O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Jairo Bastos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/56818
Resumo: Orientador: Profº Ms. Maurício Fernando Pitta
id UFPR_42e59419dab0421a63230f7e4c492307
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/56818
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santana, Jairo Bastos deUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino MédioPitta, Maurício Fernando, 1992-2022-01-10T16:58:32Z2022-01-10T16:58:32Z2018https://hdl.handle.net/1884/56818Orientador: Profº Ms. Maurício Fernando PittaMonografia (Especialização) - Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio.Inclui referências: p. 42-43Resumo: O uso do texto clássico da filosofia em sala de aula aparece como uma ferramenta interessante se pensado a partir da leitura crítica do texto, atividade própria da filosofia. A leitura é uma atividade filosófica e nada mais natural que, a partir dela, possamos entrar num universo que possibilite maior compreensão desta atividade em sala de aula na modalidade do ensino médio. Juntamente com essa possibilidade há outra condição que é a participação de alunos e alunas naquilo que, para as aulas de filosofia dessa etapa se torna importante, a saber, a capacidade de argumentar, referenciar, situar períodos da filosofia e seus representantes. O uso do texto clássico da filosofia não apenas pode contribuir para isto, como pode também, se bem organizado, melhorar o desempenho destes alunos e alunas em outras áreas do conhecimento. A partir da aproximação dos textos filosóficos, aparece outra possibilidade de filosofia que pode realçar seu papel crítico nesta etapa, o uso dos textos da filosofia africana. Nesse percurso a apresentação de ideias e de um filosofo que represente o pensamento africano chega na figura de Franz Fanon que é um dos mais expressivos filósofos do continente africano. Suas contribuições realçam o papel da atividade filosófica atual e podem contribuir nessa etapa do ensino como atividade de cidadania, outra importante função da escola e da educação. Houve certo cuidado em expor alguns argumentos de Fanon, nessa etapa do ensino, por estes estarem em uma linguagem mais direta e objetiva sobre problemas de cunho racista, ideológicoopressor e de aculturação por parte dos oprimidos, entretanto, isto não limitou as nuances mais expressivas do pensamento de Fanon.1 arquivo (43 p.) : PDF.application/pdfFilosofia africanaRacismo na educaçãoO uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africanoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - JAIRO BASTOS DE SANTANA.pdfapplication/pdf891055https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56818/1/R%20-%20E%20-%20JAIRO%20BASTOS%20DE%20SANTANA.pdf44f9048595a71f91e55da1df1ef4daa6MD51open access1884/568182022-01-10 13:58:32.173open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/56818Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-01-10T16:58:32Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
title O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
spellingShingle O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
Santana, Jairo Bastos de
Filosofia africana
Racismo na educação
title_short O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
title_full O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
title_fullStr O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
title_full_unstemmed O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
title_sort O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
author Santana, Jairo Bastos de
author_facet Santana, Jairo Bastos de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Jairo Bastos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pitta, Maurício Fernando, 1992-
contributor_str_mv Pitta, Maurício Fernando, 1992-
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia africana
Racismo na educação
topic Filosofia africana
Racismo na educação
description Orientador: Profº Ms. Maurício Fernando Pitta
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-10T16:58:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-01-10T16:58:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/56818
url https://hdl.handle.net/1884/56818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 arquivo (43 p.) : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/56818/1/R%20-%20E%20-%20JAIRO%20BASTOS%20DE%20SANTANA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 44f9048595a71f91e55da1df1ef4daa6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860538173489152