O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/56818 |
Resumo: | Orientador: Profº Ms. Maurício Fernando Pitta |
id |
UFPR_42e59419dab0421a63230f7e4c492307 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56818 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Santana, Jairo Bastos deUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioPitta, Maurício Fernando, 1992-2022-01-10T16:58:32Z2022-01-10T16:58:32Z2018https://hdl.handle.net/1884/56818Orientador: Profº Ms. Maurício Fernando PittaMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.Inclui referências: p. 42-43Resumo: O uso do texto clássico da filosofia em sala de aula aparece como uma ferramenta interessante se pensado a partir da leitura crítica do texto, atividade própria da filosofia. A leitura é uma atividade filosófica e nada mais natural que, a partir dela, possamos entrar num universo que possibilite maior compreensão desta atividade em sala de aula na modalidade do ensino médio. Juntamente com essa possibilidade há outra condição que é a participação de alunos e alunas naquilo que, para as aulas de filosofia dessa etapa se torna importante, a saber, a capacidade de argumentar, referenciar, situar períodos da filosofia e seus representantes. O uso do texto clássico da filosofia não apenas pode contribuir para isto, como pode também, se bem organizado, melhorar o desempenho destes alunos e alunas em outras áreas do conhecimento. A partir da aproximação dos textos filosóficos, aparece outra possibilidade de filosofia que pode realçar seu papel crítico nesta etapa, o uso dos textos da filosofia africana. Nesse percurso a apresentação de ideias e de um filosofo que represente o pensamento africano chega na figura de Franz Fanon que é um dos mais expressivos filósofos do continente africano. Suas contribuições realçam o papel da atividade filosófica atual e podem contribuir nessa etapa do ensino como atividade de cidadania, outra importante função da escola e da educação. Houve certo cuidado em expor alguns argumentos de Fanon, nessa etapa do ensino, por estes estarem em uma linguagem mais direta e objetiva sobre problemas de cunho racista, ideológicoopressor e de aculturação por parte dos oprimidos, entretanto, isto não limitou as nuances mais expressivas do pensamento de Fanon.1 arquivo (43 p.) : PDF.application/pdfFilosofia africanaRacismo na educaçãoO uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JAIRO BASTOS DE SANTANA.pdfapplication/pdf891055https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56818/1/R%20-%20E%20-%20JAIRO%20BASTOS%20DE%20SANTANA.pdf44f9048595a71f91e55da1df1ef4daa6MD51open access1884/568182022-01-10 13:58:32.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56818Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-10T16:58:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano |
title |
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano |
spellingShingle |
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano Santana, Jairo Bastos de Filosofia africana Racismo na educação |
title_short |
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano |
title_full |
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano |
title_fullStr |
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano |
title_full_unstemmed |
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano |
title_sort |
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano |
author |
Santana, Jairo Bastos de |
author_facet |
Santana, Jairo Bastos de |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Jairo Bastos de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pitta, Maurício Fernando, 1992- |
contributor_str_mv |
Pitta, Maurício Fernando, 1992- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia africana Racismo na educação |
topic |
Filosofia africana Racismo na educação |
description |
Orientador: Profº Ms. Maurício Fernando Pitta |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-01-10T16:58:32Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-01-10T16:58:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/56818 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/56818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 arquivo (43 p.) : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56818/1/R%20-%20E%20-%20JAIRO%20BASTOS%20DE%20SANTANA.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
44f9048595a71f91e55da1df1ef4daa6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801860538173489152 |