Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/59550 |
Resumo: | Orientadora : Vanessa Comassetto A. de Oliveira |
id |
UFPR_42b6874dfbf35dfc027734a75abefa2a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/59550 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Marques, Elaine HeloisaOliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de, 1983-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio2020-02-20T14:12:42Z2020-02-20T14:12:42Z2019https://hdl.handle.net/1884/59550Orientadora : Vanessa Comassetto A. de OliveiraMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e MédioInclui referênciasResumo : Este trabalho procurou apresentar estratégias para uma melhor compreensão da prescrição medicamentosa por parte dos Responsáveis e /ou mães dos pacientes em tratamento de câncer, respeitando o perfil de conhecimento e domínio de cada mãe e utilizando de recursos lúdicos e de fácil entendimento. Essa comunicação significativa e simples foi eleita pela possibilidade de atuar em caráter preventivo e corretivo no entendimento do receituário médico. Um aspecto observado nessa realidade é a dificuldade das mães/acompanhantes em compreender e organizar-se perante um número significativo de medicamentos no tratamento de Neoplasias do seu (sua) filho(a) comprometendo assim o sucesso da resposta terapêutica do paciente, além dos riscos causados ao tratamento e possíveis impactos negativos no resultado farmacológico. Apresenta também a importância do trabalho em equipe da educação e saúde visando objetivos comuns que é a recuperação do paciente, a eficácia e resultados do tratamento e a qualidade de vida do mesmo e todos esses aspectos estão ligados e sujeitos a uma boa compreensão da prescrição medicamentoso sendo um dos momentos mais relevantes para o sucesso do tratamento. A problemática foi trabalhada através da perspectiva de uma aprendizagem significativa e singular, respeitando o conhecimento prévio do sujeito.28 p. : il., color.application/pdfMedicamentos - PrescriçaoMedicamentos - AdministraçãoTratamentoAdesãoLeituraCompreensãoCompreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - ELAINE HELOISA MARQUES.pdfapplication/pdf1462257https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59550/1/R%20-%20E%20-%20ELAINE%20HELOISA%20MARQUES.pdf3a4d0faf2de6944b763ee5f3c44af82fMD51open access1884/595502020-02-20 11:12:42.422open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/59550Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-02-20T14:12:42Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa |
title |
Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa |
spellingShingle |
Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa Marques, Elaine Heloisa Medicamentos - Prescriçao Medicamentos - Administração Tratamento Adesão Leitura Compreensão |
title_short |
Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa |
title_full |
Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa |
title_fullStr |
Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa |
title_full_unstemmed |
Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa |
title_sort |
Compreensão da prescrição médica por meio de uma educação significativa |
author |
Marques, Elaine Heloisa |
author_facet |
Marques, Elaine Heloisa |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Oliveira, Vanessa Bertoglio Comassetto Antunes de, 1983- Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Elaine Heloisa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Medicamentos - Prescriçao Medicamentos - Administração Tratamento Adesão Leitura Compreensão |
topic |
Medicamentos - Prescriçao Medicamentos - Administração Tratamento Adesão Leitura Compreensão |
description |
Orientadora : Vanessa Comassetto A. de Oliveira |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-02-20T14:12:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-02-20T14:12:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/59550 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/59550 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
28 p. : il., color. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/59550/1/R%20-%20E%20-%20ELAINE%20HELOISA%20MARQUES.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a4d0faf2de6944b763ee5f3c44af82f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860302779711488 |