Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Elaine Heloisa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/59550
Resumo: Orientadora : Vanessa Comassetto A. de Oliveira
id UFPR_42b6874dfbf35dfc027734a75abefa2a
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59550
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Marques, Elaine HeloisaOliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2020-02-20T14:12:42Z2020-02-20T14:12:42Z2019https://hdl.handle.net/1884/59550Orientadora : Vanessa Comassetto A. de OliveiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : Este trabalho procurou apresentar estratégias para uma melhor compreensão da prescrição medicamentosa por parte dos Responsáveis e /ou mães dos pacientes em tratamento de câncer, respeitando o perfil de conhecimento e domínio de cada mãe e utilizando de recursos lúdicos e de fácil entendimento. Essa comunicação significativa e simples foi eleita pela possibilidade de atuar em caráter preventivo e corretivo no entendimento do receituário médico. Um aspecto observado nessa realidade é a dificuldade das mães/acompanhantes em compreender e organizar-se perante um número significativo de medicamentos no tratamento de Neoplasias do seu (sua) filho(a) comprometendo assim o sucesso da resposta terapêutica do paciente, além dos riscos causados ao tratamento e possíveis impactos negativos no resultado farmacológico. Apresenta também a importância do trabalho em equipe da educação e saúde visando objetivos comuns que é a recuperação do paciente, a eficácia e resultados do tratamento e a qualidade de vida do mesmo e todos esses aspectos estão ligados e sujeitos a uma boa compreensão da prescrição medicamentoso sendo um dos momentos mais relevantes para o sucesso do tratamento. A problemática foi trabalhada através da perspectiva de uma aprendizagem significativa e singular, respeitando o conhecimento prévio do sujeito.28 p. : il., color.application/pdfMedicamentos - PrescriçaoMedicamentos - AdministraçãoTratamentoAdesãoLeituraCompreensãoCompreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELAINE HELOISA MARQUES.pdfapplication/pdf1462257https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59550/1/R%20-%20E%20-%20ELAINE%20HELOISA%20MARQUES.pdf3a4d0faf2de6944b763ee5f3c44af82fMD51open access1884/595502020-02-20 11:12:42.422open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59550Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-20T14:12:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
title Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
spellingShingle Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
Marques, Elaine Heloisa
Medicamentos - Prescriçao
Medicamentos - Administração
Tratamento
Adesão
Leitura
Compreensão
title_short Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
title_full Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
title_fullStr Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
title_full_unstemmed Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
title_sort Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
author Marques, Elaine Heloisa
author_facet Marques, Elaine Heloisa
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Oliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de, 1983-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Elaine Heloisa
dc.subject.por.fl_str_mv Medicamentos - Prescriçao
Medicamentos - Administração
Tratamento
Adesão
Leitura
Compreensão
topic Medicamentos - Prescriçao
Medicamentos - Administração
Tratamento
Adesão
Leitura
Compreensão
description Orientadora : Vanessa Comassetto A. de Oliveira
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-20T14:12:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-02-20T14:12:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/59550
url https://hdl.handle.net/1884/59550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 28 p. : il., color.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59550/1/R%20-%20E%20-%20ELAINE%20HELOISA%20MARQUES.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a4d0faf2de6944b763ee5f3c44af82f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860302779711488