Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Darleyson de, 1988-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/75695
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra
id UFPR_5bb427d14d978043637c29c6431906b7
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/75695
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Carvalho, Darleyson de, 1988-Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em FilosofiaBarra, Eduardo Salles de Oliveira, 1964-2022-05-26T13:54:18Z2022-05-26T13:54:18Z2022https://hdl.handle.net/1884/75695Orientador: Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira BarraCoorientadora: Profa. Dra. Veronica Bahr CalazanDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 22/03/2022Inclui referências: p. 86-89Resumo: A presente pesquisa apresenta reflexões acerca do papel do professor, da capacidade filosófica da Literatura, da relação entre Filosofia e Literatura, como também se desdobra em uma atividade prática. Toda a construção teórica filosófica é concretizada sob a reflexão do filósofo francês Paul Ricoeur. Sobre o papel do professor, considera-se que sua ação é de tradutor do conteúdo filosófico para seus alunos e não de um simples expositor. Sua função é mediar o mundo filosófico e o mundo do estudante. Acerca da capacidade filosófica da Literatura, aponta-se os conceitos de metáfora e mimesis. A metáfora possui a capacidade criativa de novos significados e conhecimentos sobre a realidade. O conceito de mimesis se trata de uma ação que se divide em três partes: prefiguração, configuração e refiguração. A primeira se refere ao mundo da ação, o lugar de referência para a experiência narrativa. A segunda para a configuração da experiência vivencial em narrativa. A terceira é o ato de interpretar. Assim, o texto traz representações da existência humana. O trabalho apresenta a definição de que interpretar é traduzir e que cabe ao educador conduzir seus educandos à sua emancipação como tradutores. A prática realizada é destacada como uma ação construída no ambiente virtual, utilizando-se das ferramentas do G Suite for Education e do Classcraft. A avaliação da pesquisa conclui-se através da entrevista episódica e as avaliações dos dados por meio da codificação teórica.Abstract: This research presents reflections on the role of the teacher, the philosophical capacity of Literature, the relationship between Philosophy and Literature, as well as developments in a teaching practice activity. The entire philosophical theoretical construction materializes under the reflection of the French philosopher Paul Ricoeur. As for the role of the teacher, it is considered that his action is that of a translator of philosophical content for his students and not a simple expositor. His function is to mediate between the philosophical world and the world of the student. As for the philosophical capacity of Literature, the concepts of metaphor and mimesis stand out. The metaphor has the creative ability to create new meanings and knowledge about reality. The concept of mimesis refers to an action that is divided into three parts: prefiguration, configuration and refiguration. The first refers to the world of action, a place of reference for the narrative experience. The second for the configuration of the experience lived in the narrative. The third is the act of interpreting. Thus, the text brings representations of human existence. The work presents the definition that interpreting is translating and that it is up to the educator to lead his students to their emancipation as translators. The practice performed is highlighted as an action built in the virtual environment, using the tools of G Suite for Education and Classcraft. The research evaluation is concluded through the episodic interview and the data evaluation through theoretical coding.1 recurso online : PDF.application/pdfRicoeur, Paul, 1913-2005Filosofia - Estudo e ensinoLiteratura e filosofiaFilosofiaEntre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - DARLEYSON DE CARVALHO.pdfapplication/pdf3304739https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75695/1/R%20-%20D%20-%20DARLEYSON%20DE%20CARVALHO.pdf205276c256de2ddf21c34741e849c89dMD51open access1884/756952022-05-26 10:54:18.365open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/75695Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-05-26T13:54:18Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura
title Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura
spellingShingle Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura
Carvalho, Darleyson de, 1988-
Ricoeur, Paul, 1913-2005
Filosofia - Estudo e ensino
Literatura e filosofia
Filosofia
title_short Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura
title_full Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura
title_fullStr Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura
title_full_unstemmed Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura
title_sort Entre ações e palavras : o diálogo entre filosofia e literatura
author Carvalho, Darleyson de, 1988-
author_facet Carvalho, Darleyson de, 1988-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Calazans, Veronica Ferreira Bahr, 1979-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Darleyson de, 1988-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barra, Eduardo Salles de Oliveira, 1964-
contributor_str_mv Barra, Eduardo Salles de Oliveira, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Ricoeur, Paul, 1913-2005
Filosofia - Estudo e ensino
Literatura e filosofia
Filosofia
topic Ricoeur, Paul, 1913-2005
Filosofia - Estudo e ensino
Literatura e filosofia
Filosofia
description Orientador: Prof. Dr. Eduardo Salles de Oliveira Barra
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-05-26T13:54:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-26T13:54:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/75695
url https://hdl.handle.net/1884/75695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/75695/1/R%20-%20D%20-%20DARLEYSON%20DE%20CARVALHO.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 205276c256de2ddf21c34741e849c89d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860339393888256