O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78675 |
Resumo: | Orientador: Marynelma Camargo Garanhani |
id |
UFPR_663743c95c6ee95da513ef6fc316eaa7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:acervodigital.ufpr.br:1884/78675 |
network_acronym_str |
UFPR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPR |
repository_id_str |
308 |
spelling |
Assunção, Caroline Sara de, 1985-Nadolny, Lorena de FatimaUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação FísicaGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-2022-09-15T17:15:47Z2022-09-15T17:15:47Z2010https://hdl.handle.net/1884/78675Orientador: Marynelma Camargo GaranhaniCoorientador: Lorena de Fatima NadolnyMonografia (Licenciatura) – Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física.Resumo : A presente pesquisa investigou qual a contribuiçao do Projeto de formaçao "Educamovimento: Saberes e praticas na Educaçao Infantil - Licenciar/UFPR" na formaçao de professores de Educaçao Ffsica para atuaçao na Educaçao Infantil. Os pressupostos te6ricos adotados foram: Marcelo Garcia (2008) e Nadolny (2010) sobre o processo de formaçao de professores; Figueiredo (2004, 2008, 2009) e Caparroz (2007) para a formaçao de professores de Educaçao Física e Garanhani (2004, 2008, 2010a, 2010b) e Nadolny (2010) sobre a formaçao de professores de Educaçao Ffsica para a atuaçao na Educaçao Infantil. A coleta de dados envolveu a analise documentai, os momentos de participaçao no Projeto como bolsista e entrevistas com academicos e professores participantes do Projeto no ano de 2010. Estes procedimentos se apoiaram nas orientações de Ludke e André (1986). Após a leitura e organizaçao dos dados coletados o estudo foi sistematizado em tres t6picos de analise: 1) A escolha do projeto: possibilidade deconhecer e compreender a criança. 2) Educaçao Ffsica na Educaçao Infantil: por uma pratica reflexiva. 3) Qual a contribuiçao do projeto para sua formaçao? O que dizem academicos e professores. Foi possfvel identificar através dos dados da pesquisa que participar do Projeto proporciona aos seus integrantes uma pratica docente reflexiva através de ações que integram a teoria e a pratica da docencia na Educaçao Infantil e proporciona a professores em formaçao conhecer e compreender as especificidades educacionais da criança. Assim as ações de formaçao de professores utilizadas pelo Projeto podem contribuir para a formaçao de Professores de Educaçao Ffsica com subsídios necessarios para desenvolver praticas docentes bem - sucedidas na Educaçao Infantil.1 recurso online : PDF.application/pdfEducação física - ProfissionalEducação física - CriançasFormação de professoresO Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALCAROLINE SARA DE ASSUNCAO 418351.pdfapplication/pdf1777827https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78675/1/CAROLINE%20SARA%20DE%20ASSUNCAO%20418351.pdf7c22cfe53d7384a45b910929997c1bc4MD51open access1884/786752022-09-15 14:15:47.117open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78675Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-15T17:15:47Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física |
title |
O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física |
spellingShingle |
O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física Assunção, Caroline Sara de, 1985- Educação física - Profissional Educação física - Crianças Formação de professores |
title_short |
O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física |
title_full |
O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física |
title_fullStr |
O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física |
title_full_unstemmed |
O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física |
title_sort |
O Projeto Educamovimento : saberes e práticas na educação inflatil - LICENCIAR/UFPR na formação de professores de educação física |
author |
Assunção, Caroline Sara de, 1985- |
author_facet |
Assunção, Caroline Sara de, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv |
Nadolny, Lorena de Fatima Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Assunção, Caroline Sara de, 1985- |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- |
contributor_str_mv |
Garanhani, Marynelma Camargo, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Profissional Educação física - Crianças Formação de professores |
topic |
Educação física - Profissional Educação física - Crianças Formação de professores |
description |
Orientador: Marynelma Camargo Garanhani |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-15T17:15:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-15T17:15:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1884/78675 |
url |
https://hdl.handle.net/1884/78675 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 recurso online : PDF. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPR instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPR |
collection |
Repositório Institucional da UFPR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78675/1/CAROLINE%20SARA%20DE%20ASSUNCAO%20418351.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7c22cfe53d7384a45b910929997c1bc4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813898677319630848 |