Trabalho docente e saúde mental : percepção da qualidade de vida de professores da rede pública municipal de Paranaguá-PR
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPR |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1884/78935 |
Resumo: | Orientadora: Lucia Helena Alencastro |
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Nogueira, Lígia Panhozi de Camargo, 1987-Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva InterdisciplinarAlencastro, Lucia Helena, 1970-2022-09-27T14:51:11Z2022-09-27T14:51:11Z2021https://hdl.handle.net/1884/78935Orientadora: Lucia Helena AlencastroMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em A Questão Social na Perspectiva InterdisciplinarInclui referênciasResumo: O trabalho docente é uma profissão que acompanha o processo de ensino e aprendizagem nas transformações constantes da sociedade. A Qualidade de Vida (QV) está relacionada aos fatores que influenciam o dia-a-dia dos indivíduos, referindo-se à satisfação física, psicológica, social e à percepção do indivíduo em relação a sua posição na vida. O objetivo geral do presente estudo é identificar os impactos da atividade de trabalho na QV dos professores da rede pública municipal do ensino básico de Paranaguá, considerando o cenário de pandemia da covid-19. Entre os objetivos específicos destacamos: compreender o contexto histórico de desenvolvimento do trabalho docente; delimitar indicadores de QV na atividade docente; conhecer as condições de trabalho dos docentes do município de Paranaguá e analisar o nível e possíveis formas de manifestação do sofrimento psíquico nos professores da rede municipal do ensino básico de Paranaguá. O estudo é de natureza descritiva, dentro de uma abordagem quantitativa. Para a coleta e análise de dados utilizamos o instrumento QWLQ-bref. Nos resultados, observamos os escores médios insatisfatórios para Físico/Saúde = 52,50% e satisfatório para Psicológico = 63,81%; Pessoal = 72,32; Profissional 60,24% e QVT = 62,22%. Diante dos resultados, devemos levar em conta o período de isolamento social para a prevenção à propagação do vírus SARS-COV-2, causador da covid-19. Com isso, percebemos os impactos na QV das/dos docentes no componente Físico/Saúde, ratificando a necessidade de inclusão de programas voltados à atenção ao estilo de vida saudável e por consequência melhores condições de saúde para o trabalho.1 recurso online (30 p.) : PDF.application/pdfProfessores - Condições de trabalhoEnsino fundamental - Paranaguá (PR)Qualidade de vida no trabalho - ParanáSARS-CoV-2Trabalho docente e saúde mental : percepção da qualidade de vida de professores da rede pública municipal de Paranaguá-PRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - E - LIGIA PANHOZI DE CAMARGO NOGUEIRA.pdfapplication/pdf1187174https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/78935/1/R%20-%20E%20-%20LIGIA%20PANHOZI%20DE%20CAMARGO%20NOGUEIRA.pdf413427dddb567ad00b1984ebe5f4074fMD51open access1884/789352022-09-27 11:51:11.53open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/78935Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-27T14:51:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
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