Docências trans : entre a decência e a abjeção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/47741
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Rita de Assis César
id UFPR_611d689874d6c3b9d0e37d2f070fe597
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/47741
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCésar, Maria Rita de Assis, 1964-2022-08-05T17:34:41Z2022-08-05T17:34:41Z2017https://hdl.handle.net/1884/47741Orientadora: Profa. Dra. Maria Rita de Assis CésarTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2017Inclui referências : f. 416-438Resumo: Esta tese se dedica a uma questão do presente já observada no campo dos movimentos sociais de travestis e transexuais no Brasil e que institui uma hierarquização entre corpos e práticas trans* agora na docência. Isto é, investiga as condições de possibilidades para que a narrativa comum de que para ser professora da Educação Básica, a professora trans* deve se assumir como transexual, pois à travesti tal espaço é interdito. À travesti somente a prostituição, as ruas, as pistas e o escândalo. Tal narrativa produz um mapa estático da docência trans* com fronteiras fixas e bem traçadas. Esta pesquisa desconfia desses regimes de saber-poder-verdade, e investiga como se instituiu uma docência-decente nas escolas. Por meio desta docência-decente todos os corpos e condutas de professoras, trans* e cis* são distintamente governados a partir de rígidas normas regulatórias de gênero, sexualidade e raça. Tal investigação busca na fabricação das experiências e corpos das professoras trans*, nos seus processos de subjetivação e experimentação de si, bem como na dupla constituição de algumas das professoras trans* como docentes e profissionais do sexo, elementos para entender como se constituíram tais espaços autorizados ou interditos para esta ou aquela identidade. Por meio da cartografia foi possível sobrepor ao mapa estático da narrativa comum uma carta cartográfica que desloca o pensamento a respeito das docências trans*. Assim, qualquer generalização a respeito das experiências docentes trans* passa a ser perigosa. Palavras-chave: Docência-decente. Gênero. Sexualidade. Biopolítica. Política. Cartografia. Professoras trans*.Abstract: This doctoral thesis deals with an issue that has already been observed in the field of social movements of transvestites and transsexuals in Brazil and which establishes a hierarchy between bodies and practices of trans* teachers. The present research investigates the conditions for the possible existence for the common narrative that in order to be a teacher of Basic Education, the trans* teacher must adopt the role of transsexual, because such space is interdicted to transvestites. The social spaces left for the transvestites are only prostitution, streets and scandal. This narrative produces a static map of trans* teaching practices with fixed and well-defined boundaries. This research questions these regimes of knowledge-power-truth, and investigates how 'decent teaching' was established in schools. Through this 'decent teaching' situation, all bodies and conducts of teachers - trans* and cis* - are distinctly governed by rigid regulatory norms of gender, sexuality and race. The research looks for elements to understand how such spaces were constituted and how they authorize or prohibit this or that identity, paying attention specially to the fabrication of the experiences and bodies of trans* teachers, in their processes of subjectivation and self-experimentation, as well as in the dual constitution of some of the trans* teachers as teachers and sex workers. Through the cartographical method, it was possible to overlap a cartographic chart on the static map of the common narrative that shifts the way trans* teaching is conceived. Thus, any generalization of trans* teacher experiences becomes dangerous. Keywords: Decent Teaching. Gender. Sexuality. Biopolitics. Policy. Cartography. Trans* teachers.445 f. : il. , tabs.application/pdfDisponível em formato digitalEducaçãoBiopolíticaTransexuaisDocências trans : entre a decência e a abjeçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - T - DAYANA BRUNETTO CARLIN DOS SANTOS .pdfapplication/pdf3038853https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47741/1/R%20-%20T%20-%20DAYANA%20BRUNETTO%20CARLIN%20DOS%20SANTOS%20.pdfd5d2a2c87e3be362a3baf7024820be03MD51open access1884/477412022-08-05 14:34:41.919open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/47741Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-05T17:34:41Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Docências trans : entre a decência e a abjeção
title Docências trans : entre a decência e a abjeção
spellingShingle Docências trans : entre a decência e a abjeção
Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975-
Educação
Biopolítica
Transexuais
title_short Docências trans : entre a decência e a abjeção
title_full Docências trans : entre a decência e a abjeção
title_fullStr Docências trans : entre a decência e a abjeção
title_full_unstemmed Docências trans : entre a decência e a abjeção
title_sort Docências trans : entre a decência e a abjeção
author Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975-
author_facet Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Dayana Brunetto Carlin dos, 1975-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis, 1964-
contributor_str_mv César, Maria Rita de Assis, 1964-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Biopolítica
Transexuais
topic Educação
Biopolítica
Transexuais
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Rita de Assis César
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-05T17:34:41Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-05T17:34:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/47741
url https://hdl.handle.net/1884/47741
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 445 f. : il. , tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/47741/1/R%20-%20T%20-%20DAYANA%20BRUNETTO%20CARLIN%20DOS%20SANTOS%20.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d5d2a2c87e3be362a3baf7024820be03
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898846349033472