A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Luisa Leyser da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1884/27475
Resumo: Orientador : Prof. Dr. Pedro José Steiner Neto
id UFPR_4d8d5db9f44a58e1d0a5076c016d8ec6
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27475
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Rosa, Luisa Leyser daSteiner Neto, Pedro José, 1954-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração2015-11-16T20:05:03Z2015-11-16T20:05:03Z2012http://hdl.handle.net/1884/27475Orientador : Prof. Dr. Pedro José Steiner NetoDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 27/03/2012Bibliografia: fls. 70-75Resumo: O objetivo central desse trabalho é verificar o processo de tomada decisão de compra, de pais, com filhos de dois até onze anos, em relação a produtos alimentícios, quando apresentados dois tipos de usuário, no segundo semestre de 2011, nas cidades de Caçador e São Leopoldo. Dentro da área de estudo do comportamento do consumidor se percebe uma concentração de trabalhos da tomada de decisão individual ou tomada de decisão influenciada por outras pessoas. Os processos que sustentam a tomada de decisão podem variar, dependendo do contexto. Já que as pessoas têm de fazer escolhas para si mesmas em situações regulares do dia-dia, o foco da pesquisa de tomada de decisão tem sido principalmente sobre a tomada de decisões pessoais (ou seja, decisões que os consumidores fazem para si próprios). Segundo Hibbing e Alford (2005) a tomada de decisão é o coração dos estudos do comportamento humano e, desta forma deveria ser também das ciências sociais. Desta forma, o presente trabalho oferece dados preliminares sobre a diferença do processo de tomada de decisão de compra, o que leva o consumidor optar por opções indulgentes e não indulgentes e se a teoria de autocontrole ajuda na averiguação dos fatos. A pesquisa é quantitativa e utiliza o método de levantamento, através de questionários. Foram aplicados 420 questionários no total, sendo 220 em colégios particulares situados na cidade de Caçador, no estado de Santa Catarina, e 200 em um colégio particular situado em São Leopoldo, no estado do Rio Grande do Sul. Percebe-se que a maioria, 80% dos entrevistados, consiste de mães. A idade média dos pais é de 39 anos, sendo que 65,40% têm menos de 41 anos, e a idade média das mães é 37,6 anos, sendo que 64,13% têm menos de 39 anos. Na amostra de entrevistados, 62,15% escolheram produtos saudáveis, quando o produto alimentício foi para eles mesmos. Entre os respondentes, 58,73% escolheram produtos não saudáveis, quando o produto alimentício era destinado para o seu filho. Através da análise de cluster verifica-se situações de não perda de autocontrole no conglomerado "Balanceado", onde não importava o qual era o usuário final do processo de escolha, o resultado era o mesmo. Diferente do conglomerado " Saudável" onde importou qual o usuário final do processo de tomada de decisão. Mesmo sendo o seu próprio filho, os consumidores participantes desse conglomerado perdem o autocontrole quando não estão decidindo para si mesmo.Abstract: The main objective of this study is to verify the process of making purchasing decisions in relation to food products, when presented with two types of user, in the second semester 2011, in Brazil. Within the study area of consumer behavior also see a concentration of studies an individual decision making or decision influenced by other people. The processes that underlie the decision making process may vary depending on the context. Since people have to make choices for themselves in situations regular day to day, the focus of research decision-making has been mainly on the personal decision-making (ie, consumers make decisions for themselves). According to Hibbing and Alford (2005) decision-making is the heart of studies of human behavior and thus should also be the social sciences. Thus, this study may provide preliminary data on the difference in the process of making purchasing decisions, which leads consumers choose to not indulge indulgent options and the theory of self-control helps in finding the facts. The research is quantitative, descriptive and it uses the survey method using questionnaires. Around 420 questionnaires were administered in total, and 220 in private schools located in the town of Caçador in the state of Santa Catarina, and 200 in a private school located in São Leopoldo, state of Rio Grande do Sul. It is clear that most, 80% of respondents, consisting of mothers. The average age of parents is 39 years, and 65.40% are under 41 years, and the average age of mothers is 37.6 years, while 64.13% are under 39 years. In the sample of respondents, 62.15% chose healthy products when the product was food for themselves. Among the respondents, 58.73% chose unhealthy products, when the food product was designed for their child. In cluster analysis identified four types of cluster: "the healthy ones"," the careless", " the unhealthy ones" and " the balanced". Through cluster analysis we can see situations of self-control failure and surrogate decisions.80f. : grafs., tabs.application/pdfDisponível em formato digital658.8342TesesComportamento do consumidorCrianças consumidorasProcesso decisorioConsumidores - AtitudesAdministraçãoA tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - ROSA, LUISA LEYSER DA.pdfapplication/pdf1102992https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27475/1/R%20-%20D%20-%20ROSA%2c%20LUISA%20LEYSER%20DA.pdf1ac567c5d2ae1c66493181b209d997c6MD51open accessTEXTR - D - ROSA, LUISA LEYSER DA.pdf.txtExtracted Texttext/plain133268https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27475/2/R%20-%20D%20-%20ROSA%2c%20LUISA%20LEYSER%20DA.pdf.txt7bf1f808aa33207db3159a7815953cd0MD52open accessTHUMBNAILR - D - ROSA, LUISA LEYSER DA.pdf.jpgR - D - ROSA, LUISA LEYSER DA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1187https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27475/3/R%20-%20D%20-%20ROSA%2c%20LUISA%20LEYSER%20DA.pdf.jpgc74ae9b9271d8581108c6ef2d0dda62cMD53open access1884/274752016-04-07 05:50:17.153open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27475Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082016-04-07T08:50:17Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade
title A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade
spellingShingle A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade
Rosa, Luisa Leyser da
Teses
Comportamento do consumidor
Crianças consumidoras
Processo decisorio
Consumidores - Atitudes
Administração
658.8342
title_short A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade
title_full A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade
title_fullStr A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade
title_full_unstemmed A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade
title_sort A tomada de decisão em duas situações: decisão para si próprio e para beneficiados : um estudo com pais de filhos com até onze anos de idade
author Rosa, Luisa Leyser da
author_facet Rosa, Luisa Leyser da
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Steiner Neto, Pedro José, 1954-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Luisa Leyser da
dc.subject.por.fl_str_mv Teses
Comportamento do consumidor
Crianças consumidoras
Processo decisorio
Consumidores - Atitudes
Administração
topic Teses
Comportamento do consumidor
Crianças consumidoras
Processo decisorio
Consumidores - Atitudes
Administração
658.8342
dc.subject.ddc.none.fl_str_mv 658.8342
description Orientador : Prof. Dr. Pedro José Steiner Neto
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-11-16T20:05:03Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-11-16T20:05:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1884/27475
url http://hdl.handle.net/1884/27475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80f. : grafs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27475/1/R%20-%20D%20-%20ROSA%2c%20LUISA%20LEYSER%20DA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27475/2/R%20-%20D%20-%20ROSA%2c%20LUISA%20LEYSER%20DA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27475/3/R%20-%20D%20-%20ROSA%2c%20LUISA%20LEYSER%20DA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1ac567c5d2ae1c66493181b209d997c6
7bf1f808aa33207db3159a7815953cd0
c74ae9b9271d8581108c6ef2d0dda62c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860630296133632