua aplicação está relacionada à atividade de experimentação agronômica, por meio da qual realizam-se os testes de eficácia dos agrotóxicos. Assim, a estratégia de diversificação das empresas de agrotóxicos no ramo de sementes, efetua-se a partir de uma base tecnológica comum (agronomia) por meio da qual o melhoramento genético torna-se um vetor para a ampliação do uso de insumos químicos na agricultura.59 f.application/pdfPesticidas - IndústriaTecnologia de sementesEstratégias de concorrência e crescimento na indústria de agrotóxicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPATRICIA-FERREIRA-HAMERSCHMIDT.pdfapplication/pdf8467362https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77417/1/PATRICIA-FERREIRA-HAMERSCHMIDT.pdf3cc2180f58d89ffe6d47f808d4030f37MD51open access1884/774172022-07-29 15:16:38.175open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77417Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-07-29T18:16:38Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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