Open design na promoção de economias distribuídas : heurísticas para o desenvolvimento de vestuário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perez, Iana Uliana
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/55033
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Aguinaldo dos Santos
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spelling Perez, Iana UlianaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em DesignSantos, Aguinaldo dos, 1970-2019-06-17T18:36:00Z2019-06-17T18:36:00Z2018https://hdl.handle.net/1884/55033Orientador : Prof. Dr. Aguinaldo dos SantosDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 07/02/2018Inclui referênciasResumo: Abordar a sustentabilidade no Setor de Vestuário pode ser um desafio. Embora um número crescente de pesquisadores e designers tenha se dedicado a essa difícil tarefa, a maioria das soluções adotadas não questiona suficientemente o atual modelo de produção e consumo. A promoção de um sistema de economias distribuídas apresenta o potencial de alterar a estrutura do Setor de Vestuário, proporcionando benefícios relacionados às três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. Uma abordagem promissora para a promoção de economias distribuídas é o open design, que pode ser também associado às tecnologias de fabricação digital. Embora alguns autores evidenciem as relações entre o Setor de Vestuário e o open design, existe uma lacuna de publicações científicas na área, havendo a necessidade de desenvolver e exemplificar procedimentos para aplicação do open design. São igualmente escassas as referências bibliográficas que tratam da relação entre vestuário e fabricação digital. Nesse contexto, a presente dissertação tem como objetivo identificar e sistematizar heurísticas para aplicação dos princípios do open design ao desenvolvimento de vestuário mais sustentável, com utilização predominante de tecnologias de fabricação digital. Devido ao caráter prescritivo da pesquisa realizada, o método de pesquisa adotado foi a Action Design Research (ADR), cuja condução é dividida em quatro etapas: 1) Problematização, 2) Desenvolvimento, 3) Avaliação e 4) Formalização da Aprendizagem. Na primeira etapa, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental, foram identificadas heurísticas associadas a artefatos já existentes, as quais foram generalizadas para classes de problemas configuradas a partir da revisão bibliográfica. A segunda e a terceira etapas foram conduzidas de maneira iterativa, com no mínimo dois ciclos de desenvolvimento de artefatos e avaliação, os quais permitiram a consolidação das heurísticas inicialmente identificadas e a verificação de novas heurísticas. O primeiro ciclo envolveu a participação de estudantes de graduação em Design de Produto e a empresa holandesa The Post-Couture Collective, que explora o open design e a fabricação digital no campo da moda. No segundo ciclo, por sua vez, estabeleceu-se parceria com uma marca de moda curitibana, o NovoLouvre, com a qual foi promovido um projeto de cocriação com chamada aberta para participação de estudantes de áreas criativas e novos designers. Na última etapa da pesquisa, foi realizado o cruzamento dos ciclos de relevância conduzidos, o que permitiu a identificação e sistematização das heurísticas empregadas e consolidadas ao longo da pesquisa, as quais foram generalizadas para as seguintes classes de problemas: incentivo à personalização, facilidade de montagem e sustentabilidade. Essas heurísticas podem ser utilizadas como referência durante o processo de desenvolvimento de artefatos destinados à fabricação pessoal, permitindo que designers e pesquisadores explorem o open design e as tecnologias de fabricação digital no Setor de Vestuário. Palavras-chave: Sustentabilidade. Fabricação digital. Fabricação pessoal.Abstract: Addressing sustainability in the Clothing Sector can be a challenge. Even though an increasing number of researchers and designers have dedicated themselves to this challenging task, most of the approaches adopted do not sufficiently question the current production and consumption system. The promotion of a distributed economies system presents the potential to change the structure of the Clothing Sector, providing benefits related to the three dimensions of sustainability: environmental, social and economic. A promising approach to the promotion of distributed economies is open design, which can also be associated with digital fabrication technologies. Although some authors show the relationship between the Clothing Sector and open design, there is a lack of scientific publications in the area, and there is a need to develop and exemplify procedures for the application of open design. There are also few bibliographical references dealing with the relationship between clothing and digital fabrication. In this context, the present dissertation aims to identify and systematize heuristics to apply the principles of open design to the development of more sustainable clothing, with predominant use of digital fabrication technologies. Due to the prescriptive nature of the research carried out, the research method adopted was Action Design Research (ADR), whose conduction presents four stages: 1) Problematization, 2) Development, 3) Evaluation and 4) Formalization of Learning. In the first stage, through a bibliographical review and documentary research, heuristics associated with existing artifacts were identified, which were generalized to classes of problems configured from the bibliographic review. The second and third stages were iterative, with at least two cycles of artifact development and evaluation, which allowed the consolidation of the heuristics initially identified and the verification of new ones. The first cycle involved the participation of undergraduate students in Product Design and the Dutch company The Post-Couture Collective, which explores open design and digital fabrication in the fashion field. In the second cycle, in turn, a partnership was established with a fashion brand from Curitiba, NovoLouvre, for the promotion of a co-creative project with an open call for students from creative areas and new designers. In the last stage of the research, the relevance cycles were carried out, which allowed the identification and systematization of the heuristics used and consolidated throughout the research, which were generalized to the following classes of problems: assembly and sustainability. These heuristics can be used as a reference during the developing process of artifacts intended for personal manufacturing, allowing designers and researchers to explore the open design and digital manufacturing technologies in the Clothing Sector. Keywords: Sustainability. Digital fabrication. Personal fabrication.371 p. : il. (algumas color.).application/pdfXVestuário - Aspectos ambientaisVestuario - IndústriaVestuario - ComércioOpen design na promoção de economias distribuídas : heurísticas para o desenvolvimento de vestuárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - IANA ULIANA PEREZ.pdfapplication/pdf34304290https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/55033/1/R%20-%20D%20-%20IANA%20ULIANA%20PEREZ.pdf3b3259f03c0cd22d7b28da76cba960d5MD51open access1884/550332019-06-17 15:36:00.142open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/55033Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082019-06-17T18:36Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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